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- O desenvolvimento da Literacia Estatística num contexto de Educação Ambiental: um estudo realizado no 2.º CEBPublication . Basílio, Rafael Miguel Oliveira; Martins, Ana Patricia; Gomes, HelenaEste trabalho investigativo foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB compreendendo duas partes: (i) uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais (apenas no 2.º CEB); (ii) a segunda foca-se no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: “De que forma é que a Literacia Estatística pode ser desenvolvida num contexto de Educação Ambiental em alunos do 6.º ano do Ensino Básico?”. Desta forma, foram delineadas questões secundárias: (i) De que forma a realização de tarefas que relacionam a Matemática e a Educação Ambiental influenciam a perceção dos alunos sobre a importância da Matemática no dia-a-dia e da sua relação com outras áreas e, em específico, com a Educação Ambiental?; (ii) Como é que a Literacia Estatística pode ser potenciada através das conexões que se podem estabelecer entre a Matemática e a Educação Ambiental? Na componente reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB, enquanto o capítulo investigativo propõe uma sequência didática com base numa prática interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 6.º ano de escolaridade num contexto de Educação Ambiental, no ano letivo de 2023/2024. É através dos interesses dos alunos que se podem potenciar aprendizagens significativas e, assim sendo, esta investigação de carácter misto destaca a evolução e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Na recolha de dados foram utilizados questionários, notas de campo escritas por mim e produções escritas pelos alunos. As conclusões deste estudo evidenciam que a integração de contextos de Educação Ambiental em tarefas matemáticas pode ter um impacto positivo na perceção dos alunos sobre a relevância da Matemática no seu quotidiano e na sua conexão com outras áreas do conhecimento. As tarefas realizadas demonstraram que a contextualização da Matemática em temas ambientais não só melhora a compreensão e a valorização da disciplina, mas também facilita o desenvolvimento da Literacia Estatística. Verificou-se que os alunos, ao aplicarem a Matemática na análise de problemas ambientais, adquiriram uma visão crítica e informada, refletindo-se num crescimento tanto no domínio estatístico quanto na consciência ambiental. Este estudo reforça, assim, a importância de uma abordagem interdisciplinar no ensino, que une Matemática e Educação Ambiental, contribuindo para uma formação mais holística e significativa dos alunos, capaz de prepará-los para enfrentar os desafios contemporâneos com uma compreensão integrada das diversas áreas do conhecimento. Ao longo de todo o projeto, apesar das limitações do estudo, como o escasso tempo para a implementação, os alunos demonstraram-se motivados e envolvidos nas tarefas tendo em conta que trabalharam um tema selecionado por eles, melhorando não só a predisposição para a aprendizagem, como também o trabalho em cooperação.
- Gestão das zonas de kitting e melhoria com recurso a simulaçãoPublication . Nascimento, Bruno Filipe Pais do; Lacerda, Ana Cristina Wanzeller Guedes de; Silva, Jorge Manuel Fernandes Henriques daEsta pesquisa propõe uma abordagem integrativa para otimização de processos industriais, unindo os princípios fundamentais do Lean Manufacturing, a evolução tecnológica da Indústria 4.0, a aplicação estratégica de Digital Twin, a análise apro fundada por meio de simulação e a gestão eficaz de Autonomous Mobile Robot, incorporando os pilares emergentes da Indústria 5.0. O objetivo é criar um modelo holístico que aproveite as sinergias dessas abordagens para impulsionar a eficiência e a flexibilidade na produção. Ao examinar criticamente os princípios do Lean Manufacturing, a pesquisa ex plora a minimização de desperdícios e a maximização do valor, alinhando-os com as capacidades transformadoras da tecnologia da Indústria 4.0 e os pilares sustentáveis e humanocêntricos da Indústria 5.0. A introdução estratégica de Digital Twin pro porciona uma representação virtual precisa dos processos em tempo real, permitindo uma compreensão mais profunda e facilitando a implementação de melhorias. A gestão dos Autonomous Mobile Robot é integrada de forma eficaz nesse mo delo, abordando o papel dinâmico da robótica autónoma na melhoria dos fluxos de produção. A simulação desempenha um papel central na análise de cenários e na validação das propostas, proporcionando compreensões fundamentais para a tomada de decisões informadas. Os resultados esperados devem destacar não apenas os ga nhos de eficiência, mas também uma adaptação eficaz a mudanças dinâmicas nas demandas do mercado. Ao conciliar estes aspetos, o resultado obtido é um sistema de gestão de processo e de frota, baseada em microsserviços e orientada a eventos. Este sistema representa uma prova de conceito materializada, que recorre a uma arquitetura distribuída para prover alta disponibilidade e resiliência, e coloca o operador no centro da operação. Este estudo contribui para a convergência prática dessas abordagens, fornecendo uma estrutura abrangente para a melhoria contínua em ambientes industriais. A aplicação conjunta desses princípios representa uma evolução significativa na busca por operações mais inteligentes, adaptáveis e automatizadas.