ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) por título
A mostrar 1 - 10 de 80
Resultados por página
Opções de ordenação
- A Comunicação nas Redes Sociais como Ferramenta de Envolvimento: Estudo de Caso "Casa360" da MediaCenterPublication . Silva, Daniela Nogueira da; Rego, Belmiro; Santos, SaraO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto-Estágio do Mestrado em Comunicação Aplicada e descreve a experiência vivida durante o estágio curricular realizado na empresa MediaCenter, entre novembro de 2024 e março de 2025. O estágio teve como principal objetivo a criação da presença online da marca Casa360, considerando como estudo de caso a própria marca. A componente de investigação deste relatório foca-se na análise da interação nas redes sociais da marca Casa360, identificando os fatores que impactam o alcance e as interações nas suas publicações, bem como a sugestão de estratégias que possam aumentar o envolvimento nas redes sociais. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário online com perguntas abertas e fechadas. Este inquérito permitiu a recolha de dados de 153 inquiridos, com o objetivo de compreender os hábitos, preferências e motivações do potencial público da Casa360, relativamente ao consumo de conteúdos nas redes sociais. Os dados quantitativos foram analisados no Microsoft Excel, por meio de estatística descritiva, enquanto as respostas “abertas” foram organizadas e interpretadas por categorias. Durante o estágio na MediaCenter, participei de forma ativa na criação da presença digital da Casa360, tendo realizado diversas tarefas relacionadas com a definição da identidade da marca nas redes sociais. Estive responsável pelo planeamento de conteúdos, criação de publicações e monitorização do desempenho das mesmas. Esta responsabilidade permitiu-me adquirir novos conhecimentos na área do marketing digital e compreender os desafios que é posicionar uma marca no ambiente online.
- A Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Beatriz Batista; Marques, Jorge AfolfoO presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.
- A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismoPublication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto eO presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
- A pertinência da disciplina de Educação Visual no segundo ciclo – perceções de professores, alunos e encarregados de educaçãoPublication . Campos, Sofia Miranda; Rodrigues, Paula AzevedoO presente Relatório Final de Estágio articula duas vertentes fundamentais: a prática de ensino supervisionada e o desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação, centrado na valorização da disciplina de Educação Visual, no 2.º ciclo do ensino básico. Esta investigação procurou compreender as perceções dos professores, alunos e encarregados de educação relativamente ao papel da Educação Visual no desenvolvimento artístico, crítico e pessoal dos alunos, bem como o impacto de estratégias pedagógicas participativas na motivação e no envolvimento destes. A revisão de literatura explorou contributos teóricos ligados à educação artística, ao envolvimento parental e ao desenvolvimento de competências criativas, estacando autores como Eisner (2004), Figueiredo (2011) e Silva (2019). Foram ainda integradas reflexões sobre a importância do diálogo escola-família, relacionando com perspetivas de Oliveira & Marinho-Araújo (2010), AEEEC (2019), Morgado et al. (2020), e OCDE (2024). Metodologicamente, adotou-se a abordagem de Investigação-Ação, com recolha de dados a partir da aplicação de questionários a professores de Educação Visual, alunos e encarregados de educação, bem como da análise de três atividades artístico-pedagógicas implementadas em contexto de estágio. As atividades, com inspiração em referências como Basquiat, Miró e a prática colaborativa, promoveram a expressão individual, a ligação à cultura visual e a partilha com os Encarregados de Educação, através de ferramentas digitais como o Padlet. Os resultados revelam que, apesar de a disciplina ser por vezes desvalorizada no contexto escolar e familiar, intervenções pedagógicas bem estruturadas e emocionalmente significativas têm o potencial de aumentar o interesse dos alunos, fortalecer a comunicação com as famílias e afirmar o valor da Educação Visual no currículo. A investigação aponta ainda para a necessidade de reforçar o reconhecimento institucional e social das áreas artísticas enquanto motores do desenvolvimento integral.
