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- Percurso formativo em educação pré-escolar: Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Orientações Pedagógicas para a CrechePublication . Soeiro, Vanessa Patrícia Rosário; Ribeiro, Esperança Jales; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório divide-se em duas partes. A primeira parte consagra as reflexões acerca das práticas experienciadas no estágio em Educação Pré-Escolar. Nesta reflexão crítica consta uma análise das experiências vivenciadas em contexto de estágio bem como o meu desempenho no decorrer do mesmo tendo em conta o perfil de desempenho profissional do educador de infância (Decreto Lei 240/2001 & Decreto Lei 241/2001). Relativamente à segunda parte do relatório, a base da investigação fundamentou-se num estudo comparativo entre dois documentos que remetem para a pedagogia em creche. Um deles é um documento, de acesso restrito, oriundo de um grupo de trabalho liderado por uma investigadora da Universidade de Aveiro, G. Portugal (2016), o segundo é o documento oficial “Orientações Pedagógicas para a Creche” (2024), que atualmente serve de referência às práticas dos profissionais que trabalham nesta área. Na investigação foram considerados indicadores de análise, a saber: i) estrutura dos documentos; ii) práticas pedagógicas (papel dos profissionais/parcerias, trabalho em equipa, conceção de criança, ambiente educativo, experiências de aprendizagem) e iii) dinâmicas colaborativas e transição para a educação pré-escolar (trabalho com a família, parcerias e comunidade e transição para o jardim de infância). Foi possível verificar a existência de diferenças quanto à forma e conceção dos documentos bem como ao aprofundamento nos domínios em análise. Contudo a visão de criança que nos é facultada em ambos é a de um ser competente e com agência, que está em desenvolvimento, num processo educativo que se requer intencional. Evidencia-se ainda que, no caso das OPC (2026), encontramos um documento coerente e articulado com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016), o que é de extrema relevância para garantir um trabalho de continuidade educativa entre os dois ciclos educativos.
