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- Promoção de cooperação e colaboração em contextos de Educação Física na Educação Pré-EscolarPublication . Andrade, Diana Raquel da Silva; Eira, Paulo; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio tem como objetivo central a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos de estágio, aliada à concretização de um trabalho de investigação. O processo de estágio permitiu uma análise aprofundada das metodologias e estratégias adotadas em situações reais de ensino, favorecendo uma compreensão mais ampla das dinâmicas pedagógicas na Educação Pré-Escolar, particularmente no âmbito da Educação Física. Este exercício de reflexão crítica possibilitou uma avaliação contínua e detalhada das competências adquiridas e dos desafios enfrentados, contribuindo para o desenvolvimento de práticas mais eficazes e alinhadas com os princípios pedagógicos da educação pré-escolar. A segunda parte do relatório final de estágio é dedicada ao estudo de investigação, sendo que este trabalho baseia-se numa metodologia de investigação-ação, que inclui observação direta e análise de documentos formais como instrumentos principais de recolha de dados. O estudo foi desenvolvido ao longo de 10 sessões de Educação Física, onde se privilegiou a realização de jogos cooperativos, com o objetivo de fomentar entre as crianças competências sociais e colaborativas. A investigação descobriu que a forma de cooperação e colaboração pode ser promovida através de práticas pedagógicas específicas, e de que modo estas podem impactar o desenvolvimento global das crianças na idade pré-escolar. A recolha de dados possui uma abordagem qualitativa, permitindo uma análise detalhada e interpretativa das interações observadas nas sessões de Educação Física. Verificou-se um aumento significativo nos comportamentos cooperativos, especialmente nas crianças de 5 e 6 anos, que desde o início demonstraram maior maturidade e capacidade de colaboração. Esses comportamentos, como compartilhar a bola, comunicação e resolução de conflitos, impactaram diretamente na eficácia das estratégias coletivas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais harmonioso. Conclui-se que o desenvolvimento de comportamentos cooperativos desde cedo é essencial para o sucesso em atividades coletivas, exigindo que as estratégias pedagógicas sejam adaptadas às capacidades de cada faixa etária.