Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação digital de produtos endógenos: O papel das entidades de promoção e valorização do território na divulgação do queijoPublication . Cardoso, Mónica Alexandra Melo; Augusto, LuísaEste projeto de investigação aborda a comunicação digital de produtos endógenos, tendo em vista analisar como é que os melhores queijos portugueses e do mundo são divulgados no meio digital pelas entidades de valorização e promoção do território. O queijo é um latícinio muito apreciado e considerado como um dos produtos mais prestigiados do património gastronómico nacional e internacional. A divulgação dos produtos endógenos através do meio digital é um tema que tem ganho cada vez mais destaque no âmbito da investigação científica pelo papel significativo que possui na promoção e valorização dos produtos. Este reconhecimento também se reflete numa oportunidade de desenvolver o local a nível económico, turístico e gastronómico, sendo da responsabilidade das entidades locais, o desenvolvimento de conteúdos, iniciativas e práticas comunicacionais que permitam contribuir para essa promoção. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma é que as entidades autárquicas e as entidades produtoras comunicam no Facebook e Website, os queijos nacionais e internacionais distinguidos como os melhores do mundo. Para isso, realizou-se um estudo de três queijos portugueses - Queijo Serra da Estrela, Queijo de Azeitão e Queijo da Beira Baixa, e os três primeiros queijos internacionais - Queijo Canastra, Queijo Kalathaki Limnou e Queijo Graviera Naxou, classificados no ranking sobre os 50 melhores queijos a nível global do Taste Atlas. A metodologia de investigação aplicada foi uma análise de conteúdo, de carácter qualitativo e quantitativo, dos conteúdos disseminados. Através dos dados obtidos foi possível concluir que o digital surge como uma excelente ferramenta de promoção, assim como as instituições são fundamentais na valorização e divulgação do queijo e realizam várias iniciativas, no entanto existem aspetos a melhorar na forma de comunicar o produto no meio digital. A comparação entre as entidades nacionais e internacionais também permitiu concluir que a forma de divulgar o queijo é muito semelhante em ambos os canais digitais.
- A importância do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º CEBPublication . Silva, Daniela Margarida Rodrigues; Martins, Ana PatríciaO presente Relatório Final de Estágio compreende duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais, enquanto a segunda parte se fixa no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: Como se articulam as conceções dos professores sobre a utilização dos materiais didáticos na sala de aula de Matemática com as práticas?. De modo a verificar que conceções têm os professores do 1.º CEB de material didático, averiguar a frequência e objetivos de utilização dos materiais didáticos nas práticas docentes e conhecer os constrangimentos destes profissionais perante alguns recursos educativos, o estudo tem por base uma metodologia mista. Esta envolveu uma fase quantitativa, por meio de um questionário aplicado a 48 professores e uma fase qualitativa com três entrevistas. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas e estabelecer relações ou aprofundar, por intermédio da entrevista, algumas questões que não se viram esclarecidas inicialmente com o questionário. Os resultados obtidos permitem perceber que os professores consideram que um material didático pode ser tudo o que o auxilie na sua prática e que promova aprendizagens significativas aos alunos, desenvolvendo uma atitude positiva face à área disciplinar de Matemática. Os professores fazem uso destes recursos porque facilitam a compreensão dos conteúdos programáticos, promovem aulas mais atrativas e desempenham um papel relevante na construção de conhecimentos por parte dos alunos. Esses usos passam pelos materiais mais tradicionais que estão disponíveis na sala de aula, quer estruturados ou não estruturados e recorrem aos tecnológicos apenas pontualmente. Contudo, muitas instituições escolares não possuem ofertas formativas na área em destaque ou materiais na quantidade e variedade que seria expectável. Nestes casos, os professores recorrem à sua elaboração ou aquisição se os querem implementar em tarefas de aula, a fim de promover aprendizagens significativas aos alunos, nos vários conteúdos curriculares.