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- O papel do enfermeiro na educação pré-operatória da pessoa em situação perioperatória : uma revisão scopingPublication . Ferreira, Vera Lúcia da Silva Lopes; Ribeiro, Olivério de PaivaIntrodução: Os avanços da ciência e da tecnologia impõe a necessidade de uma constante atualização de saberes. A Enfermagem Médico-Cirúrgica implica o desenvolvimento de um conhecimento especializado acrescido de competências específicas assentes na prática baseada na evidência científica essenciais à prestação de cuidados de qualidade e seguros à pessoa em situação crítica. A realidade clínica revelou-me que os doentes cirúrgicos carecem de uma educação pré-operatória de enfermagem eficaz que vá de encontro às suas necessidades e expetativas. Neste sentido foi realizada uma revisão scoping capaz de evidenciar o papel e sintetizar as intervenções educativas pré-operatórias realizadas por enfermeiros. Objetivos: Demonstrar o percurso desenvolvido e evidenciar a consolidação das competências comuns e especificas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. Mapear e sintetizar a evidência científica disponível na literatura sobre o papel do Enfermeiro na Educação Pré-operatória da Pessoa em Situação Perioperatória. Métodos: Este trabalho encontra-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma descrição, análise e reflexão crítica das atividades desenvolvidas durante os estágios clínicos realizados em contexto de urgência e cuidados intensivos, bem como o seu contributo para a aquisição e o desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No segundo capítulo é apresentado uma revisão scoping subordinada ao tema “Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória”. Resultados: A realização dos estágios clínicos permitiu a aquisição de um conjunto de competências na área do cuidado à pessoa em situação crítica. Estas competências encerram os domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, a melhoria contínua da qualidade e gestão dos cuidados, o desenvolvimento das aprendizagens profissionais, a prevenção, a intervenção e o controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos na prestação de cuidados especializados ao doente em estado crítico. A investigação desenvolvida revelou que o Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é: avaliar as necessidades informativas bem como o nível de conhecimentos, a avaliação e preparação física, psicológica e emocional, a definição de um plano de cuidados, o apoio no processo de tomada de decisão, o reforço da comunicação, o apoio social e emocional, o planeamento da assistência de enfermagem e da alta envolvendo a família/ pessoa de referência, a visita pré-operatória e a colaboração com equipa multidisciplinar. Conclusões: O desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica permite desenvolver uma prática assistencial integral, de qualidade e segura na vertente da pessoa em situação crítica. O papel do enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é preponderante e marca todo o processo cirúrgico. As intervenções educativas pré-operatórias visam o empoderamento da pessoa e família/pessoa significativa e capacitação para uma participação ativa na sua recuperação cirúrgica, promovendo autonomia, consciência crítica e comportamentos adequados ao projeto de saúde de cada um. Palavras-Chave: Doente crítico, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Educação Pré-Operatória, Pessoa em Situação Perioperatória, Cuidados de Enfermagem