ESEV - DCDM - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCDM - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "Desenvolvimento emocional"
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- As emoções das crianças: Um estudo realizado a partir da Educação Física na Educação Pré-EscolarPublication . Figueiredo, Beatriz Mendes; Eira, PauloO presente Relatório Final de Estágio (RFE) realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico permite a elaboração de duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão critica relativamente aos contextos de estágio e as aprendizagens desenvolvidas em ambos os estágios, tendo por base as orientações dos Padrões de Desempenho Docente. A segunda parte reporta-se à investigação realizada intitulada “As emoções das crianças. Um estudo realizado a partir da Educação Física na Educação Pré-escolar” esta investigação surgiu em contexto de jardim de infância, na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Envolveu 21 crianças, com idades entre três e cinco anos, e quatro educadoras, todas com experiência prévia na escola localizada na periferia de Viseu, onde as crianças estavam matriculadas. É importante destacar que as crianças de hoje crescem num ambiente marcado pela rápida evolução tecnológica e pela rotina dos pais, que frequentemente trabalham até tarde. Como consequência, as crianças passam longas horas na escola, o que pode prejudicar os vínculos e as relações familiares. Nesse cenário, a escola assume um papel cada vez mais central no desenvolvimento das crianças, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das emoções. Nesta linha de pensamento, é na escola que a criança tem mais oportunidade de brincar, de correr, saltar e sujar-se, deste modo o presente estudo propõe uma abordagem didática através da Educação Física, que estabelece uma ligação entre o jogo e as emoções, permitindo investigar se esta área contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A Educação Física envolve o corpo como principal ferramenta de trabalho, onde há uma comunicação contínua entre o cérebro e o corpo, mostrando que o desenvolvimento emocional está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia adotada no estudo é de natureza qualitativa, com características de investigação-ação, uma vez que há uma intervenção prática no contexto real. As atividades com as crianças consistiram em sete intervenções focadas na promoção e no desenvolvimento de competências emocionais através de jogos. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as quatro educadoras. Para a recolha de dados, foram utilizadas a observação participante, notas de campo, gravações de áudio e a análise de documentos. Assim foi possível recolher os dados necessários para conseguirmos tirar algumas conclusões, dando resposta a questão-problema. Os resultados indicam que a Educação Física pode promover o desenvolvimento emocional das crianças. No entanto, para que isso ocorra de forma eficaz, é essencial que as educadoras criem ambientes seguros e estimulantes, onde as crianças possam explorar as suas emoções livremente. As educadoras devem ser atentas, acolhedoras e estabelecer boas relações com as crianças e suas famílias, proporcionando-lhes um ambiente de bem-estar.