RE - Número 38 - Junho de 2010
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Recent Submissions
- Reflexão sobre vivência de cuidados paliativos: óscar e a senhora cor-de-rosaPublication . Silva, Ernestina MariaComo professores de enfermagem e com o desejo de levarmos os estudantes a desenvolverem competências no domínio da prática profissional, ética e legal, fomentando o espírito de reflexão ética que, face a uma situação particular, lhes permita agir sempre no respeito pela humanidade do outro, utilizamos frequentemente como estratégias pedagógicas a reflexão e a discussão de casos, entre eles o livro Óscar e a senhora cor-de-rosa, de Eric Emmanuelle Schmitt. Como refere Neves (2003: 36), “porque a reflexão bioética se aprofunda e a prática se revoluciona”, reportamos de grande importância partilhar a vivência de Óscar e da Vóvó-Rosa. É uma obra simples e fabulosa que levanta questões da prática quotidiana dos que cuidam e tratam de crianças com doença terminal. Com a sua leitura sentimo-nos envolvidos e retiramos aprendizagens profundas que evocam e preservam a ligação com o vivido, registando como aspectos fundamentais as seguintes questões éticas: O confronto com a doença e o encontro com a finitude; a verdade da informação e a conspiração do silêncio; a valorização da vida e a espiritualidade projectada numa fé; os afectos, o humor e a fantasia como eufemismos para enfrentar a morte. É nosso objectivo reflectir sobre os desafios dos cuidados paliativos pediátricos, contribuir para a construção de um pensamento ético coerente no zelar pelo respeito da dignidade humana, e também contribuir para a compreensão da vivência da criança doente no hospital e seu confronto com a morte, através do sentido e do vivido por uma criança com leucemia.
- Cuidados no alívio da dor: perspectiva da parturientePublication . Rocha, Ana; Monteiro, Cláudia; Ferreira, Manuela; Duarte, JoãoO medo da dor do trabalho de parto é algo que apavora muitas mulheres e as condiciona de forma negativa para o momento mais importante das suas vidas. Sendo a maternidade um processo complexo e de alto significado para a futura mãe, com relevância para o período que antecede o parto e o próprio parto em si, pensa-se ser de extrema importância conhecer a percepção da parturiente sobre a assistência de enfermagem recebida, no que respeita aos cuidados para o alívio da dor, ou seja, perceber a importância que essa mesma assistência tem para quem a recebe. Assim, com este estudo quis-se conhecer a opinião das parturientes acerca da satisfação das suas expectativas face aos cuidados no alívio da dor em trabalho de parto. Pretendeu-se também saber em que medida os factores obstétricos poderão influenciar as expectativas e a percepção desses cuidados. Além disso, procurou-se ainda saber se as expectativas face aos cuidados para o alívio da dor são ou não preditivas da percepção das parturientes.
- Ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis na infânciaPublication . Aparício, GraçaAs doenças relacionadas com a alimentação são hoje consideradas um grave problema de saúde pública, cujas causas e consequências têm sido amplamente estudadas. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família e todo o contexto sociocultural onde as refeições ocorrem, um papel determinante no processo de formação dos hábitos alimentares da criança, tendo estes grande probabilidade de prevalecerem na vida adulta. Com este artigo pretendeu-se, através duma revisão da literatura, reflectir sobre a alimentação no período infantil, seus determinantes e processo de aprendizagem, com base nas várias evidências dos autores, bem como definir algumas linhas orientadoras para uma boa prática de promoção da saúde alimentar no ambiente familiar.
- Atitudes do enfermeiro em contexto de ensino clínico: uma revisão da literaturaPublication . Cunha, Madalena; Ribeiro, Olivério; Vieira, C.; Pinto, F.; Alves, L.; Santos, R.; Martins, S.; Leite, S.; Aguiar, V.; Andrade, V.Com o decorrer do Ensino Clínico torna-se crucial compreender de que modo as atitudes dos enfermeiros influenciam o desempenho dos alunos. Cuidados de excelência só podem ser assegurados com a passagem de testemunho do Enfermeiro para o aluno. Nesta linha, as atitudes que os enfermeiros supervisores apresentam, tornam-se o “espelho” e o reflexo do futuro profissional. O supervisor tem a capacidade de melhorar a qualidade da formação do estudante, sendo que este tem o dever de ser o catalisador da mudança. Um processo interactivo e dinâmico facilitador da aprendizagem experiencial que permite a melhoria e a continuidade dos cuidados.
