ESEV - DCDM - Teses de doutoramento (após aprovadas pelo júri)
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- A escola, a família e os contextos na formação para o lazerPublication . Eira, Paulo; Garcia, Rui; Pereira, AntoninoA escola, a família e os contextos na formação para o lazer incorpora e reinterpreta o significado do tempo livre na aceção de tempo liberto. Nesta investigação, procura-se definir a utilização subjetiva deste tempo. Identificamos, nesta prática, alguns fatores associados ao fenómeno das atividades desportivas, culturais e recreativas da população jovem, bem como o modo como é experienciado na contemporaneidade. Caracterizamos o processo de personalização do tempo livre fixado na visão tripartida: práticas, aspirações/interesses e representações. Para tal, constituímos seis pontos na revisão da literatura, ao longo dos quais fomos descrevendo pressupostos teóricos e conceções dos contextos implicados na formação para o lazer da população jovem. Considerámos, como vetores determinantes, neste percurso, os pais, jovens a frequentar o 12.º ano de escolaridade e os diretores de duas escolas do ensino secundário do distrito de Viseu: Escola Secundário Alves Martins (Viseu) e a Escola Secundária de Latino Coelho (Lamego). Concebemos três guiões de entrevistas semiestruturadas que aplicámos a estes três grupos: individuais (jovens e diretores das escolas) e grupal (aos pais) organizada em função das mesmas categorias, definidas a priori. A partir deste triângulo, construímos o corpus deste estudo, cujas entrevistas, depois de transcritas, foram analisadas com o objetivo de estudar as atividades preferenciais dos jovens nos tempos de lazer, dentro e fora da escola, assim como os fatores que influenciam a consecução dessas mesmas atividades. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1. O tempo livre representa para o grupo de jovens estudado um espaço de livre arbítrio para se fazer o que mais se gosta e representa o tempo passado fora da escola. O grupo de Viseu menciona mais o primeiro item enquanto que o grupo de Lamego menciona mais o segundo item; 2. Ao nível das práticas de lazer, o futebol marca diferença entre os indivíduos do sexo masculino e feminino, assim como o ir às compras e fazer caminhadas é uma atividade marcadamente feminina; 3. A televisão e os computadores continuam a ocupar uma parte significativa dos tempos livres dos jovens de ambos os sexos, não havendo diferenciação; 4. Os clubes na escola assumem um papel fundamental na formação integral dos jovens; 5. O desporto é considerado, por todo o universo do grupo estudado, uma mais-valia, pelos valores que a si vincula, na formação da personalidade dos jovens; 6. A influência parental, ao nível das práticas de lazer, é muito importante para os jovens numa fase inicial, passando depois a ser o grupo de amigos o foco de maior interesse e influência; 7. Os pais e diretores das escolas defendem, como primordial, uma conjugação de esforços entre família e escola na educação para as atividades de tempo livre, como forma positiva de formar os jovens integralmente.
- Análise Institucional das Organizações Desportivas - A Intencionalidade Desportiva das Autarquias do Distrito de ViseuPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Figueiredo, Abel; Fernandes, António José SerôdioRESUMO A importância do estudo das organizações enquanto entidades sociais de desenvolvimento humano e como agentes fundamentais da mudança e da evolução, ou seja, enquanto verdadeiras instituições, conduz à necessidade da sua investigação no contexto do Desporto, na medida em que as instituições podem constituir, neste âmbito, um motor de desenvolvimento ou, ao invés, caso não sejam devidamente compreendidas, criar entraves ao progresso desportivo. O presente estudo pretende estabelecer um modelo, num contexto não utilizado com frequência, numa visão institucional desportiva, a qual aufere da intencionalidade desportiva dos seus atores, os quais se tornam o objeto da nossa pesquisa, uma vez serem estes intérpretes sociais que atribuem um significado e função específica ao Desporto. O objetivo principal da investigação consiste na construção e validação de um modelo de análise institucional Mesoscópica que modele o quadro intencional de comunidades desportivas e o seu propósito subsiste nos processos de validação de conteúdo (por pares de especialistas) e de validação fatorial, assim como ao estudo da fidelidade, através da análise da sua consistência interna. A nossa população contempla as comunidades desportivas intencionais das 24 organizações desportivas autárquicas do distrito de Viseu, com diferentes funções nas respetivas estruturas hierárquicas. Os resultados obtidos no processo de validação revelaram a extração de uma solução final constituída por três factores que agrupam 31 itens e comportam índices aceitáveis de validade e fidelidade o que, de acordo com o modelo inicial interpretativo, verifica a possibilidade de analisar institucionalmente as organizações desportivas, enquadrando e caracterizando as intenções das comunidades desportivas nos seus respetivos contextos.
- A Institucionalização do Karaté - Os Modelos Organizacionais do Karaté em PortugalPublication . Figueiredo, AbelO objecto de estudo desta investigação é a materialização institucional da motricidade humana no desporto. Situado no âmbito da Gestão do Desporto, e mais especificamente na Análise Institucional do Desporto, identifica-se o rasto sociológico da complexificação da institucionalização das comunidades intencionais nas Artes Marciais e Desportos de Combate, e no karaté, estudando a sua cultura. O método utilizado no percurso da institucionalização das Artes Marciais e Desportos de Combate e do Karaté foi a recolha e confrontação de dados bibliográficos (fontes primárias e secundárias). Na dinâmica em Portugal utilizou-se a entrevista a pioneiros intervenientes na fundação institucional. Na recolha empírica, o método principal foi a observação indirecta através do inquérito por questionário aplicado a Presidentes de Federações de diversos países, entre os quais Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Itália. O autor conclui com o estabelecimento de um modelo pentadimensional de análise mesoscópica (entre a microscópica e a macroscópica) onde se identifica um nível técnico e político assim como um nível vertical e horizontal, fundamentando a sua análise complexa e total na dimensão circular que denomina como transversal.