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  • A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Ferreira, Jessica; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
    Introdução: John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Objetivos: Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar. Métodos: Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Resultados: A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar. Conclusão: Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar.
  • Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEB
    Publication . Rocha, João; Fernando, Martins; Luís, Mota; Sílvia, Espada
    O presente artigo dá a conhecer um estudo enquadrado na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, de que resultou a construção de conhecimento no âmbito da supervisão, tendo como finalidade a identificação da possível emergência de um novo modelo de supervisão nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para tal, estruturámos o artigo, partindo de uma contextualização teórica, a que presidiu a intenção de clarificação das interdependências que guiam o estudo, correspondentes ao tríptico, formação inicial de professores do 1.o CEB, supervisão pedagógica e Prática de Ensino Supervisionada (PES). Salientamos que não foi esquecido, porém, tendo em vista um quadro de referência compreensivo, integrador e construtivista, a alusão, de forma breve, aos modelos de supervisão. Sequencialmente, apresentamos o projeto de investigação, situando-nos no problema e no objetivo do estudo, tomando como questão de partida, quais as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB? e, como principal objetivo, identificar e analisar as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB. Posicionamos, igualmente, o nosso olhar na identificação dos participantes, na metodologia de análise de dados, que nos permitiu atingir o objetivo proposto, uma abordagem qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito por entrevista e; finalizamos, com a apresentação dos resultados e das conclusões do estudo.