Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Histórias e ideias: aprendizagens significativas com a Literatura para a Infância.Publication . Matos, Isabel Aires; Pacheco Figueiredo, Maria; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosNuma unidade curricular da formação inicial de educadores de infância que corporiza parte da componente Área da Docência, encontramo-nos a desenvolver um projeto multidisciplinar que pretende contribuir para a utilização pedagogicamente relevante e intencional de Literatura para a Infância na área da Matemática. A partir da investigação disponível, sistematizámos argumentos sobre a utilização de Literatura para a Infância como ponto de partida para o trabalho com crianças nas diferentes áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar e construímos uma estrutura de análise do potencial de livros para a promoção de aprendizagens em áreas de conteúdo específicas. Os alunos analisaram livros, selecionados com critérios respeitantes à sua qualidade estética - literária e pictórica, com base nessa estrutura de análise e selecionaram um livro para construírem uma proposta de exploração didática focada nos conceitos matemáticos relevantes identificados. As propostas foram posteriormente implementadas em contexto de estágio em jardim de infância, com crianças dos 3 aos 6 anos. Neste artigo, apresentamos a estrutura de análise construída para apoiar a seleção de livros e a construção de propostas de exploração, focada nas ideias matemáticas presentes nos livros. Para a sua discussão, utilizaremos exemplos extraídos da análise de conteúdo qualitativa dos trabalhos realizados em contexto de sala de aula no ensino superior e em jardins de infância pela turma de 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Discutimos, ainda, o conhecimento de conteúdo necessário para responder à forma como as crianças se apropriam e interpretam as ideias matematicamente presentes em livros que não foram especialmente escritos tendo em vista a aprendizagem nessa área.
- Children and technology: preoccupations, practices and participation in Early Childhood EducationPublication . Pacheco Figueiredo, Maria; Alves, ValterChildren live in a complex world where technology plays different roles and influences several spheres of their existence. Research about the presence and educational impact of technology in childhood reveals several challenges. A particular challenge is connected to the need for a high-quality pedagogy regarding technology in Early Childhood Education. This paper contributes to that discussion from a Portuguese perspective. The pedagogical and curricular framework for Early Childhood Education in Portugal supports a significant use of technology in the daily practice and in children’s play. In this context, the paper explores three main axes to understand a high-quality pedagogy for using technology with children in educational contexts: technology presented as a tool with socially authentic practices; technology as supporting multiple languages that are relevant for children to understand the world around them; and technology as an arena for children’s participation. Each axis is supported by the analysis of specific projects developed locally at the School of Education. The projects were selected for highlighting tenets of each axis. Each axis is also connected to the three content areas of the Portuguese Curricular Guidelines and to dimensions of a sociocultural pedagogy for Early Childhood Education.