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- A iniciação Ć prĆ”tica profissional no curso de Educação BĆ”sica: uma reflexĆ£o sobre a experiĆŖncia da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Menezes, LuĆs; Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, JoĆ£o Paulo; Novais, Anabela; Jales Ribeiro, EsperanƧa; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Rocha, JoĆ£o; Nunes, JoĆ£o; Lacerda, Carla; Rodrigues, CĆ”tiaOs cursos de Educação BĆ”sica (EB) integram, de acordo com a legislação em vigor, uma componente de Iniciação Ć PrĆ”tica Profissional (IPP). A forma de organizar essa componente da formação, embora regulamentada por alguns princĆpios consignados nos documentos legais, Ć© da responsabilidade de cada uma das instituiƧƵes de ensino superior que ministram o curso. Neste artigo, apresentamos um estudo que tem como objetivos: (i) refletir sobre o modelo de organização e funcionamento da componente de formação da Iniciação Ć PrĆ”tica Profissional que implementamos na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); (ii) conhecer as perspetivas dos alunos do curso da licenciatura em Educação BĆ”sica sobre a IPP. Este estudo ocorre no momento em que o terceiro grupo de estudantes estĆ” a terminar o curso de Educação BĆ”sica (2010, 2011 e 2012) e em que os primeiros estudantes terminaram ou estĆ£o a terminar os seus mestrados profissionalizantes no Ć¢mbito da formação de professores e educadores de infĆ¢ncia (cursos que permitem dar seguimento ao curso de EB). O estudo adota uma metodologia de natureza interpretativa. Participam no estudo alunos (finalistas da licenciatura de EB) e diplomados em EB (a frequentar os mestrados de formação de professores). Os dados foram recolhidos atravĆ©s de inquĆ©rito, por questionĆ”rio e por entrevista, e anĆ”lise SWOT. Os resultados do estudo apontam para uma boa aceitação por parte dos alunos do modelo de IPP, reconhecendo a importĆ¢ncia de contactarem com os trĆŖs nĆveis de ensino, em instituiƧƵes educativas diversas. Para alĆ©m disso, valorizam as tarefas desenvolvidas no Ć¢mbito da IPP, assim como o apoio da equipa multidisciplinar.