- A relevância da Educação Artística na Educação Pré-EscolarPublication . Almeida, Marta Lúcia Coutinho; Cavadas, RicardoO presente projeto de investigação desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, e na unidade curricular de Seminário da Investigação sobre as Práticas. Tem como título de “A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar”, a partir do qual se estabeleceu, como questão-problema: Qual o contributo da Educação Artística no desenvolvimento da criatividade das crianças? Este estudo foi realizado no ano letivo de 2021/2022 em um jardim de infância do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Escola Básica Aquilino Ribeiro, localizada em Viseu. Para dar resposta à questão foram delineados os seguintes objetivos: i) Observar o impacto da Educação Artística no quotidiano das crianças no Jardim de Infância, individualmente ou em grupo; ii) Compreender de que forma as expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento da criatividade das crianças e iii) Refletir sobre qual o papel das artes para o desenvolvimento da criatividade da criança. A metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo de caráter exploratório, onde se recolheu dados através dos registos escritos e fotográficos, mais concretamente através da observação participante onde foi possível observar os comportamentos, conversas e ações das crianças, durante a realização das atividades, bem como nos momentos de brincadeira. Concluiu-se que, através de uma análise cuidada dos comportamentos, conversas, registos escritos e fotográficos ao longo das semanas iniciais, foi percetível o grande interesse que as crianças demonstravam em relação às artes. Este envolvimento espontâneo com os materiais, que muitas vezes tinham de pedir a um adulto, levou à criação de um novo espaço na sala: o cantinho das artes. Este cantinho foi uma forma de oferecer às crianças um ambiente ainda mais motivador e estimulante, especialmente no âmbito da Educação Artística. Desta forma, com os materiais ao seu dispor, as crianças passaram a utilizar em diversos momentos para explorar a sua criatividade.
- A Utilização do Fantoche como Meio Facilitador da Comunicação em Crianças da Educação Pré-Escolar. Um Estudo de CasoPublication . Carrilho, Ana Isabel Saraiva; Aguiar, CristinaO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo a análise e reflexão crítica das práticas desenvolvidas em contexto educativo, bem como a elaboração de um trabalho de investigação centrado numa problemática emergente da Prática de Ensino Supervisionada. Neste sentido, este relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, a primeira parte foca-se na descrição e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do estágio, sustentadas em autores de referência e nos documentos orientadores em vigor para o Ensino Básico e para a Educação Pré-escolar. A segunda parte corresponde ao trabalho de investigação, cujo objetivo é compreender de que forma a Expressão Dramática, com recurso a fantoches, pode contribuir para o desenvolvimento das competências de comunicação e expressão em crianças da Educação Pré-escolar. Neste sentido, foi realizada uma análise bibliográfica suportada por pesquisa em bases científicas, bem como a concretização de um estudo de carácter qualitativo. A investigação teve como participante uma criança de quatro anos, inserida no contexto da Educação Pré-escolar. A recolha de dados foi realizada num ambiente natural, respeitando os princípios da observação participante, o que conferiu autenticidade e pertinência à análise realizada. Os dados recolhidos foram objeto de uma análise cuidada, permitindo compreender com maior profundidade o impacto das atividades mediadas por fantoches no desenvolvimento das competências sociais da criança em estudo. Os resultados demonstram que a utilização deste recurso pode efetivamente funcionar como um facilitador das competências de comunicação e expressão, promovendo um envolvimento mais ativo, interações sociais mais frequentes e uma maior confiança por parte da criança nas suas capacidades comunicativas. Através da observação contínua da criança ao longo de diferentes momentos pedagógicos, foi possível identificar uma evolução significativa na sua interação com os pares, na iniciativa comunicativa e na participação em atividades de grupo, revelando o potencial da Expressão Dramática como promotora do desenvolvimento integral na primeira infância.
- Os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a sua enquanto disciplina curricular perceção da História e Geografia de PortugalPublication . Bernardo, Andreia Filipa Abreu; Nunes, JoãoNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado o presente relatório final de estágio com a finalidade de obter o grau de mestre. Este relatório divide-se em duas partes fundamentais, sendo a primeira parte alusiva ao percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2.º CEB e a segunda parte referente ao trabalho de investigação desenvolvido. No que concerne a primeira parte do relatório, nesta são descritos e caracterizados os contextos das práticas e efetuada uma apreciação crítica das competências desenvolvidas nestes. A reflexão crítica sobre as práticas deve sempre integrar a ação pedagógica, dado que os docentes estão em constante formação e atualização. É importante refletir sobre as práticas, mormente sobre as estratégias e metodologias utilizadas, para almejar uma melhoria destas. Na segunda parte do relatório é apresentado o trabalho de investigação que se destina a compreender as perspetivas dos alunos do 2.º CEB sobre a História e Geografia de Portugal como unidade curricular. A História e Geografia de Portugal (HGP) está presente ao longo de todo o ensino básico, apresentando-se como disciplina independente no 5.