Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI) by Subject "5S"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aplicação de ferramentas Lean numa unidade robotizada de produção de postes metálicosPublication . Costa, Tiago José Marques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO grau de eficácia da implementação da Manutenção Total Produtiva (TPM) numa empresa, pode ser avaliado recorrendo ao cálculo do indicador da Eficiência Global dos Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). A aplicação do TPM incide e melhora nas três grandezas (desempenho, disponibilidade e qualidade) relativas ao cálculo do OEE, que permitem ser usadas como referência para possíveis melhorias futuras. Este projeto de estágio surgiu no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O projeto foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Carmo Wood, mais concretamente na secção de produção de postes metálicos. O principal objetivo do trabalho foi a melhoria da gestão da manutenção com a implementação de uma parte da metodologia do TPM e das suas ferramentas. Como objetivos específicos, o trabalho pretendia identificar a aplicar as ferramentas do TPM mais adequadas, para que no futuro seja possível assegurar uma melhoria contínua do processo e consequentemente aumento da produtividade. As principais áreas de foco foram a organização do espaço de trabalho, a organização da documentação, a elaboração dos planos autónomos de manutenção, formação dos colaboradores e a aplicação de melhorias no âmbito da manutenção e produção. O cálculo do OEE permitiu perceber qual a influência de cada um dos seus indicadores no desempenho do processo produtivo. Após a conclusão do projeto é possível afirmar que os objetivos e trabalhos propostos à empresa foram cumpridos com sucesso.
- Implementação da metodologia 5S numa empresa do ramo mobiliárioPublication . Ferreira, Fábio Alexandre da Silva; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO crescimento contínuo do mercado, obriga as empresas a procurarem novas soluções, de modo a se manterem competitivas e conseguirem responder às necessidades da sociedade atual. Neste sentido a metodologia 5S revela-se uma solução bastante positiva na mudança de hábitos de uma empresa, promovendo a melhoria contínua. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido, em contexto industrial, na MOB Cozinhas – Grupo Visabeira, onde o objetivo principal é a melhoria do processo produtivo através da implementação da metodologia 5S. Pretende-se criar postos de trabalho mais limpos, organizados e eficientes e reduzir os desperdícios que representam custos para a empresa. Numa fase inicial, fez-se um diagnóstico onde se analisou o processo produtivo e se identificaram vários aspetos a melhorar. Aqui foram realizadas auditorias, com recurso a um checklist de forma a se diagnosticar o estado de melhoria contínua presente na empresa. Após esta fase estipulou-se a ordem de intervenção dos vários postos de trabalho de forma a prosseguir com a implementação do 5S e selecionou-se uma das secções da empresa, de acordo com o ranking obtido através das auditorias, sendo impossível alastrar por toda a empresa devido à duração do estágio. Após a implementação foram feitas novas auditorias, com recurso a um checklist exatamente igual ao usado na fase de diagnóstico e os resultados obtidos foram favoráveis, o que nos permite avaliar positivamente a implementação do 5S. Isto correspondeu a várias melhorias obtidas, nomeadamente redução do tempo de produção, redução do desperdício, maior facilidade a encontrar as ferramentas necessárias, entre outros. Verificou-se um grande desnível entre estes postos de trabalho e os restantes onde não foi possível aplicar a metodologia devido à curta duração do estágio, sendo, portanto, aconselhável continuar com a implementação de forma a alastrar a toda a empresa e assim todos “remarem” para o mesmo lado, ou seja, todos em conjunto lutarem em prol da melhoria contínua.
- Metodologia LEAN aplicada a uma indústria automóvelPublication . Antunes, Marta Daniela da Silva; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO presente trabalho resultou do estágio realizado na Eberspächer Tondela, empresa industrial de produção de componentes automóveis, a fim de concluir o Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Sendo esta uma empresa recente foi desde logo prioridade estudar, explorar e implementar ferramentas Lean na unidade. Numa primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica tendo por base o TPS (Toyota Production System), a filosofia Lean e as suas ferramentas. No contexto operacional foram selecionadas as áreas a serem intervencionadas, bem como as metodologias a aprofundar, começando pelo VSM (Value Stream Mapping) numa das linhas de produção, de modo a que se obtivesse a visão global da cadeia de valor de uma família de produtos, analisando o estado atual e propondo melhorias para o desenvolvimento dos estados futuros. O Standardised Work numa outra linha de produção, sendo esta a model line da fábrica, onde se identificaram os desperdícios, TIMWOOD, foram efetuados ciclos PDCA para uma melhor orientação do trabalho a executar, utilizando gráficos de movimentação (SWC), tabelas de combinações de tarefas (SWCT) e balanceamento da linha (YAMAZUMI). E por fim os 5S, aplicados a toda a área da produção com vista a melhorar a mesma, eliminar tudo o que não é necessário, organizar tudo no seu lugar, promover a limpeza, criar o padrão para a sua execução e manter as rotinas, de modo a otimizar a produtividade e qualidade.