Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Relação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo percecionada por futuros professoresPublication . Pereira, Elsa Marina Moreira; Rocha, JoãoO presente relatório apresenta uma apreciação crítica dos estágios desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma forte sustentação através dos Padrões de Desempenho Docente. Na Parte II expomos o nosso trabalho de investigação “Relação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo percecionada por futuros professores”, tendo como principais objetivos: i)Compreender as perceções dos estagiários sobre a importância da relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB; ii) Comparar as perceções dos futuros educadores/professores sobre a importância da relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB; iii) Saber quais as perceções dos estagiários sobre a influência da relação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; iv) Aferir da relevância da relação afetiva/afetividade entre o educador/professor e a criança/aluno; v) Conhecer as principais vivências no estágio pedagógico que possibilitam um melhor entendimento da importância da relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB; vi) Identificar algumas atividades que potenciam a relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB. De modo a conseguirmos dar resposta à nossa questão problema “Quais as perceções dos estagiários que frequentam um curso de Mestrado de Formação de Professores sobre a importância da relação pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, numa primeira parte apresentaremos uma revisão da literatura sobre o tema em questão, de seguida iremos explanar o nosso estudo a partir de uma abordagem qualitativa, em que para a recolha de dados foi utilizada a entrevista a alunos que estão a concluir ou já concluíram um curso de Formação de Professores, de modo, a compreendermos de que modo é que a relação pedagógica é vista e qual a importância que detém na vida profissional destes.