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ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)

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  • A Comunicação nas Redes Sociais como Ferramenta de Envolvimento: Estudo de Caso "Casa360" da MediaCenter
    Publication . Silva, Daniela Nogueira da; Rego, Belmiro; Santos, Sara
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto-Estágio do Mestrado em Comunicação Aplicada e descreve a experiência vivida durante o estágio curricular realizado na empresa MediaCenter, entre novembro de 2024 e março de 2025. O estágio teve como principal objetivo a criação da presença online da marca Casa360, considerando como estudo de caso a própria marca. A componente de investigação deste relatório foca-se na análise da interação nas redes sociais da marca Casa360, identificando os fatores que impactam o alcance e as interações nas suas publicações, bem como a sugestão de estratégias que possam aumentar o envolvimento nas redes sociais. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário online com perguntas abertas e fechadas. Este inquérito permitiu a recolha de dados de 153 inquiridos, com o objetivo de compreender os hábitos, preferências e motivações do potencial público da Casa360, relativamente ao consumo de conteúdos nas redes sociais. Os dados quantitativos foram analisados no Microsoft Excel, por meio de estatística descritiva, enquanto as respostas “abertas” foram organizadas e interpretadas por categorias. Durante o estágio na MediaCenter, participei de forma ativa na criação da presença digital da Casa360, tendo realizado diversas tarefas relacionadas com a definição da identidade da marca nas redes sociais. Estive responsável pelo planeamento de conteúdos, criação de publicações e monitorização do desempenho das mesmas. Esta responsabilidade permitiu-me adquirir novos conhecimentos na área do marketing digital e compreender os desafios que é posicionar uma marca no ambiente online.
  • O Faz-de-Conta na Educação Pré-escolar
    Publication . Silva, Mariana Ribeiro; Maravilha, Mara; Cavadas, Ricardo
    O presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, no contexto da última prática na Educação Pré-escolar. O relatório apresenta evidências críticas e reflexivas sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo destes dois anos de ciclo de estudo, durante a prática do 1.º Ciclo do Ensino básico e durante a prática da Educação Pré-escolar. Esta primeira parte diz respeito a ambas as práticas, apresentando a contextualização dos estágios e o seguimento para a apreciação crítica das competências desenvolvidas. Juntamente, a segunda parte centra-se em compreender como se revela o faz-de-conta na educação pré-escolar, organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo é feito o enquadramento teórico com foco central para a investigação, focalizado em tópicos essenciais para a temática do estudo, onde se inicia com uma abordagem ao contexto da educação pré-escolar e como se associa o faz-de-conta e o brincar nesse contexto. Os tópicos de enquadramento teórico articulam-se, em simultâneo, direcionando-se para entender a temática. A partir de brincadeiras observadas, pretende-se dar resposta à problemática de estudo “O que é que caracteriza a brincadeira de faz-de-conta em contexto da educação préescolar”. Assim, a investigação realizada faz referência a autores que sustentam as questões abordadas, onde também estão presentes registo fotográficos que refletem as brincadeiras. O segundo capítulo, refere-se às estratégias metodológicas do estudo que tem a natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados apresentam-se através da observação participante, apoiada com o diário de bordo que contém episódios e registos de brincadeiras, com a pesquisa documental e, por fim, com a técnica de incidentes críticos. O terceiro e quarto capítulo inclui a apresentação e discussão dos resultados, com a análise comparativa dos episódios descritos do diário de bordo, a fim dos objetivos delineados e a problemática serem respondidos e atingidos. Neste seguimento concluo, na parte final, que as brincadeiras evidenciadas proporcionaram perceber como se caracterizam, como surgem, pela forma como as crianças se organizam e estabelecem papéis, pela forma como procuram o espaço e a sua influência no brincar ao faz-de-conta, tomando consciência que uma brincadeira de faz-de-conta se caracteriza sob estes aspetos descritivos.
