ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- A expansão do universo comunicacional: A inteligência artificial como impulsionadora da comunicação digitalPublication . Sousa, Susana Alexandra Simões de; Veiga, Paulo; Marques, JorgeO ser humano está profundamente imerso em tecnologia, especialmente as gerações mais recentes. Com a contínua implementação de inteligência artificial em ambientes digitais, as ferramentas de comunicação estão em constante metamorfose. A tecnologia tem, portanto, um papel massivo nas indústrias contemporâneas e os mais recentes desenvolvimentos permitem agora que comuniquemos verbalmente com dispositivos e interagir através deles. O reconhecimento de voz, pesquisa por voz e os assistentes digitais revolucionam continuamente o quotidiano, reformando as conjunturas sociais e impulsionando experiências pessoais. Porém, a interação humana com sistemas de pesquisa por voz (Siri, Alexa, Cortana, Assistente Google) e chatbots tem ainda pouca investigação em Portugal. O presente estudo contempla as aplicações e possibilidades da inteligência artificial na comunicação digital como estratégia do marketing digital. O mundo empresa-consumidor e os seus processos de comunicação são o foco da investigação já que se vê ser uma área em que as aplicações de IA se fazem sentir. Desde mascotes digitais e chatbots a e-mail marketing, a comunicação digital inteligente está percetível no quotidiano, sendo alvo de análise deste estudo o prisma do consumidor sito em Portugal. O chatbot revolucionou o modo como as empresas e consumidores interagem e se relacionam. Assim, com esta pesquisa pretende-se conhecer a relevância dos meios de comunicação digitais com IA, em Portugal, em contexto marca-consumidor. Para melhor compreender a presença da IA, foi efetuada uma análise da presença de chatbots e pesquisa de voz em empresas localizadas em Portugal (Leroy Merlin, CP-Comboios de Portugal, Allianz Seguros, Segurança Social e Nespresso), tendo sido aplicado também um inquérito por questionário à população para maior aprofundamento da temática. Concluiu-se, com a presente investigação, que em Portugal, a Inteligência Artificial está ainda pouco desenvolvida e com pouca presença no âmbito empresarial, bem como tem um baixo grau de utilização e importância na vida quotidiana.