- Representação socioprofissional dos enfermeiros - percepção dos utentesPublication . Martins, Mónica; Dias, MariaEste artigo pretende apresentar alguns resultados obtidos numa pesquisa, efectuada no âmbito do mestrado em Gestão da Saúde, subordinada ao tema – A imagem dos enfermeiros percepcionada pelos doentes que cuida: Representações socioprofissionais dos enfermeiros. A enfermagem tem vindo a assumir ao longo da sua história um papel preponderante em múltiplos domínios de intervenção na área da saúde. Tem procurado responder aos desafios de partilhar experiências que possam de algum modo contribuir para firmar a identidade específica e o desempenho da profissão. De facto, assumindo um lugar cada vez mais distinto, a enfermagem tem-se afirmado como uma profissão em rápida mudança acompanhando a evolução científica e tecnológica. Considerando a enfermagem, esta é também investigação que surge em contexto de trabalho, despertando o tema tratado grande interesse, pois permitiu aceder a diversas imagens e representações do que é ser enfermeiro do ponto de vista dos utentes que cuida. Portanto, o principal objectivo era compreender a imagem socioprofissional do enfermeiro enquanto profissional de saúde. O estudo empírico baseou-se na realização de 210 questionários aplicados através de entrevistas aos doentes internados nos serviços de Cardiologia e Ortopedia do Hospital São Teotónio de Viseu. Pelos resultados do estudo podemos constatar que a valorização da prática profissional e ética, a prestação e gestão de cuidados, as relações interpessoais e o desenvolvimento profissional, não variam significativamente com a idade, com o estado civil, com o tempo, com o número de internamentos e o motivo de internamento, nem em função do serviço onde os utentes estiveram internados. Podemos ainda constatar que nestas dimensões são valorizadas de modo significativo pelos utentes a competência, a simpatia, sendo também reconhecida a importância do conhecimento como uma característica da maior competência do enfermeiro. No decorrer deste artigo encontram-se alguns resultados que emergiram das respostas obtidas e que nos parecem evidenciar, por um lado, a importância reconhecida à enfermagem, e, por outro, a representação e a imagem positiva que os utentes têm do enfermeiro.
- Os idosos e as actividades de lazerPublication . Martins, RosaA prática e o desenvolvimento de actividades de lazer têm-se revelado na vida dos homens como um factor de crucial importância. O lazer, além de contribuir para um melhor estado de espírito dos cidadãos, pode, no caso dos mais velhos, amenizar os efeitos decorrentes do processo de envelhecimento. Contudo, os idosos parecem não atribuir ao lazer grande importância para as suas vidas e, quando isto não é vivenciado, as causas prendem-se com a falta de condições e/ou oportunidades. Mas é através de actividades espontâneas e naturais que podemos perceber a relação entre o indivíduo e o lazer, bem como a influência deste na auto-realização e na melhoria da qualidade de vida. Nesta perspectiva, pretendíamos identificar o tipo e intensidade de actividades de lazer praticadas pelos idosos, residentes no domicílio ou em instituições, bem como predizer a sua influência na qualidade de vida. A pesquisa concretizou-se através de um estudo epidemiológico transversal do tipo descritivo e centrou-se numa amostra de 673 idosos, residindo 336 no seu domicílio e 337 em instituições.
- Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um Estudo com Estudantes do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de ViseuPublication . Cruz, Carla; Pinto, José; Almeida, Mariline; Aleluia, SoraiaIntrodução: A ansiedade é uma experiencia emocional em função da previsão de situações futuras ou em presença de situações consideradas como desagradáveis para o individuo. Ao longo do percurso académico o estudante é confrontado com situações geradoras de pressão psicológica e ansiedade. Como estudantes do Ensino Superior, decidimos avaliar o nível de Ansiedade dos estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e Identificar algumas variáveis que influenciam o comportamento ansioso. Material/Métodos: Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985); Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE (Spielberg et al, 1970), traduzido e validado por (Biaggio e Natalício, 1979). Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, retrospectivo. A amostra é constituída por 107 estudantes, com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos, do 4º ano da Escola Superior de Saúde de Viseu. Resultados: Os scores de IDATE variam entre 21 e 80 (χ = 41.7; s = 11.9) para a ansiedade - estado e entre 23 e 65 (χ = 40.8; s = 9.8 ) para a ansiedade – traço. O auto conceito associou-se com a Ansiedade (A-Estado: r= 0.375 p=0.000 e A-Traço: r=0.425 p=0.000) inferindo-se que quanto menor o auto conceito maior é a ansiedade. Considerou-se a existência de uma associação significativa entre ansiedade e apresentação oral de trabalhos; dias anteriores a frequência; dia da frequência e duração de ensinos clínicos. A associação entre expectativas futuras e ansiedade revelou-se significativa no que concerne: exercer a profissão logo após a finalização do curso; o curso possibilitar a realização profissional e por fim concretizar os objectivos a curto prazo. Conclusões: O estudo permitiu concluir que 52.3% dos estudantes de Enfermagem se encontram no nível II de ansiedade (moderado), tanto para a ansiedade – estado como para a ansiedade – traço e 27.1% no nível I (baixo) e possuem valores de auto-conceito, superiores á media (76.0).