  • A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar
    Publication . Almeida, Marta Lúcia Coutinho; Cavadas, Ricardo
    O presente projeto de investigação desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, e na unidade curricular de Seminário da Investigação sobre as Práticas. Tem como título de “A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar”, a partir do qual se estabeleceu, como questão-problema: Qual o contributo da Educação Artística no desenvolvimento da criatividade das crianças? Este estudo foi realizado no ano letivo de 2021/2022 em um jardim de infância do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Escola Básica Aquilino Ribeiro, localizada em Viseu. Para dar resposta à questão foram delineados os seguintes objetivos: i) Observar o impacto da Educação Artística no quotidiano das crianças no Jardim de Infância, individualmente ou em grupo; ii) Compreender de que forma as expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento da criatividade das crianças e iii) Refletir sobre qual o papel das artes para o desenvolvimento da criatividade da criança. A metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo de caráter exploratório, onde se recolheu dados através dos registos escritos e fotográficos, mais concretamente através da observação participante onde foi possível observar os comportamentos, conversas e ações das crianças, durante a realização das atividades, bem como nos momentos de brincadeira. Concluiu-se que, através de uma análise cuidada dos comportamentos, conversas, registos escritos e fotográficos ao longo das semanas iniciais, foi percetível o grande interesse que as crianças demonstravam em relação às artes. Este envolvimento espontâneo com os materiais, que muitas vezes tinham de pedir a um adulto, levou à criação de um novo espaço na sala: o cantinho das artes. Este cantinho foi uma forma de oferecer às crianças um ambiente ainda mais motivador e estimulante, especialmente no âmbito da Educação Artística. Desta forma, com os materiais ao seu dispor, as crianças passaram a utilizar em diversos momentos para explorar a sua criatividade.
  • O desenvolvimento da Literacia Estatística num contexto de Educação Ambiental: um estudo realizado no 2.º CEB
    Publication . Basílio, Rafael Miguel Oliveira; Martins, Ana Patricia; Gomes, Helena
    Este trabalho investigativo foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB compreendendo duas partes: (i) uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais (apenas no 2.º CEB); (ii) a segunda foca-se no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: “De que forma é que a Literacia Estatística pode ser desenvolvida num contexto de Educação Ambiental em alunos do 6.º ano do Ensino Básico?”. Desta forma, foram delineadas questões secundárias: (i) De que forma a realização de tarefas que relacionam a Matemática e a Educação Ambiental influenciam a perceção dos alunos sobre a importância da Matemática no dia-a-dia e da sua relação com outras áreas e, em específico, com a Educação Ambiental?; (ii) Como é que a Literacia Estatística pode ser potenciada através das conexões que se podem estabelecer entre a Matemática e a Educação Ambiental? Na componente reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB, enquanto o capítulo investigativo propõe uma sequência didática com base numa prática interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 6.º ano de escolaridade num contexto de Educação Ambiental, no ano letivo de 2023/2024. É através dos interesses dos alunos que se podem potenciar aprendizagens significativas e, assim sendo, esta investigação de carácter misto destaca a evolução e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Na recolha de dados foram utilizados questionários, notas de campo escritas por mim e produções escritas pelos alunos. As conclusões deste estudo evidenciam que a integração de contextos de Educação Ambiental em tarefas matemáticas pode ter um impacto positivo na perceção dos alunos sobre a relevância da Matemática no seu quotidiano e na sua conexão com outras áreas do conhecimento. As tarefas realizadas demonstraram que a contextualização da Matemática em temas ambientais não só melhora a compreensão e a valorização da disciplina, mas também facilita o desenvolvimento da Literacia Estatística. Verificou-se que os alunos, ao aplicarem a Matemática na análise de problemas ambientais, adquiriram uma visão crítica e informada, refletindo-se num crescimento tanto no domínio estatístico quanto na consciência ambiental. Este estudo reforça, assim, a importância de uma abordagem interdisciplinar no ensino, que une Matemática e Educação Ambiental, contribuindo para uma formação mais holística e significativa dos alunos, capaz de prepará-los para enfrentar os desafios contemporâneos com uma compreensão integrada das diversas áreas do conhecimento. Ao longo de todo o projeto, apesar das limitações do estudo, como o escasso tempo para a implementação, os alunos demonstraram-se motivados e envolvidos nas tarefas tendo em conta que trabalharam um tema selecionado por eles, melhorando não só a predisposição para a aprendizagem, como também o trabalho em cooperação.
