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  • DESPORTO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR. ESTUDO COM JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃO
    Publication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, Ana
    Introdução: O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivas revelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos: Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos: O grupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados: Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bemestar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância em qualquer das dimensões trabalhadas. Conclusão: É inegável a contribuição do Desporto no desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desporto e/ou atividade física constitui um importante catalisador para o combate ao abandono da prática desportiva.
  • Sport training, motivation and well-being place. Study with young swimmers
    Publication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, Ana
    Introdução:O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivasrevelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos:Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos:Ogrupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados:Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bem-estar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância emqualquer das dimensões trabalhadas.Conclusão: Éinegável a contribuição do Desportono desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desportoe/ou atividade física constituium importante catalisador para o combate ao abandonoda prática desportiva.
  • Fatores influenciadores na escolha do treino personalizado estudo realizado na cidade de Viseu
    Publication . Bento, F.; Pontes, R.; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre
    O estilo de vida, traduzido em conjuntos de comportamentos e costumes, tem vindo a assumir cada vez mais importância na saúde e qualidade de vida dos indivíduos (Soares, 2015; Bouchard et al.,1990). Tal pressupõe que o conceito de saúde, bem como a sua vivência, sejam transformados em questões de estilos de vida e bem-estar, podendo ser controlada predominantemente por alterações de comportamento dos indivíduos. Neste sentido, o reconhecimento que o exercício físico e o desporto têm na melhoria da condição física, bem-estar e, por consequente, na qualidade de vida do indivíduo, provocou um aumento da procura das diferentes formas e espaços de atividade física e desportiva, ocasionais e/ou institucionalizadas, devidamente organizadas e planeadas (Medeiros, 2015).