Unidade de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária (UESPFC)
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- Prevalência dos acidentes em espaço escolar e percepção dos agentes educativosPublication . Venâncio, Maria Alice Varanda Duarte; Duarte, João Carvalho; Chaves, Cláudia Margarida Correia BalulaEnquadramento: O ambiente escolar é propício à ocorrência de acidentes, porque é o local onde um grande número de crianças e jovens interage, desenvolvendo as mais diversas atividades, ávidos de explorar o mundo. Objetivos: Determinar a prevalência dos acidentes em espaço escolar, ocorridos nas escolas do concelho de Viseu, nos anos letivos de 2009 a 2012; Conhecer as conceções, atitudes e sentimentos que os agentes educativos apresentam face ao acidente escolar e à sua prevenção. Métodos: uma investigação quantitativa e de análise descritiva (estudo 1) e outra qualitativa (estudo 2). O estudo 1 teve por base a análise da “Ficha de registo de acidentes escolares e peri-escolares”, em arquivo na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Dão-Lafões, de 2009 a 2012. O estudo 2 é realizado com recurso à aplicação de um inquérito por questionário, com 19 questões, a 12 participantes. Resultados: No total dos 3 anos letivos em estudo (setembro de 2009 a junho de 2012) foram registados pelas escolas do concelho de Viseu 1890 acidentes. Numa análise da sinistralidade por alunos matriculados e ano letivo observamos que no ano letivo 2009/2010 a sinistralidade é de 3,91%, sendo de 4,49% nos anos letivos seguintes. É no terceiro ciclo do EB que mais acidentes acontecem, sendo a queda e o acidente na aula de educação física o tipo e local mais frequente. Do total dos doze participantes no estudo qualitativo (estudo 2), apenas dois percecionam os acidentes em espaço escolar como um evento frequente e consideram que a articulação escola-saúde deve ser melhorada. Conclusões: A articulação da saúde, concretamente dos cuidados de saúde primários, com a escola no âmbito da prevenção primária dos acidentes em espaço escolar (medidas que previnem a ocorrência dos acidentes ou que diminuem a transferência de energia sobre a vítima) e secundária (medidas que reduzem a gravidade dos ferimentos, ou seja, as que envolvem o atendimento à vítima) deve ser melhorada. Palavras-chave: Acidentes em espaço escolar; prevenção de acidentes; perceção dos agentes educativos.