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- Conceções dos alunos e dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o desenvolvimento de atividades práticas investigativas em Ciências NaturaisPublication . Tenreiro, José Francisco Baltazar; Novais, AnabelaO presente Relatório Final de Estágio intitulado Conceções dos alunos e dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o desenvolvimento de atividades práticas investigativas em Ciências Naturais foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A nível estrutural, este relatório, encontra-se dividido em duas partes: a primeira abrange uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB; a segunda parte contempla um trabalho de investigação que pretende perceber quais as conceções, tanto dos alunos como dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o desenvolvimento de atividades práticas investigativas na área disciplinar de Ciências Naturais. Quanto à metodologia, esta investigação empírica aglomerou-se numa investigação de carácter qualitativo e, para tal, recorreu-se à conceção e implementação de entrevistas, quer para professores como para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista a dar resposta à questão-problema: “Quais as perspetivas dos alunos e dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre a importância das atividades práticas investigativas em Ciências Naturais?”. Os objetivos desta investigação são: identificar as conceções dos alunos sobre as atividades práticas investigativas; identificar as conceções dos professores sobre as atividades práticas investigativas; comparar as perspetivas dos alunos e dos professores face às atividades práticas investigativas; percecionar a relevância das atividades práticas investigativas no ensino das Ciências Naturais; verificar as razões subjacentes à frequência do uso das atividades práticas investigativas em sala de aula. Através deste estudo podemos constatar que as conceções dos professores e dos alunos inquiridos sobre as atividades práticas investigativas são convergentes no sentido em que ambos afirmam que são uma mais-valia quando desenvolvidas nas aulas de Ciências Naturais. Também percebemos que, segundo os indagados, as atividades práticas investigativas são de enorme relevância no ensino das Ciências Naturais, uma vez que potenciam a construção de múltiplas aprendizagens e podem ser mote para que os alunos se sintam mais motivados, pois há em geral um gosto em realizar este tipo de atividades. Ainda podemos retirar deste estudo que as atividades práticas investigativas estão longe de ser implementadas com a regularidade desejada, porque existem diversos fatores condicionantes, derivados da falta de investimento na educação, como é o caso da inexistência de espaços adequados para o seu desenvolvimento para todas as turmas, como por exemplo de laboratórios, e da falta de recursos
