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- O consumo e a comunicação de marcas portuguesas slow fashion, no InstagramPublication . Ferreira, Alexandre da Costa; Silva, PauloA Internet transformou profundamente o mundo, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Com o seu advento, surgiram diversas ferramentas digitais, destacando-se entre elas as redes sociais, das quais o Instagram se destaca, sendo esta a plataforma escolhida para a análise neste estudo. Estas ferramentas permitem à população mundial comunicar e realizar compras de forma instantânea, o que impulsionou o surgimento de novas áreas profissionais focadas no ambiente digital, como o marketing digital e o trabalho desenvolvido por influencers. Embora as redes sociais tenham sido inicialmente criadas para facilitar a comunicação entre as pessoas, a sua evolução permitiu que se tornassem também instrumentos de marketing, amplamente utilizados por empresas e marcas para divulgar os seus produtos. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias de comunicação adotadas pelas marcas selecionadas — nomeadamente, Breathe, Eona, Hanken e Naz — no Instagram, além de avaliar a consciência dos consumidores sobre o conceito de slow fashion e a influência das estratégias de marketing no momento da compra. Para isso, foi utilizada uma metodologia mista, que incluiu uma análise de conteúdo das publicações que cada marca desenvolveu no Instagram, bem como a aplicação de um questionário que reuniu um total de 152 respostas. A análise dos dados permitiu concluir que o tipo de comunicação utilizado pelas marcas, bem como a forma de apresentação dos seus produtos, exerce influência sobre o público no momento da decisão de compra, constituindo uma das principais conclusões deste estudo.