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- A importância das TIC para a aprendizagem da Geometria no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, César Afonso Marques Viegas de; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, BelmiroA escola foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se muito importantes no contexto educativo português. Como tal, com o objetivo de melhorar o sistema educativo e apesar dos diversos desafios que estes avanços enfrentaram, as instituições foram equipadas com diversos recursos educativos digitais, existiu um investimento na formação dos professores, surgiu a tecnologia educativa nas escolas, entre outros. Contudo, estas evoluções não foram integradas por todos os professores. O presente trabalho, para além da descrição e reflexão sobre as práticas em contexto, tem também como objetivo analisar a influência das TIC na educação, mais especificamente na educação matemática no 2.º CEB, tendo como principais focos os benefícios que apresentam no processo educativo, como o acesso à informação, a personalização da aprendizagem, bem como os desafios principais que enfrenta, tais como a falta de infraestruturas e materiais e a falta de formação por parte dos professores. Desta forma, o trabalho está organizado em duas partes, sendo que a primeira é referente à contextualização e reflexão sobre os estágios, em que é apresentada uma apreciação crítica sobre as competências desenvolvidas ao longo do tempo, e a segunda explora um projeto de investigação sobre temas relacionados com as TIC, o ensino-aprendizagem da matemática e a importância da robótica educativa na criação de cenários de ensino e aprendizagem para a Geometria no 2.º CEB, apresentando o referencial teórico, a metodologia utilizada e a apresentação e discussão dos resultados obtidos ao longo do processo. Assim sendo, envolveram-se vinte alunos de uma turma do 6.º ano do 2.º CEB, do contexto de Prática de Ensino Supervisionada. Os resultados obtidos revelam o envolvimento destes alunos nas tarefas com recurso à tecnologia, bem como o bom desempenho na aprendizagem de conceitos de Geometria do 6.º ano. A conclusão apresenta uma síntese sobre o percurso da Prática de Ensino Supervisionada realizada ao longo de dois anos, e discute o papel das TIC no ensino e aprendizagem da Geometria na criação de cenários mais significativos em que os alunos demonstram uma atitude positiva na valorização da utilização da tecnologia, com impactos positivos no desenvolvimento de aprendizagens mais significativa.
- O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos em relação à inclusão na disciplina de Educação FísicaPublication . Martins, António Luís da Silva; Ribeiro, Esperança Jales; PereiraPretendemos analisar a influência que a implementação de um programa de sensibilização sobre desportos adaptados e inclusão, pode exercer nas atitudes dos alunos do 2.º e 3.º ciclos face à inclusão dos seus colegas com Necessidades de Saúde Específicas (NSE) nas aulas de Educação Física (EF). Participaram neste estudo a totalidade dos alunos (152) do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Pretendemos avaliar se a aplicação de um programa de intervenção, produz modificações nas atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares. Falta depois apresentar os resultados de forma sintética. Optámos por utilizar como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, no âmbito de um estudo de natureza quantitativa, de acordo com um método quase experimental, (participantes não selecionados aleatoriamente). O questionário utilizado corresponde à versão validada para a população portuguesa por Campo, Ferreira e Block (2013) do questionário Children’s Attitudes toward Integrated Physical Education – Revised (CAIPE-R), (Block, 1995) que tem como finalidade avaliar as atitudes dos alunos antes e depois da intervenção.