Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Projecto de criação de um curso superior de turismo na escola superior de tecnologia de Viseu.
    Publication . Simões, Alfredo; Antunes, Joaquim; Abrantes, José Luís
    O turismo alcançou uma dimensão que o coloca a par das actividades económicas mais relevantes, prevendo-se que na próxima década se transforme na maior indústria a nível mundial. A dimensão que já atingiu, as suas características peculiares, os efeitos que provoca e as relações que estabelece, transformam-no numa das actividades que melhor pode protagonizar e impulsionar o desenvolvimento económico a nível nacional, regional e local (Cunha, 1994). A Região Centro de Portugal, área de influência da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), dispõe de grandes potencialidades que podem ser aproveitadas do ponto de vista turístico, sendo necessário, para tal, criar e melhorar as infraestruturas do sector e apostar fortemente nos Recursos Humanos.
  • Investir na região de Viseu - Promover a indústria e acelerar o desenvolvimento
    Publication . Simões, Alfredo; Abrantes, José Luís; Batista, Rui; Antunes, Joaquim; Santos, Dulce
    No contexto da Região Centro, o Distrito de Viseu e, em particular, a parte centro-sul "Dão-Lafões" ocupa um espaço próprio com características que fazem deste território um lugar de charneira entre o Interior e o Litoral beirão. Os movimentos demográficos e a actividade empresarial são bem a prova de que estamos em presença de uma realidade sócio-económica distinta e de transição dentro do espaço regional mais amplo.
  • Procura de Formação de Nível Superior no Concelho de Viseu.
    Publication . Simões, Alfredo; Santos, Dulce; Antunes, Joaquim; Abrantes, José Luís
    As escolhas vocacionais dos alunos, após a escolaridade obrigatória, encaminham-se, cada vez mais, para a formação de nível superior. As instituições que oferecem esta formação têm hoje um papel determinante a nível global, dado que o aumento das habilitações escolares/académicas da população constitui um dos principais indicadores de desenvolvimento humano e, portanto, de desenvolvimento global sustentado (Murteira, 1993). A nível local, essas instituições conseguem fixar nas suas regiões recursos humanos qualificados os quais se constituem como elementos promotores do desenvolvimento económico e social.