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Gouveia Antunes, Sandra Maria

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  • A importância das Instituições de Ensino Superior – o caso da ESTGL
    Publication . Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    As instituições de ensino têm como principal incumbência fazer cumprir o artigo 26ª da Declaração Universal dos Direitos Humanos e estão, por isso, obrigadas a cumprir o desafio que têm inerente à sua missão. Mais do que qualquer outra atividade institucionalizada, é a educação o setor que mais pessoas envolve. Fonte de desenvolvimento social e económico incontestável, as Instituições de Ensino Superior têm como principal objetivo a qualificação de alto nível de todos os que as frequentam e são, por isso, responsáveis por melhorar as competências e preparar os jovens para a vida ativa. Inserida na região de Lamego, a ESTGL, uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu, é uma instituição de ensino superior igual a tantas outras neste país que pretende cumprir a missão para a qual foi criada e é uma fonte de desenvolvimento social e económico da região de Lamego. Este artigo tem como objetivo refletir em relação à missão das instituições do ensino superior e à evolução da ESTGL desde que entrou em funcionamento, no ano letivo de 2000/2001, até aos dias de hoje.
  • Educação e mediação intercultural: Experiências e práticas de formação e investigação
    Publication . Caetano, A.; Freire, I.; Hortas, M.; Pinheiro, M.; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    Com base na comunicação que este grupo de investigadoras realizou nas primeiras Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural “Entre Iguais e Diferentes a Mediação Intercultural”, apresentamos, sucinta-mente, alguns projetos de investigação, formação e intervenção educativa, em que temos estado envolvidas nas nossas instituições, e nos quais a mediação constituiu uma componente relevante. Adotamos aqui um conceito abrangente de mediação, considerando dispositivos, contextos, protagonistas e interações que concorrem para o desenvolvimento de processos de comunicação e de aproximação entre pessoas, grupos e/ou comunidades, no sentido da transformação pessoal e social, da emancipação e da coesão social. É por isso que nalguns casos os projetos foram (ou são) mais focados na mediação de conflitos, noutros na mediação cultural e noutros ainda na mediação intercultural e comunitária. Também os campos de ação e investigação em que estes projetos tiveram lugar podem considerar-se diversos. Alguns deles têm o seu foco no campo da formação, por vezes em articulação com a investigação, e outros no campo da ação socioeducativa, integrando processos de investigação, designadamente de investigação-ação e de etnografia crítica. Pensamos ser esta uma oportunidade para promover a divulgação destes projetos, favorecer o reconhecimento das nossas áreas de interesse e encontrar possíveis sinergias para o desenvolvimento de projetos comuns.