  • A Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Fernandes, Beatriz Batista; Marques, Jorge Afolfo
    O presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.
  • A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismo
    Publication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto e
    O presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
  • Método de Resolução de Problemas como incentivo para o desenvolvimento da autonomia do aluno
    Publication . Silva, Beatriz Ferreira da; Figueiredo, Ana Sofia Lopes
    A presente proposta, insere-se nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 5º e 6º ano do ensino básico, e propõe averiguar de que modo a aplicação do método de resolução de problemas, em contexto de sala de aula, contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Igualmente, pretende-se analisar a formação do discente como construtor do próprio conhecimento, resultado da aquisição de capacidades ao nível da formação de juízos (pensamento crítico), saber racionar e novas formas de pensar. A problemática surge de uma reflexão pessoal corrente de fomentos ocasionados por práticas experienciadas que revelaram a perceção de dificuldades por parte dos alunos na execução das atividades propostas pelo docente, de forma autónoma. Deste modo, tenciona-se com o desenvolvimento desta ponderação, que os discentes intensifiquem o seu nível de autonomia, participação e construção do conhecimento próprio, estimulando não só o interesse pela arte, assim como a utilização das inúmeras técnicas e materiais, através da aplicação do método de resolução de problemas.
  • A Música como Recurso Didático nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica
    Publication . Couto, Roberto Soares de Sá; Maravilha, Mara; Souto, Ana Luísa Pinto De
    O presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes: a primeira (Parte I) aborda a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no contexto das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica no 2º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte (Parte II) é apresentado o Trabalho de Investigação que explora a utilização da música como recurso didático nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, a partir de uma investigação qualitativa. Este estudo tem como questão empírica: “Pode a utilização da música influenciar o ambiente de sala de aula e a motivação dos alunos nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica?”. Com o intuito de responder a esta questão, foram definidos os seguintes objetivos: verificar se a música afeta a atenção e a motivação dos alunos nas aulas das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica; analisar o tipo de relação que pode existir entre a música e as artes visuais e de que forma esta ligação pode ser benéfica no âmbito da lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e perceber quais são as sensações provocadas nos alunos mediante determinados estilos musicais e a influência no ritmo da execução das atividades. De forma a dar resposta aos objetivos iniciais deste estudo, concluiu-se que a música teve um impacto moderado na captação da atenção e motivação dos alunos participantes. A relação entre a música e as artes visuais foi reconhecida pelos mesmos, mas de forma limitada. Concluiu-se que, embora a música possa enriquecer a experiência educacional, a sua eficácia depende de fatores como a forma de como é utilizada em sala de aula e as preferências individuais dos alunos.
