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- The Role of Digital Marketing in Online Shopping: A Bibliometric Analysis for Decoding Consumer BehaviorPublication . Figueiredo, Natália; Ferreira, Bruno M.; Abrantes, José Luís; Martinez, Luis F.Over the past two decades, digital evolution has radically transformed how consumers interact with brands and purchases. Highly informed consumers actively seek news, knowledge, and inspiration and often interact with multiple touchpoints over an extended period before purchasing. Thus, companies face diverse and complex challenges in engaging with and retaining consumers in virtual contexts. This systematic literature review aims to understand what influences consumer behavior, that is, the impact of digital marketing on online shopping. Based on Web of Science database articles, bibliometric analysis was used to verify the state-of-the-art of digital marketing in consumer behavior topics. This study systematizes the existing literature into six themes: (1) Digital Consumer Behavior and E-Commerce Dynamics; (2) Engagement Strategies in a Virtual Environment; (3) Factors Influencing Online Consumer Decisions and Digital Strategies; (4) E-Commerce in the Era of Social and Technological Change; (5) Innovative Approaches to Digital Consumer Engagement; and (6) Digital Transformation and Cross-Channel Shopping Behavior. The results provide insights and help to develop a more profound understanding of this theme. An agenda for further research is presented based on the existing literature.
- Os vieses da Economia Comportamental aplicados às estratégias de Comunicação Interna da Palópina – Estudo de caso e o contributo para a valorização do capital humanoPublication . Coelho, Inês Alexandra Gomes; Diogo, Julien; Silva, PauloA presente dissertação intitulada “Os vieses da Economia Comportamental aplicados às estratégias de Comunicação Interna da Palópina – Estudo de caso e o contributo para a valorização do capital humano” aborda a aplicação dos vieses da Economia Comportamental nas estratégias de Comunicação Interna da Palópina, explorando o impacto dessas práticas na valorização do capital humano da organização. O principal objetivo foi investigar como é que os conceitos de nudges e heurísticas podem ser aplicados à Comunicação Interna e, de que forma os colaboradores se sentem mais envolvidos com a organização. A metodologia qualitativa incluiu um estudo de caso que, utilizou questionários aplicados a 57 colaboradores do serviço de transporte e, uma entrevista semiestruturada à gerência da organização em estudo, permitindo uma análise detalhada das dinâmicas de Comunicação Interna, sensação de motivação e aplicação dos vieses. Os resultados indicam que é possível aplicar conceitos da Economia Comportamental às estratégias de Comunicação Interna, baseadas em heurísticas como a disponibilidade e a ancoragem, bem como a aplicação de nudges, a fim de contribuírem para uma comunicação mais eficiente e transparente. Essas intervenções demonstraram um impacto significativo no aumento do envolvimento, da motivação e do sentimento de valorização dos colaboradores. Adicionalmente, constatou-se que a personalização das mensagens, adaptadas às necessidades dos trabalhadores, aumenta a eficácia da Comunicação Interna. No entanto, foram identificadas barreiras relacionadas com a falta de consistência entre a comunicação formal e informal e clareza na transmissão de mensagens. Conclui-se que a integração dos conceitos da Economia Comportamental na Comunicação Interna pode ser um diferencial estratégico para as organizações, promovendo ambientes de trabalho mais produtivos e motivadores. Contudo, a escassez de estudos que correlacionem a Economia Comportamental com a Comunicação Interna, aponta para a necessidade de serem realizadas futuras investigações, especialmente em contextos e setores distintos, para ter uma abrangência geral destes conceitos adaptados às diferentes especificidades e objetivos das organizações.