ESTGV - DI - Capítulo em obra nacional, como autor
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- Avaliação contínua em Tecnologias e Design de Multimédia (Continuous assessment in Multimedia Technologies and Design)Publication . Alves, Valter; Sousa, Catarina; P. Duarte, Rui; M. P. Figueiredo & A. FrancoA licenciatura em Tecnologias e Design de Multimédia1 (TDM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, prepara profissionais com competências para desempenhar todo o processo de análise de necessidades na área da multimédia, conceção criativa de soluções, produção dos conteúdos que essas soluções contemplem, e implementação da componente tecnológica, Web ou aplicacional, que as suporte. Tirando partido da oportunidade de restruturar o plano de estudos, na sequência da avaliação externa, repensou-se a organização curricular2 de modo a suportar práticas que se vinha a introduzir na formação e que privilegiam uma abordagem prática, de proximidade entre estudantes e docentes, em que se recorre à avaliação contínua e ao ensino baseado em projeto, com interação entre unidades curriculares (UC), para promover trabalho acompanhado e continuado. Procura-se que os estudantes valorizarem cada semestre como o tempo em que podem desenvolver competências e assistir a resultados pragmáticos da sua aplicação, por oposição, nomeadamente, à ideia de que o período de aulas serve para se ser exposto a conhecimento e que é depois, num momento específico, que se demonstra o que se aprendeu, numa prova em época de exames (ou, ainda mais tarde, já no mercado de trabalho). A restruturação arrancou em 2017/2018 e foi aplicada simultaneamente a todos os anos curriculares. O interesse de docentes e alunos em abraçar as alterações aos conteúdos programáticos e às metodologias de ensino acabou por ter um efeito muito positivo na aceitação das perturbações impostas pela transição e no estado anímico de todos. As várias reuniões de preparação e de balanço, tanto entre docentes como com alunos, permitiram manter o entrosamento e gerir as alterações, com o contributo e compreensão de todos. Neste capítulo, reportamos o que tem sido a nossa experiência na interpretação da avaliação contínua e outros aspetos pedagógicos relacionados. Para contextualização, os autores têm assumido funções de direção do curso e/ou têm sido responsáveis pela relação com as entidades externas que, como exporemos, é um dos alicerces desta formação. Ressalvamos que não é nosso intuito sugerir qualquer tipo de generalização para contextos equiparáveis, mas apenas de partilhar as práticas, sucessos e desafios com que nos temos deparado.