- Avaliação da prática da educação para a saúde na área da sida nos cuidados de saúde primáriosPublication . Chaves, Cláudia; Duarte, João; Ferreira, Manuela; Dionísio, RuiEntre múltiplos problemas que hoje afectam o utente infectado pelo VIH/SIDA, emerge uma questão de fundo relacionada com a sua interacção com os serviços de saúde primários, sobretudo as atitudes e comportamentos dos profissionais de saúde em relação aos utentes infectados, e a informação e conhecimentos que os profissionais de saúde detêm em relação à SIDA, que influenciam negativamente ou positivamente, de acordo com os contextos, a forma como eles são tratados na nossa sociedade, remetendo-os para uma posição desfavorável. Foi nosso desejo podermos, de alguma forma, contribuir para a consciencialização sobre o potencial dos profissionais de saúde, como agentes educativos, no âmbito da educação para a saúde na área da SIDA. Apontam-se, nesta pesquisa, alguns factores (sócio-demográficos, profissionais, cognitivos e psicológicos) que, de forma diferenciada, afectam a educação para a saúde na área da SIDA. A investigação realizada foi principalmente de tipo quantitativo (descritivo e correlacional), tendo sido precedida de uma análise de 18 entrevistas semi-estruturadas a profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) a exercer funções em Centros de Saúde do distrito de Viseu, na qual se baseou a identificação das dimensões e temáticas da educação para a saúde no âmbito da SIDA mais comuns ou expressivas e a construção dos 59 itens da versão inicial da “Escala da Educação para a Saúde” que foi utilizada para medir a variável central. O estudo subsequente baseou-se numa amostra de 190 profissionais de saúde (143 enfermeiros e 47 médicos) de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 22 e 66 anos, a exercer funções nos Centros de Saúde. Dos resultados salienta-se a confirmação empírica da estrutura multidimensional da prática da educação para a saúde, próxima da estrutura de derivação racional baseada na literatura, atestando a complexidade e a abrangência da educação para a saúde no âmbito da SIDA. Por sua vez, os resultados indicam esta actividade como uma experiência subjectiva, não sendo exclusivamente explicada pelas atitudes e comportamentos perante a SIDA. As variáveis de atributo sexo e nível sócio-económico, assim como as variáveis de caracterização profissional, tempo de exercício, vínculo e categoria profissional, e, ainda, as variáveis cognitivas, formação e informação sobre SIDA, não se evidenciaram como relevantes, tendo sido preditoras da educação para a saúde a idade e o auto-conceito no total. Os resultados apontam, assim, a complexidade da prática da educação para a saúde no âmbito da SIDA, devendo as variáveis acima referidas ser tomadas em consideração para uma prática mais intencional e eficaz.
- Contributos da psicanálise para a educação e para a relação professor - alunoPublication . Franco, Vítor; Albuquerque, CarlosA Psicanálise trouxe uma nova forma de olhar a criança e a infância. O maior contributo de Freud, para os profissionais da educação, reside no facto de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância, que contrasta fortemente com a crença vitoriana de que o mau comportamento ou os problemas de personalidade da criança eram o resultado do pecado original, só corrigíveis por uma disciplina severa e rígida (Fontana, 1986). Ao longo dos últimos cem anos, a Psicanálise teve um papel incontornável na compreensão do funcionamento mental e, inevitavelmente, os seus contributos foram sendo progressivamente integrados no domínio educativo. Este artigo centrar-se-á sobre a descrição deste contexto.
- A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinarPublication . Jales Ribeiro, Esperança; Oliveira, Catarina; Pereira, Célia; Felgosa, Diana; Nunes, VivianeA Escola assume um papel cada vez mais significativo na vida dos jovens, propondo-se garantir uma educação integral a todos os que acolhe, independentemente da sua proveniência ou características. A necessidade imperiosa de responder aos desafios provocados pelas mudanças sociais “exige-lhe” uma desmedida ambição pedagógica; trata-se de chegar a todos, esbater desigualdades, contribuir para um processo de igualdade de oportunidades. Torna-se, pois, imprescindível dotar a escola de meios que possam servir tão grandes exigências, cada vez mais próximas do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial, que apresentamos, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental da figura do Professor Tutor, cujas competências e perfil foram legislados desde o princípio da década de noventa. Uma das formas possíveis de perspectivar o papel do Professor Tutor passa por enquadrá-lo no que designamos de Equipa Multidisciplinar de Actuação Imediata (EMAI) constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Assistente Social e Educador Social, para além dos profissionais da estrutura da organização do sistema educativo (caso do director de turma). Depois de identificadas algumas das funções de cada elemento, apresentar-se-á uma proposta de acompanhamento tutorial, em contexto escolar, cuja missão deverá terminar com a maioridade do menor sinalizado ou no momento do seu ingresso no mundo de trabalho. Esta equipa deverá, ainda, para cumprimento dos seus intentos, interagir com a família do menor e com as redes sociais de apoio local, de forma coordenada, no sentido da promoção de acções de carácter preventivo e interventivo no âmbito do plano de acção tutorial definido.