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- A Percepção dos Portugueses sobre o uso de robôs físicos na restauração: Uma análise utilizando o Modelo de Aceitação de TecnologiasPublication . Monteiro, Ana Catarina da Silva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaOs robôs, físicos e virtuais, têm um conjunto de características que permitem a sua aplicação nos serviços. Especificamente, na restauração surgiram os robôs físicos, robôs virtuais e restaurantes robóticos. Na restauração nacional, verifica-se que já existem alguns exemplos, embora escassos, de robôs físicos que servem à mesa. Os robôs físicos na restauração são uma novidade em Portugal, por isso, é importante entender a perceção nacional desta nova tecnologia. Assim, este estudo pretende entender a perceção dos portugueses sobre o uso dos robôs físicos na restauração. Como base na revisão de literatura e no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis et al. (1989), este estudo propõe um modelo para analisar quais as variáveis que influenciam a utilidade dos robôs físicos na restauração, atitude em relação aos robôs físicos na restauração, intenção de ir a restaurantes com robôs físicos e facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Mais, procura analisar se as perceções variam de acordo com os elementos sociodemográficos. Foi usada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário online, em que foram obtidas 361 respostas válidas. Os dados foram analisados utilizando o SPSS Statistics 28.0, nomeadamente para fazer a análise descritiva, efetuar a regressão linear múltipla, o teste z e teste de Kruskal-Wallis. Os dados revelaram que a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos é essencialmente influenciada por ter uma atitude favorável em relação aos robôs físicos na restauração, pela perceção de ser uma experiência memorável e divertida e pela facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Verificou-se, também, que apesar da utilidade dos robôs físicos na restauração influenciar negativamente a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos, influencia positivamente a atitude. A confiança nos robôs físicos na restauração e diversão em ir a restaurantes com robôs físicos influenciam positivamente a facilidade de usar esses robôs, assim como a utilidade destes na restauração. Em relação aos elementos sociodemográficos, não se verificam muitas diferenças significativas. Com base nos resultados do estudo, propuseram-se algumas sugestões para os gestores e proprietários de restaurantes que queiram apostar na inserção de robôs físicos nos seus espaços.