Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Disciplina Positiva em crianças do 1.º CEB com Perturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoPublication . Venera, Inês Sofia Rebouta; Ribeiro, Esperança JalesEste estudo pretende explorar o impacto das estratégias da Disciplina Positiva no âmbito da gestão comportamental e das competências pessoais e sociais de duas crianças do 1.ºciclo com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Procurou-se perceber a sua relevância como meio facilitador visto que são escassos os estudos que abordam a relação entre a Disciplina Positiva e esta perturbação. A metodologia de investigação foi de natureza qualitativa, recorrendo à investigação-ação, com duas crianças de 7 e 8 anos, com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, a frequentar Centros de Estudo no horário pós-escolar. Participaram no estudo elementos da família (a mãe e o pai) e as docentes responsáveis pelas respetivas crianças nos Centros de Estudo. Foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados: questionários - Questionário de Capacidades e Dificuldades – aplicado aos pais e docentes; e duas entrevistas semiestruturadas aplicadas em dois momentos temporais do estudo no início das sessões de intervenção e no fim. Os resultados permitem-nos concluir que, na perspetiva dos participantes, após a intervenção com recurso a estratégias da Disciplina Positiva, verificaram-se melhorias, sobretudo ao nível comportamental, nas crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Ainda assim, é fundamental continuar a acompanhar a evolução das crianças, uma vez que, a longo prazo, havendo continuidade no recurso a estas estratégias se poderão constatar mudanças estruturais mais significativas.
- Relatório de Estágio na CPCJ e Ação Social do Município de PenacovaPublication . Ferreira, Daniela Roma Varandas; Xavier, PaulaO presente Relatório de Estágio pretende apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e na Ação Social de um Município da Região Centro, no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Tendo como ponto de partida o conhecimento das necessidades das famílias acompanhadas pela Ação Social e CPCJ, bem como das crianças e jovens do Município em questão, foi delineado e implementado em articulação com as respostas locais um plano de intervenção com o objetivo de desenvolver competências pessoais, sociais, emocionais e parentais, fomentando o bem-estar das crianças, jovens e famílias. Nesse sentido, esse plano integrou as seguintes medidas: “Prevenção de comportamentos de risco”, “Capacitação das famílias”, “Sensibilização para o trabalho da CPCJ” e “Colaboração nas atividades da CPCJ e Ação Social”. De acordo com a abordagem ecológica, o desenvolvimento das crianças e jovens é influenciado pelos diversos contextos de vida e, por isso, é importante que as respostas/acompanhamentos sejam ajustadas de forma a ir ao encontro das suas necessidades. Destacam-se como principais resultados da intervenção desenvolvida: o contributo para a prevenção de comportamentos de risco e a atenuação de algumas problemáticas das famílias apoiadas, o aumento da consciencialização da população para as atividades desenvolvidas na/pela CPCJ e, a nível pessoal, o aumento de conhecimento e competências para a intervenção psicossocial na área da promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens.
- Molecular evidence of sporadic Coxiella burnetii excretion in sheep milk, central PortugalPublication . Pires, Humberto; Santos-Silva, Sérgio; Cruz, Andreia V.S.; Cardoso, Luís; Lopes, Ana Patrícia; Pereira, Maria; Nóbrega, Carmen; Mega, Cristina; Santos, Carla; Cruz, Rita; Esteves, Fernando; Vala, Helena; Matos, Ana Cristina; Barradas, Patrícia F.; Coelho, Ana Cláudia; Mesquita, João R.Coxiella burnetii is the etiologic agent of Q fever, a worldwide zoonosis. Cattle, sheep and goats are considered the main reservoirs of the disease. Transmission to humans occurs mainly through the inhalation of infectious aerosols from milk, faeces, urine, and birth products from infected ruminants. In this study, a 2-year longitudinal approach was performed to ascertain the excretion of C. burnetii in bulk tank milk samples of sheep from a mountain plateau in central Portugal, with sampling conducted during the years 2015 and 2016. From a total of 156 bulk tank milk samples tested by qPCR, only one showed to be positive for C. burnetii (1.28% [95%CI: 0.03–6.94]), from 2015, the first year of collection. Bidirectional sequencing and phylogenetic analysis of IS1111 transposase partial region confirmed the presence of C. burnetii DNA. The presence of C. burnetii in raw milk samples highlights the necessity for additional research to determine if raw milk is a potential source for human infection. Animal health surveillance and prevention measures against this zoonotic disease should be considered.