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- Manutenção de caldeiras de biomassa, avaliação da sua eficiência e desempenhoPublication . Borges, Kevin Martins; Silva, José Luís Henriques da; Pereira, Carlos Alberto CatorzeO Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial permite a realização de um estágio curricular com o objetivo de aprofundar a formação do aluno num contexto de trabalho. Permite ainda, ao mesmo colocar em prática o que foi aprendido (os conteúdos lecionados), através da integração no contexto fabril. O principal foco deste relatório de estágio passa sobretudo pelo estudo da eficiência energética, o efeito da manutenção na eficiência da caldeira e por fim a realização de um plano de lubrificação. Para assegurar que os equipamentos se encontrem disponíveis, permitindo um aumento da rentabilidade, torna-se essencial garantir uma correta manutenção preventiva. O principal foco passa sobretudo por aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos, garantindo o aumento da disponibilidade dos equipamentos bem como a redução dos custos de manutenção a longo prazo. Com os custos de energia cada vez mais elevados, existe a necessidade de se obter equipamentos mais eficientes, de modo a manter os custos de produção a um preço acessível. Assim a manutenção acaba por ter um papel fundamental nesta redução, mantendo os equipamentos em condições ideais de funcionamento. Este relatório surgiu no âmbito do relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Todo o relatório de estágio foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Luso Finsa, mais concretamente na produção de energia térmica através da combustão de biomassa, utilizando caldeiras para o efeito.
- Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantesPublication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.