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- Relação entre padrão alimentar e tempo de ecrã em crianças pré-escolares : Uma scoping reviewPublication . Cardoso, Vitória Manuela Ferreira; Condeço, Luís Miguel PereiraEnquadramento: Durante o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, várias áreas de conhecimento mostraram-se essenciais para a prestação de cuidados ao binómio criançafamília. A investigação dessas temáticas é crucial para o progresso da disciplina de Enfermagem e para a constante evolução da prática clínica. Objetivos: Relatar o trajeto formativo nos diferentes contextos de estágio e refletir criticamente sobre as atividades realizadas, com vista à aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; mapear a evidência científica disponível sobre a relação entre o tempo de ecrã em crianças pré-escolares e o padrão alimentar. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia descritiva e reflexiva do percurso formativo nos diferentes contextos de estágio. E foi desenvolvida uma Scoping Review, seguindo as orientações estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute. A seleção dos artigos foi orientada pelo modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews. Foram incluídos 27 artigos científicos. Resultados: As evidências sintetizadas foram agrupadas em cinco categorias principais: influência do tempo de ecrã no padrão alimentar das crianças; relação entre tempo de ecrã e risco de obesidade infantil; impacto de intervenções parentais e comunitárias; comportamentos alimentares seletivos e fatores familiares; e associação entre tempo de ecrã e tipo de alimentos e bebidas consumidos. Conclusão: As evidências demonstram uma associação clara entre o tempo de exposição ao ecrã em crianças pré-escolares e os padrões alimentares menos saudáveis, refletindo-se num maior consumo de alimentos ultraprocessados e risco acrescido de obesidade, o que reforça a importância de intervenções precoces e multidimensionais que envolvam a família, a escola e a comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância. Palavras-chave: Criança; Hábitos alimentares; Tempo de ecrã; Enfermeiros pediátricos; Revisão scoping.
