ESTGV - DI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESTGV - DI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "Aplicações móveis"
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- Sistema Embebido de Baixo Custo para Fidelização de ClientesPublication . Lima, Mauro Loureiro; Morgado, José Francisco Monteiro; Duarte, Rui Pedro Monteiro AmaroNos dias de hoje, o marketing digital é, cada vez mais, uma realidade que surge da necessidade que as entidades têm em vender mais e melhor de modo a fazer face à concorrência. Surge, assim, a necessidade da evolução tecnológica neste âmbito, pois é de todo o interesse conseguir massificar a ideia de entrega de produtos ou serviços especializados consoante os interesses do utilizador. No entanto, existia um problema de identificação e localização de pessoas em locais fechados. É neste contexto que surge o Beacon. Em 2013 a reconhecida marca Apple lança o primeiro beacon do mercado, denominado de iBeacon. Rapidamente se percebeu que este era o caminho certo e bastante viável para a implementação de um marketing personalizado ou de proximidade. Nesse mesmo ano, foram espalhados beacons por vários estabelecimentos comerciais para oferecer informações personalizadas ao cliente. Outras aplicações foram desenvolvidas recorrendo à tecnologia beacon, desde localização de pessoas, navegação num determinado local e até mesmo sistema de ajuda de decisão. Este projeto pretende divulgar que é possível criar um sistema de navegação indoor eficaz utilizando tecnologias atuais e com um baixo custo de implementação e manutenção. Neste documento foi também estudada uma forma de melhorar a fórmula de comunicação genérica entre o beacon e o dispositivo inteligente, pois em determinados ambientes verificou-se que nem sempre era tão precisa quanto esperado. Adicionalmente é importante também referir o método de navegação da aplicação, que tem como base um conceito bastante minimalista, desmaterializado a típica navegação num mapa, para um método baseado em navegação magnética, mas com o auxílio de beacons em vez do campo magnético terrestre. Por último pretende-se também que a aplicação seja um exemplo de usabilidade e que permita o utilizador uma navegação simples, eficiente e permita ao utilizador atingir os seus objetivos: poupar dinheiro nas suas compras utilizando a aplicação ShowMe, desenvolvida neste trabalho. No decorrer deste documento serão estudadas as várias aplicabilidades de um sistema multifacetado, que permitirá notificar os utilizadores sobre os seus interesses, permitir que estes efetuem trocas de promoções diretamente com a loja, com o objetivo de potenciar o seu interesse num produto específico, bem como garantir a navegação do cliente para a loja selecionada. A presente investigação também irá contemplar um levantamento do estado da arte para conhecer outras soluções tecnológicas possíveis para o mesmo fim. Este estudo tornar-se-á uma mais-valia para comparações futuras e publicações na área. Será ainda efetuado um levantamento das várias soluções em que o beacon foi utilizado como base tecnológica, permitindo assim desenhar um sistema escalável, tendo em conta todos estes exemplos.