º ano de escolaridade. Os conteúdos abordados e competências desenvolvidas nesta disciplina contribuem imenso quer para a formação académica, quer para a formação cívica dos alunos, pelo que considerámos relevante tentar compreender se estes possuem consciência disso e que importância atribuem à disciplina. Os alunos são uma parte essencial da ação pedagógica, pelo que devemos procurar conhecer as suas perspetivas sobre o que lhes é ensinado. Assim sendo, a investigação pretende entender as suas diferentes perceções relativas à disciplina de HGP. Esta investigação contou com a colaboração de duas turmas do 2.º CEB, nomeadamente uma do 5.º ano de escolaridade e outra do 6.º ano de escolaridade, e com duas docentes da disciplina de HGP. Para dar resposta à questão-problema do estudo e atingir os objetivos propostos, foram realizados questionários aos alunos e solicitado que estes realizassem desenhos sobre a disciplina, de modo a obter resultados que permitissem uma análise mais aprofundada sobre as suas perspetivas em relação a HGP como unidade curricular. Além destas técnicas de recolha de dados, foram efetuadas entrevistas às docentes, para que, com a sua grande experiência e contacto com alunos ao longo dos anos, pudessem contribuir com comentários elucidantes sobre as perceções dos alunos em relação à disciplina e aos conteúdos abordados nesta. Através da análise e tratamento dos dados obtidos, concluiu-se que, de forma geral, os alunos perspetivam a unidade curricular de HGP como sendo importante para a sua formação cívica e académica, apesar de que existem vários fatores que podem influenciar estas perceções, como a abordagem dos conteúdos nas aulas, o docente e as estratégias e recursos que utiliza. As entrevistas às docentes permitiram acrescentar que apesar de os alunos considerarem a disciplina importante, por vezes não têm consciência do grande impacto que esta tem no seu futuro, devido ao desinteresse ou à sua idade. Porém, os alunos quando se demonstram interessados e motivados para novas aprendizagens, conseguem compreender a importância destas para a sua formação e para o seu futuro como cidadãos conscientes e ativos na sociedade.
- Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação MusicalPublication . Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre; Aguiar, Maria Cristina Pais; Gomes, HelenaNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
- Arte Contemporânea e Desenvolvimento da Criatividade na Disciplina de Educação VisualPublication . Pinto, Carla Inês Teixeira; Rodrigues, Paula AzevedoO presente Relatório Final de Estágio encontra-se estruturado em duas partes complementares. A Parte I – Reflexão Crítica sobre as Práticas em Contexto apresenta uma apreciação crítica do percurso desenvolvido nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I, II e III. A Parte II – Trabalho de Investigação incide sobre um problema emergente da prática docente – nomeadamente, o espaço reduzido atribuído à criatividade em contexto escolar –, centrando-se, face a esta problemática, na investigação da influência que uma educação sob o olhar e experiência ampla e diversificada da arte contemporânea pode exercer no desenvolvimento da criatividade dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da disciplina de Educação Visual. Com base numa abordagem de natureza qualitativa e adotando a metodologia da investigação-ação, foi concebida e implementada uma intervenção orientada por diferentes propostas, nas quais a arte contemporânea foi intencionalmente mobilizada, com o objetivo de compreender o seu potencial no desenvolvimento da criatividade dos alunos. A análise dos dados recolhidos ao longo das diversas fases da investigação evidenciou que uma aproximação à arte contemporânea, assente numa mediação devidamente estruturada, constituiu um contributo significativo para o desenvolvimento da criatividade dos alunos na disciplina de Educação Visual, na medida em que lhes proporcionou oportunidades para explorar, questionar, experimentar, expressar, criar e ampliar as suas perspetivas sobre o mundo, consolidando a arte contemporânea como um elemento catalisador de processos criativos.
- A Arte no Ensino e Aprendizagem da Simetria: Uma experiência no2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Tamara RebugeEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer das práticas de ensino supervisionadas, como o projeto de investigação na área de Matemática que decorreu no 2.º Ciclo do Ensino Básico (doravante CEB). O relatório foi estruturado em duas partes. A primeira resume o trabalho desenvolvido ao nível das práticas de ensino supervisionadas, no 1.º e 2.º CEB (aprendizagens, dificuldades e reflexão sobre o trabalho desenvolvido) e, na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação. O projeto desenvolvido tinha como objetivo principal a compreensão do conceito de Simetria, por alunos do 6.º ano de uma escola pertencente ao distrito de Viseu, a partir do trabalho com tarefas que envolviam a análise de elementos de Arte, utilizando materiais didáticos. Trata-se de um estudo de orientação naturalista que adota como instrumentos a observação direta, as notas de campo e a análise documental das resoluções dos alunos. Os resultados da investigação mostram que a utilização de materiais didáticos durante a resolução de tarefas auxilia a compreensão dos conceitos, por parte dos alunos, e que trabalhar tarefas para estudar a Simetria de elementos de Arte permite estudar contextos ricos e potencializadores de aprendizagens com significado, particularmente porque esses contextos não matemáticos e ligados ao dia a dia ajudam a dar significado à Matemática escolar, permitindo analisar e perspetivar uma Matemática menos abstrata.