  • Inclusão e Levantamento de Acomodações Curriculares em Educação Visual e Educação Tecnológica
    Publication . Pinto, Ana Rita Nogueira; Sousa, Catarina Carneiro De; Xavier, Paula
    O presente Relatório Final de Estágio organiza-se em duas partes distintas. A primeira parte (Parte I) consiste numa descrição e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte (Parte II), é apresentado o Trabalho de Investigação, no qual, o objetivo geral foi conhecer perceções e descrever as Acomodações Curriculares utilizadas por uma amostra de professores (N=21) de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A maioria dos/as participantes eram mulheres (71.4%), tinham idades na casa dos 46 ou mais anos (90.5%), pertenciam ao grupo de recrutamento 240 (85.7%) e tinham um tempo de serviço superior a 25 anos. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, tendo sido utilizado um questionário especificamente construído para este estudo, aplicado em formato online (Google Forms) após resposta favorável por parte da Direção-Geral da Educação. O questionário foi elaborado para recolher dados de caracterização sociodemográfica, informação sobre formação e experiência na educação inclusiva, assim como perceções e frequência de implementação de diferentes Acomodações Curriculares, no geral e de acordo com as necessidades específicas dos alunos. Em termos dos principais resultados, 66.7% dos participantes referiu não ter recebido formação inicial na área da educação inclusiva, ainda que a frequência de formação contínua tenha sido mencionada por 61.9% da amostra. A larga maioria mencionou ter experiência na implementação de medidas de apoio à aprendizagem e inclusão universais, seletivas e adicionais, bem como o recurso a Acomodações Curriculares (uma das medidas universais), o tamanho das turmas, maiores ou menores, foi apontado como um dos obstáculos ou facilitadores, respetivamente, na implementação de Acomodações Curriculares. No mapeamento/levantamento de Acomodações Curriculares de acordo com diferentes problemáticas, verificou-se uma disparidade de respostas, com uma parte da amostra a referir a falta de experiência e conhecimento (entre 7 a 13 participantes, nas diferentes situações) e outra a descrever diferentes Acomodações Curriculares, no geral, ajustadas às necessidades específicas em análise. Destaca-se a disparidade de experiências e domínio por parte dos participantes a evidenciar a necessidade de continuar a investir na formação inicial e contínua dos professores, para que sintam capazes de aplicar eficazmente as Acomodações Curriculares que se revelaram necessárias como a organização de pequenos grupos, apresentação de situações da vida real, uso de materiais concretos e ensino em pequenos grupos. A promoção de uma cultura de apoio mútuo e a partilha de boas práticas, envolvendo os docentes, poderá ser fundamental para a criação de um ambiente educativo que fomente o desenvolvimento integral de todos os alunos. Além disso, é imprescindível que as escolas e as instituições de formação de professores continuem a priorizar estas áreas, com o intuito de enfrentar os desafios da educação inclusiva e assegurar uma aprendizagem de qualidade para todos.
  • Relatório Final de Estágio A Educação Visual e a Educação Tecnológica no despertar de hábitos de leitura
    Publication . Sousa, Cristina Orlanda Magalhães de; Sousa, Catarina Carneiro de
    O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (MEEVTEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), proporcionou uma formação e qualificação profissional robusta para a prática docente. Este documento está organizado em duas secções complementares. A primeira secção dedica-se à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas I (PES I), II (PES II) e III (PES III). Essas práticas permitiram uma imersão profunda nas atividades pedagógicas, onde a observação, a participação e a reflexão crítica sobre as dinâmicas de sala de aula foram essenciais para a construção de uma identidade docente sólida. A segunda secção descreve o projeto de investigação que teve como objeto de estudo a questão central: em que medida as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica podem despertar hábitos de leitura nos alunos? Para responder a esta pergunta, foram traçados objetivos específicos e realizada uma revisão da literatura sobre o tema, definindo conceitos, pedagogias e metodologias ativas lecionadas na expressão artística no 2º ciclo, com o intuito de contribuir para o despertar dos hábitos de leitura. A metodologia de investigação escolhida reflete o grande desafio implícito no tema de estudo, uma vez que procuramos, através da arte, promover a consciencialização e mudança de um comportamento social. Optou-se pela investigação-ação baseada na arte, seguindo um modelo de investigação artística conhecido como a/r/tograpia. Este método permitiu uma participação ativa dos alunos em todo o processo, bem como uma diversidade na recolha de dados. O estudo foi realizado na PES III, com a implementação de um Projeto de Intervenção Artística e Tecnológica, uma unidade de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET), denominado "Narrativas Visuais". Através da Gamificação, Magic Art’s Game, procurou-se transformar a sala de aula num espaço dinâmico, motivador e personalizado. Para a realização das atividades, foi selecionado o conto "A Menina do Mar" da ilustre autora Sophia de Mello Breyner Andresen. Através deste conto, foi possível explorar a ligação entre literacia visual e leitura, duas linguagens essenciais para o desenvolvimento pedagógico na arte, enquanto forma de expressão universal e para a formação psicossocial dos alunos. Este estudo culminou com a análise dos dados recolhidos e conclusões, demonstrando que a integração da literacia visual e das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas incentiva hábitos de leitura, promove uma aprendizagem significativa e envolve os alunos.