Browsing by Issue Date, starting with "2000-06"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Educação em Ciências: Novas OrientaçõesPublication . Costa, José António MarquesAo pretender apresentar uma panorâmica sobre as tendências actuais no ensino das ciências, forçoso se torna fazer alguma referência acerca do que tem sido o ensino das ciências nas últimas décadas e do seu efeito na aprendizagem dos alunos. Durante muitos anos o ensino das ciências nos diferentes níveis de escolaridade esteve centrado na memorização de conteúdos (factos e leis), na realização de actividades de mecanização e na aplicação de regras à resolução de questões semelhantes às anteriormente apresentadas e resolvidas pelo professor (Costa,1999). Esta visão mecanicista entendia as ciências como um corpo organizado de conhecimentos e regras a aprender e a aplicar sem qualquer ligação com a realidade (Domingos, Neves & Galhardo, 1987).
- A Gestão da InformaçãoPublication . Braga, AscençãoA Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a actividade industrial. A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um factor chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.
- Despacho 112/SERE/SEEBS/93 112 - Inventário das Convicções dos ProfessoresPublication . Mouraz, Ana MariaO Despacho Conjunto 112/SERE/SEEBS/93 de 17 de Junho determina que os alunos, no 1º ciclo do ensino básico, quando retidos, devem acompanhar o seu grupo / turma de referência. Saber o que pensam os professores do 1º CEB acerca dessa disposição legal, e como trabalham com a diversidade existente na sua sala de aula é o problema a que este estudo piloto pretendeu responder.
- EURASHE European Association of Institutions In Higher EducationPublication . Lopes, Rita CastroFoi fundada em 1990 em Patras, na Grécia, e é, hoje, uma organização de peso que lida com os novos desafios da internacionalização da educação no palco europeu- Associação Europeia de Instituições do Ensino Superior (Eurashe). Esta organização, que representa as instituições do ensino superior não-universitário (politécnico e outros sub-sectores equivalentes), tem como objectivo fundamental contribuir para internacionalização destas instituições, a todos os níveis, fortalecendo a sua capacidade de responder de um modo rápido e flexível às necessidades e exigências do novo mercado de trabalho, que tem sido aliás o grande objectivo da "experiência politécnica" um pouco por todo o mundo.
- O Planeamento Territorial como um Instrumento de Política para Operacionalização do Desenvolvimento SustentávelPublication . Cunha, Maria Luísa S. Oliveira eSão várias e diversificadas as definições que podemos encontrar na literatura para o conceito de Desenvolvimento Sustentável: … "É o desenvolvimento que vai de encontro às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de desenvolvimento das gerações futuras." (WCED, 1987) … "Não é um estado fixo de harmonia, mas sim um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direccionamento dos investimentos, as orientações do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais são tornadas consistentes tanto com as necessidades futuras como com as necessidades do presente." (WCED, 1987) … "Pode ser visto como o conjunto de programas de desenvolvimento que vão de encontro aos objectivos de satisfação das necessidades humanas sem violar a capacidade de regeneração dos recursos naturais a longo prazo nem os padrões de qualidade ambiental e de equidade social." (Bartelmus, 1994) … "Deve reconhecer os factores sociais e ecológicos, assim como os factores económicos, da base de recursos vivos e não vivos e das vantagens e desvantagens de acções alternativas tanto a longo como a curto prazos." (IUCN, 1980; Gardner, 1989) … "É compreendido como uma forma de mudança social que acrescenta aos tradicionais objectivos de desenvolvimento o objectivo da obtenção da sustentabilidade ecológica." (Lelé, 1991)
- Programa FOCO - A Opinião dos Professores é Importante ... Resultado de um Inquérito Feito aos Professores da Zona de Influência da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Ribeiro, AntónioA institucionalização da formação contínua de professores consignada na Lei de Bases do Sistema Educativo Português em 1986 e institucionalizada em 1992, começa a ser entendida pelos seus principais intervenientes, os professores, como mais uma medida tendente a melhorar as condições em que decorre todo o processo ensino/aprendizagem. Confrontados com uma carreira onde a progressão não dependia apenas do tempo de serviço mas, em grande medida, da obtenção de unidades de crédito, chegou-se a suspeitar que a obrigatoriedade de frequentar acções de formação iria constituir apenas e só, mais um processo para obstaculizar tal progressão.
- Conflitos Conjugais e a EstatísticaPublication . Henriques, Carla; Duarte, FernandoNesta sessão pretendíamos "jogar" com a Estatística, criando um cenário fictício que possibilitasse a aplicação de algumas técnicas da inferência estatística
- The Feminine Landscape in Leslie Marmon Silko's CeremonyPublication . Costa, Ana Maria Marques daWhenever one sets out to read or analyse a novel or tale by an Indian writer, one must bear in mind that the basic reality experienced by tribal peoples and by Western peoples is not the same, and therefore Indian American literature will reflect basic assumptions and beliefs about the Universe which the western reader may not identify or be familiar with. As a matter of fact, western cultures tend to separate the material from the spiritual and supernatural, while for the American Indians the material and spiritual are different expressions of the same reality.
- Creta: Despojos Acumulados do TempoPublication . Cunha, Vasco Oliveira ePelas quebradas de vertigem das Lefka Ori, das Montanhas Brancas (1), e pelos planaltos altaneiros de Lasithi (2) de Creta ecoou a fúria insana de Kronos (3), a tentativa desesperada de furtar a Rhea (4), sua irmã e esposa, o filho terceiro, Zeus, acabado de nascer numa caverna do Monte Idi (5) com a ajuda dos espíritos e dos deuses, dos Daktyloi Idaiou (6), tantos quantos os dedos das mãos humanas. Para o devorar, como fizera aos irmãos, Hestia (7) e Deméter (8), e como faria depois a Hera (9), a Hades(10) e a Poseidon (11). Para que se não cumprisse a profecia de Gaia, a mãe Terra, e de Urano (12), os pais de Rhea, de que um dia o pai do tempo seria destronado por um dos seus próprios filhos (13).
- Relatório da Formação Contínua de Professores 98Publication . Ribeiro, AntónioEscrever sobre formação de professores pressupõe que se identifiquem algumas das funções que a escola, ao longo dos séculos, tem desempenhado na sociedade contextualizando-as em épocas bem situadas. Um modelo de formação dos professores não pode ser entendido de forma isolada. A escola está, na opinião de Valentini (1979) estreitamente ligada à evolução da sociedade e essa ligação apresenta-se cada vez mais complexa à medida que nos aproximamos dos tempos modernos. Galhardo et al. (1987), afirmam ser um sistema educativo o reflexo da sociedade em que se insere e da prospecção no futuro das linhas mestras da sua evolução. Por seu lado, Pérez Gómez (1992), refere-se à formação de professores como sendo um domínio profundamente dominado e determinado pelos conceitos de escola, ensino e currículo prevalecentes em cada época.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »