ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- A Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Beatriz Batista; Marques, Jorge AfolfoO presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.
- A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismoPublication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto eO presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
- Os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a sua enquanto disciplina curricular perceção da História e Geografia de PortugalPublication . Bernardo, Andreia Filipa Abreu; Nunes, JoãoNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado o presente relatório final de estágio com a finalidade de obter o grau de mestre. Este relatório divide-se em duas partes fundamentais, sendo a primeira parte alusiva ao percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2.º CEB e a segunda parte referente ao trabalho de investigação desenvolvido. No que concerne a primeira parte do relatório, nesta são descritos e caracterizados os contextos das práticas e efetuada uma apreciação crítica das competências desenvolvidas nestes. A reflexão crítica sobre as práticas deve sempre integrar a ação pedagógica, dado que os docentes estão em constante formação e atualização. É importante refletir sobre as práticas, mormente sobre as estratégias e metodologias utilizadas, para almejar uma melhoria destas. Na segunda parte do relatório é apresentado o trabalho de investigação que se destina a compreender as perspetivas dos alunos do 2.º CEB sobre a História e Geografia de Portugal como unidade curricular. A História e Geografia de Portugal (HGP) está presente ao longo de todo o ensino básico, apresentando-se como disciplina independente no 5.º ano de escolaridade. Os conteúdos abordados e competências desenvolvidas nesta disciplina contribuem imenso quer para a formação académica, quer para a formação cívica dos alunos, pelo que considerámos relevante tentar compreender se estes possuem consciência disso e que importância atribuem à disciplina. Os alunos são uma parte essencial da ação pedagógica, pelo que devemos procurar conhecer as suas perspetivas sobre o que lhes é ensinado. Assim sendo, a investigação pretende entender as suas diferentes perceções relativas à disciplina de HGP. Esta investigação contou com a colaboração de duas turmas do 2.º CEB, nomeadamente uma do 5.º ano de escolaridade e outra do 6.º ano de escolaridade, e com duas docentes da disciplina de HGP. Para dar resposta à questão-problema do estudo e atingir os objetivos propostos, foram realizados questionários aos alunos e solicitado que estes realizassem desenhos sobre a disciplina, de modo a obter resultados que permitissem uma análise mais aprofundada sobre as suas perspetivas em relação a HGP como unidade curricular. Além destas técnicas de recolha de dados, foram efetuadas entrevistas às docentes, para que, com a sua grande experiência e contacto com alunos ao longo dos anos, pudessem contribuir com comentários elucidantes sobre as perceções dos alunos em relação à disciplina e aos conteúdos abordados nesta. Através da análise e tratamento dos dados obtidos, concluiu-se que, de forma geral, os alunos perspetivam a unidade curricular de HGP como sendo importante para a sua formação cívica e académica, apesar de que existem vários fatores que podem influenciar estas perceções, como a abordagem dos conteúdos nas aulas, o docente e as estratégias e recursos que utiliza. As entrevistas às docentes permitiram acrescentar que apesar de os alunos considerarem a disciplina importante, por vezes não têm consciência do grande impacto que esta tem no seu futuro, devido ao desinteresse ou à sua idade. Porém, os alunos quando se demonstram interessados e motivados para novas aprendizagens, conseguem compreender a importância destas para a sua formação e para o seu futuro como cidadãos conscientes e ativos na sociedade.
- Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação MusicalPublication . Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre; Aguiar, Maria Cristina Pais; Gomes, HelenaNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
- A Arte no Ensino e Aprendizagem da Simetria: Uma experiência no2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Tamara RebugeEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer das práticas de ensino supervisionadas, como o projeto de investigação na área de Matemática que decorreu no 2.º Ciclo do Ensino Básico (doravante CEB). O relatório foi estruturado em duas partes. A primeira resume o trabalho desenvolvido ao nível das práticas de ensino supervisionadas, no 1.º e 2.º CEB (aprendizagens, dificuldades e reflexão sobre o trabalho desenvolvido) e, na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação. O projeto desenvolvido tinha como objetivo principal a compreensão do conceito de Simetria, por alunos do 6.º ano de uma escola pertencente ao distrito de Viseu, a partir do trabalho com tarefas que envolviam a análise de elementos de Arte, utilizando materiais didáticos. Trata-se de um estudo de orientação naturalista que adota como instrumentos a observação direta, as notas de campo e a análise documental das resoluções dos alunos. Os resultados da investigação mostram que a utilização de materiais didáticos durante a resolução de tarefas auxilia a compreensão dos conceitos, por parte dos alunos, e que trabalhar tarefas para estudar a Simetria de elementos de Arte permite estudar contextos ricos e potencializadores de aprendizagens com significado, particularmente porque esses contextos não matemáticos e ligados ao dia a dia ajudam a dar significado à Matemática escolar, permitindo analisar e perspetivar uma Matemática menos abstrata.
- Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEBPublication . Pereira, Jessica Coutinho; Gomes, Cristina Azevedo; Novais, AnabelaEste trabalho reflete o percurso formativo no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde tive a oportunidade de ter uma visão mais aprofundada sobre os diferentes contextos da prática, numa fase inicial em contexto do 1.º CEB, e no segundo e último ano curso, em contexto de 2.º CEB. Apresenta-se também um trabalho de investigação relacionado com a saúde ambiental e a educação ambiental numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho integra-se no projeto Eco-Sensors4Health (Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas ecosaudáveis). O projeto Eco- Sensors4Health (LISBOA-01-0145- FEDER-023235) é co-financiado pelo FEDER (PORTUGAL2020) e pelo Orçamento do Estado Português (FCT). O trabalho desenvolvido procurou que as crianças tomassem consciência sobre problemas de saúde ambiental nas suas escolas, no caso problemas de conforto térmico, e que desenvolvessem estratégias de comunicação para propor intervenções de melhoria no seu espaço escolar. Incidindo numa abordagem transdisciplinar que convocou disciplinas como o Estudo do Meio, a Matemática e o Português e recorrendo à utilização de tecnologia e sensores, as crianças monitorizaram indicadores de conforto térmico na sua escola, representaram esses dados e propuseram ações de melhoria, utilizando estratégias de comunicação multimédia.
- A autonomia como competência no contexto da Educação Visual e Educação TecnológicaPublication . Ferreira, Sara Filipa Almeida; Rodrigues, PaulaO presente Relatório Final de Estágio contém duas componentes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao projeto de investigação. O projeto de investigação teve como propósito compreender de que forma a autonomia dos alunos pode ser desenvolvida em contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Nesse sentido, professores que lecionam ambas as disciplinas e os alunos do 2.º ciclo do ensino básico foram os participantes que colaboraram na realização deste projeto. No que diz respeito à revisão de literatura, procurou-se o debruçar sobre questões fundamentais para a problemática do estudo, contextualizando a competência e os temas interligados que sustentaram a concretização do mesmo. No que se refere à metodologia do estudo, é desempenhada uma investigaçãoação de natureza mista, quantitativa e qualitativa, na qual foi utilizada uma análise de estatística descritiva e de conteúdo, com a recolha de dados a partir da aplicação de um questionário dirigido aos professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica e de um recurso aplicado em contexto de estágio com os alunos do 2.º ciclo. Os resultados obtidos desvendam a opinião dos professores face à importância do desenvolvimento da capacidade autónoma dos alunos e são reveladas estratégias que utilizam para o desenvolvimento da competência na prática. Tal situação resulta no conhecimento de diversas estratégias, ferramentas e metodologias a serem aplicadas a fim de desenvolver a competência de autonomia dos alunos, verificando-se que é possível o seu adequado desenvolvimento com o contributo das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
- BIG DATA: oportunidades e desafios para o StorytellingPublication . Cardoso, Daniel Filipe Marques; Gouveia, TeresaCriar valor para uma marca é um dos grandes desafios das organizações da atualidade. Os profissionais de marketing têm um papel preponderante nesta missão. Passa por eles o desbloqueio criativo que possibilita o envolvimento emocional do seu público-alvo, através de campanhas promocionais que vão ao encontro das preocupações e necessidades do mesmo. Neste sentido, o presente documento apresenta um estudo no qual se investigou o impacto que o grande volume de dados (Big Data) tem na construção de narrativas (Storytelling) que agregam valor às marcas e quais as oportunidades e desafios colocados ao Marketing de Conteúdo. Cruzando teorias de vários autores, com relatos, na primeira pessoa, de profissionais das áreas do Marketing e do Big Data, conclui-se que o sucesso de uma campanha de comunicação baseada em Storytelling depende, em grande parte, do conhecimento do público-alvo. Nesse sentido, os dados são cruciais para traçar um perfil preciso. No entanto, para que esses dados sejam úteis para os criativos, é importante simplificá-los ao máximo. Idealmente, é recomendável criar departamentos especializados para a análise e extração de insights.
- Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação Pré-EscolarPublication . Tavares, Mariana Soraia Henriques; Martins, Patrícia; Ribeiro, AntónioO presente Relatório Final de Estágio intitulado “Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação PréEscolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Inicialmente está patente uma reflexão crítica sobre as práticas concretizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e da Prática de Ensino Supervisiona II (PES II), que inclui uma contextualização dos estágios desenvolvidos, uma breve caracterização de ambos os contextos, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas com apresentação de evidências, tendo como base o documento orientador intitulado de Padrões de Desempenho Docente, previsto no Despacho n.º 16034/2010. A oportunidade de estagiar em dois contextos distintos permitiu-me adquirir competências não só profissionais como pessoais que me irão certamente preparar de melhor forma para o futuro enquanto profissional da educação. Contempla também uma investigação desenvolvida no contexto de EPE, com o intuito de percecionar em que medida o recurso aos blocos lógicos promove aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos e, tendo em consideração os objetivos inerentes, optei por uma abordagem qualitativa, recorrendo à observação, notas de campo e entrevistas, perante um grupo de 26 crianças de um Jardim de Infância do distrito de Viseu. Esta investigação permitiu-me conhecer quais os diversos significados atribuídos aos blocos lógicos, com a criação de um ambiente propício, lúdico e rico em materiais manipuláveis, no qual a criança é de facto um sujeito ativo. Além disso, através da exploração do material estruturado blocos lógicos, as crianças começaram a encontrar princípios lógicos que, de facto, lhes permitiram concretizar classificações, quer de objetos, quer de pessoas, estabelecendo sempre relações entre eles, compreendendo de melhor forma a noção conjunto. Os blocos lógicos tornam-se assim facilitadores na apropriação de conceitos matemáticos, assim como no desenvolvimento de outras capacidades transversais como, por exemplo, a comunicação e a resolução de problemas.
- Brincar com o pensamento algorítmico: um estudo na Educação Pré-EscolarPublication . Gomes, Diana Sofia Francisco; Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, HelenaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Começa por focar-se nas experiências vividas na Prática de Ensino Supervisionada, seguindo-se o trabalho de investigação realizado no âmbito da Educação Pré-Escolar, abarcando a temática do brincar e do pensamento algorítmico. O estudo apresentado surgiu a partir do Projeto Algolittle, desenvolvido em parceria internacional. O contributo deste relatório focou-se na utilização de um baralho de cartas com diversas categorias, concebido para promover o desenvolvimento do pensamento algorítmico. Neste sentido, pretendeu-se compreender de que forma o brincar pode estar associado à aprendizagem de competências do pensamento algorítmico. Tratou-se de um estudo com uma vertente qualitativa, tendo sido desenhado como uma investigação sobre as práticas. Assim, desenhou-se e avaliou-se uma intervenção de apoio ao brincar orientado de um grupo de crianças com o baralho de cartas, recolhendo-se dados através da observação participante, de entrevistas informais com as crianças e da análise das suas produções gráficas. Os resultados revelam os conceitos de pensamento algorítmico com as crianças lidaram nas suas atividades com o baralho, permitindo concluir sobre orientações para a utilização relevante do baralho de cartas com crianças em contexto de Educação Pré-Escolar.