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Pacheco Figueiredo, Maria

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  • Animação Livre: uma proposta para uma pipeline e fluxo de trabalho baseados em Software Livre
    Publication . Gonçalves, Nelson A. F.; Figueiredo, Maria Pacheco
    OpenLab ESEV is a project of the Polytechnic Institute of Viseu’s School of Education that aims to promote, foster and support the use of Free/Libre and Open Source Software (F/LOSS), Free file formats and more flexible copyright licenses for creative and educational purposes. This paper presents a description and an evaluation of the pipeline and workflow implemented by OpenLab ESEV to support students' animation work and projects. The presented detailed view and evaluation might be of interest to schools and studios, teachers and independent animators interested in exploring the potential of Free Software alternatives to the standard proprietary software pipeline for animation and media production. The first part of the paper presents information about the workflow and pipeline. The description includes a diagram portraying the workflow, software packages used for different tasks, adopted file formats and chosen copyright licenses. It provides a complete view of the pipeline and workflow, from pre-production to post-production, from the presentation of the initial idea to the distribution of the final work, using finished and ongoing students’ works as real case scenarios. The second part presents a first draft of an ongoing analysis and evaluation of the Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) of the pipeline. We'll share and discuss the results of a SWOT analysis carried out within the project coordination team and students involved with the project as users of the pipeline.
  • Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda
    O presente artigo emerge do projeto educacional EQuIPES – Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, sediado no Instituto Politécnico de Viseu, cujo objetivo principal é caracterizar e contribuir para a qualidade das práticas pedagógicas da comunidade docente desta Instituição do Ensino Superior, com especial enfoque na Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa tem sido amplamente proclamada nos discursos relativos ao Ensino Superior, a nível nacional e internacional. Subsistem, contudo, questões conceptuais e de definição, assim como questões práticas, que se revelam pertinentes. Face à sua preconizada importância no âmbito do Ensino Superior, e centralidade para o projeto EQuIPES, propomo-nos a realizar o seguinte, no presente artigo: (i) explorar a relevância da implementação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior; (ii) identificar e descrever metodologias e estratégias de Aprendizagem Ativa implementadas no Ensino Superior; (iii) analisar o(s) conceito(s) de Aprendizagem Ativa e discernir as suas dimensões-chave; e (iv) avançar com considerações sobre questões em aberto e pontos críticos nesta área, referentes, nomeadamente, a linhas de investigação que poderiam contribuir para o esclarecimento de quem investiga a Aprendizagem Ativa e/ou implementa práticas de Aprendizagem Ativa e, também, a estratégias de apoio à disseminação das práticas orientadas para a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Estes propósitos orientaram uma revisão de estudos publicados sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior que sustenta o presente artigo. Neste âmbito, partindo da premissa de que a Aprendizagem Ativa é aliada da qualidade pedagógica no Ensino Superior, poderá ser crucial acompanhar as/os docentes, por um lado, na reflexão sobre as suas práticas pedagógicas e, por outro lado, na apropriação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa, nomeadamente em projetos associados aos modos de ser docente e de praticar o ser docente no Ensino Superior.