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  • Infográficos no webjornalismo: um modelo independente de transmissão da notícia online
    Publication . Pereira, Alexandre André Santos; Monteiro, Jean Carlos da Silva; Lobo, Juliana
    Este artigo propõe investigar a utilização da infografia como modelo independente de transmissão da notícia na web. O estudo explora a produção e a distribuição de conteúdo noticioso por meio da criação de infográficos como produto jornalístico independente, através da análise de dois infográficos publicados no Nexo Jornal, uma plataforma brasileira de notícias online. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória que, por meio de levantamento bibliográfico, aborda o webjornalismo, suas gerações, linguagens e novos modelos de produção jornalística. Verificou-se que o Nexo Jornal utiliza infográficos de forma independente, possibilitando a transmissão visual do conteúdo noticioso aos seus leitores, muito embora não demande de todas as potencialidades que esse formato de publicação oferece.
  • Digital Communication Strategy and Tourism: Examining Spanish Media Coverage About Portugal as a Tourist Destination
    Publication . Veríssimo, Medéia; Lobo, Juliana; Martínez Hernández, Ángela; João Vidal Carvalho; António Abreu; Pedro Liberato; Alejandro Peña
    Online media can influence tourists’ decisions and help build the image of destinations, so monitoring media coverage is a crucial aspect of tracking a destination’s reputation and evaluating the effectiveness of a digital communication strategy. Considering the relationship with international media is part of the Portuguese communication strategy to project its destination image and increase awareness in priority markets, this paper examines Spanish media coverage about Portugal as a tourist destination. For this purpose, the present study scanned Spanish online news over one year, identifying 81 mentions. Different types of online sources (e.g., news portals, online magazines, blogs, and Websites) were analyzed and then described based on several indicators, such as geographic reach, media names, type of coverage, and key messages. Results point to the fact that, although Portugal has been making online media efforts to reinforce its image as a diversified destination in terms of products and places, Spanish media coverage still associates Portugal with sun and sea tourism, mainly referring to destinations such as the Algarve. Therefore, this study aims to bridge the gap between theory and practice by discussing the relevance of digital media to tourism and describing the case of a destination communication strategy.
  • Estratégias institucionais da Universidade de Aveiro (Portugal) em plataformas digitais durante a pandemia de COVID-19
    Publication . Lobo, Juliana; Pinto, Pâmela; Antunes, Maria; Luiziane Silva Saraiva; Orlando Costa Gonçalves Júnior; Paulo Henrique Leal Soares; Ricardo Ferreira Freitas
    Este estudo se propõe a identificar as estratégias de comunicação utilizadas pela Universidade de Aveiro (UA), localizada em Portugal, para dialogar com os seus stakeholders nos primeiros meses da pandemia de COVID-19 de 2020. Pretendeu-se mapear os públicos para os quais foram destinadas as ações comunicacionais e apontar as ferramentas digitais utilizadas pela universidade para alcançar o seu público-alvo. A questão de partida da pesquisa foi como a UA utilizou as plataformas digitais para se comunicar com seus stakeholders, entre março a junho de 2020, na pandemia da COVID-19? Parte-se da hipótese de que a UA priorizou ferramentas externas de diálogo para repassar informações ao público.
  • Plataformas digitais, cultura audiovisual e memória: os festivais de cinema do Norte e Nordeste do Brasil
    Publication . Lobo, Juliana; Ramos, Januária Oliveira; Antunes, Maria João
    This paper aims at discussing the role of digital platforms in preserving memory and in recording information related to film festivals to users. The study is based on the systematization of film festivals that are held on a regular basis in the North and Northeast regions of Brazil and reviews the integrated digital platforms (websites, Facebook pages, blogs etc.) of each festival. Data analyzed was retrieved from the National Film Agency (ANCINE) and the Kinoforum Guide. Final sample mapped 66 film festivals or exhibitions in all nine states of the Northeast region and 12 events in six states of the North region. Netnography was used as a method to analyze digital environments that host information about the film festivals, considering for that purpose, four categories of analysis: updating content, search resources, types of interaction and elements of memory. The provision of online information demonstrated that digital media is still underutilized by festivals and cinema promoters, mainly due to an elementary use of digital platforms resources.
  • Comunicação digital e estratégia de redes sociais em hotelaria: o caso da rede Marriott International.
    Publication . Veríssimo, Medéia; Lobo, Juliana; Bruno Carriço Reis; Ana Paula Castela
    O turismo é uma indústria globalizante e um fenómeno, tanto a nível económico como social. É, assim, importante saber o que motiva, nos dias de hoje, os indivíduos a um trânsito permanente. Este nomadismo intermitente, onde cada chegada projeta nova partida, interpela-nos no sentido de percebermos que critérios são tidos em conta para a eleição de um dado destino turístico (em detrimento de tantos outros). Num mundo em que o turismo experiencial se afirma cada vez mais, as redes sociais contribuem para aumentar o valor da experiência dos viajantes, tanto relativamente aos destinos turísticos como aos hotéis, sendo que os agentes do negócio das viagens apostam cada vez mais no Marketing Digital.
  • A internacionalização da educação superior: relações de aproximação entre Brasil e Portugal
    Publication . BASTOS, J. A.; Lobo, Juliana
    Com a globalização, a relação entre as universidades se tornaram mais complexas criando novas conexões, consolidando uma agenda de cooperação internacional, com a transferência de conhecimento cada vez maior, o que torna imperativo compreender o entrelaçamento destas diferentes culturas. Este artigo vem compreender e identificar algumas estratégias e ações no âmbito da internacionalização relatados, por alunos de graduação e pós graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. Para além da revisão bibliográfica que demarca o campo das políticas de internacionalização das IES brasileiras, este estudo também contemplou, a realização de entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020. Entende-se que a realização deste estudo nos permite compreender melhor as contradições que marcam o contexto da internacionalização das IES brasileiras e estrangeiras, desvelando dificuldades e desafios.