Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Menezes et al 2014.pdf1.62 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Os cursos de Educação Básica (EB) integram, de acordo com a legislação em vigor, uma componente de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A forma de organizar essa componente da formação, embora regulamentada por alguns princípios consignados nos documentos legais, é da responsabilidade de cada uma das instituições de ensino superior que ministram o curso. Neste artigo, apresentamos um estudo que tem como objetivos: (i) refletir sobre o modelo de organização e funcionamento da componente de formação da Iniciação à Prática Profissional que implementamos na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); (ii) conhecer as perspetivas dos alunos do curso da licenciatura em Educação Básica sobre a IPP. Este estudo ocorre no momento em que o terceiro grupo de estudantes está a terminar o curso de Educação Básica (2010, 2011 e 2012) e em que os primeiros estudantes terminaram ou estão a terminar os seus mestrados profissionalizantes no âmbito da formação de professores e educadores de infância (cursos que permitem dar seguimento ao curso de EB). O estudo adota uma metodologia de natureza interpretativa. Participam no estudo alunos (finalistas da licenciatura de EB) e diplomados em EB (a frequentar os mestrados de formação de professores). Os dados foram recolhidos através de inquérito, por questionário e por entrevista, e análise SWOT. Os resultados do estudo apontam para uma boa aceitação por parte dos alunos do modelo de IPP, reconhecendo a importância de contactarem com os três níveis de ensino, em instituições educativas diversas. Para além disso, valorizam as tarefas desenvolvidas no âmbito da IPP, assim como o apoio da equipa multidisciplinar.

Descrição

Palavras-chave

Perspetivas de alunos Formação de professores Iniciação à prática profissional

Contexto Educativo

Citação

Menezes, L., Figueiredo, M., Gomes, C., Balula, J. P., Novais, A., Ribeiro, E., Silva, A. I., Amante, S., Rocha, J., Nunes, J., Lacerda, C., Rodrigues, C. (2014). A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. R. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.). Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 397-411). Aveiro: UA Editora.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

UA Editor

Licença CC