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Browsing CI&DETS - Fundo by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
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- A integração dos alunos oriundos de diferentes culturas em escolas do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo num agrupamento de escolasPublication . Sousa, Bárbara Alexandra Gomes de; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório final de estágio inclui uma parte inicial de reflexão crítica acerca das práticas profissionais em contexto e, de seguida, um trabalho de investigação sobre temas que elucidam os dados recolhidos relativamente à integração de alunos de diferentes culturas em escolas portuguesas. Todos os materiais utilizados foram desenvolvidos pelos elementos intervenientes na elaboração deste mesmo documento, tendo por base autores de referência nos domínios abordados e ainda a legislação em vigor. Em termos empíricos realizámos uma investigação de tipo qualitativo, com recurso à entrevista, ao teste sociométrico e à pesquisa de dados junto dos professores titulares de turma. Os instrumentos foram aplicados em turmas do 1.º ciclo do ensino básico, em cinco escolas de um agrupamento da região centro de Portugal. Os dados recolhidos através dos testes sociométricos permitem-nos perceber que a maioria dos alunos estrangeiros não está totalmente integrada nas turmas do 1.º ciclo. Contudo, perante a análise das entrevistas pode perceber-se que nem sempre esta é a perceção das crianças, sendo que as mesmas, através das suas respostas, revelaram sentir-se integradas. Perante as informações recolhidas, podemos entender que a maioria dos professores considera que os alunos estão bem integrados e que os pais/encarregados de educação os conseguem acompanhar da melhor forma. Porém, constatámos alguma escassez de informação por parte dos professores titulares de turma acerca destes alunos, indiciando falta de comunicação entre a escola e a família, situação que não favorece a integração mais efetiva destes alunos
- Prática de ensino supervisionada e perceção dos professores sobre a articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Carugati, Florência Sol; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está subdividido em duas partes: a primeira, focada nas práticas desenvolvidas na PES, direcionada para uma reflexão e análise das mesmas nos vários contextos de estágio; a segunda parte, centrada no trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres. O referido trabalho incide sobre a temática da articulação curricular entre a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico, procurando conhecer a perspetiva dos professores do 1.º ciclo, tendo por base os documentos normativos. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é o de compreender de que forma é que os professores do 1.º ciclo concretizam a articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, na ótica dos inquiridos. Em termos empíricos, foi realizada uma investigação de caráter descritivo, recorrendo ao inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O instrumento de pesquisa foi elaborado para o efeito e aplicado a uma amostra de 45 professores do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Viseu. Os resultados revelam que os professores consideram que as atividades que desenvolvem ao nível da articulação curricular lhes garante um maior conhecimento da criança, uma vez que se valorizam os seus saberes, partindo destes para novos conhecimentos. A articulação curricular que se pratica já é ativa, evidenciando um empenhamento de vontades e recursos. Para a maioria dos professores, a articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico facilita a transição/integração das crianças de um nível de ensino para o outro, contribuindo para a continuidade educativa e um maior conhecimento da criança como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem.