Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Caracterização dos teores de gordura dos leites de ovelha e de cabra na sub-região das Beiras e Serra da Estrela: análise espacial e temporalPublication . Brito, Manuel; Lemos, CarlotaIntrodução: O leite e seus derivados são alimentos versáteis, facilmente consumidos e com recomendações de ingestão na Roda dos Alimentos, variando a sua composição nutricional de acordo com a espécie. No contexto dos leites de ovelha e de cabra, os teores de gordura revestem-se de primordial importância principalmente na produção de derivados, gerando a sua produção e transformação uma vantagem competitiva no território das Beiras e Serra da Estrela. Objetivos: Analisar as diferenças dos teores de gordura dos leites de ovelha e de cabra, para os municípios do território das Beiras e Serra da Estrela, com aplicação de técnicas de estatística espacial e temporal. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos aos indicadores de teor de gordura dos leites de ovelha e de cabra recolhidos por município de 2003-2017 e a Carta oficial Administrativa oficial da DGT (CAOP, versão 2018). Os SIG foram utilizados como ferramenta de análise e geovisualização com integração da análise das diferenças de indicadores de teor de gordura dos leites de ovelha e de cabra entre municípios, através dos testes Wilcoxon e Kruskal-Wallis (=5%) e análise de clusters. Resultados: Foram recolhidos, em média, 603,99±527,049 e 101,99±157,370 mil litros de leite de ovelha e de cabra, respetivamente. No que se refere ao teor de gordura dos leites de ovelha e de cabra existem diferenças significativas entre municípios, assim como relativamente aos valores 6,2% (ovelha) e 4,0% (cabra). Por análise espacial e temporal os teores de gordura anuais dos leites de ovelha e de cabra associados aos municípios foram utilizados na deteção dos clusters mais prováveis. Conclusões: Conclui-se que as técnicas de análise espacial permitiram segmentar a região de acordo com os teores de gordura, contribuindo assim para a apresentação de propostas de valor neste setor.
- Análise espacial dos teores de gordura dos leites de ovelha e de cabra na Região das Beiras e Serra da EstrelaPublication . Brito, Manuel; Lemos, Carlota
- Análise estatística georreferenciada da evolução de dados de produção do queijo de cabra transmontano − DOPPublication . Brito, Manuel; Lemos, CarlotaIntrodução: A cabra serrana transmontana e os produtos derivados revestem-se de primordial importância para a sustentabilidade económica do Nordeste português. Objetivos: Analisar o leite recolhido, teor de gordura e a produção de queijo de cabra transmontano − DOP, nos municípios da região ao longo dos anos. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos ao leite de cabra recolhido e ao teor de gordura, por município, de 2003-2017, os dados da produção de queijo de cabra transmontano disponibilizados pelo GPP e a CAOP 2018. Realizou-se uma análise descritiva e inferencial através dos testes t-Student, Wilcoxon e Kruskal-Wallis (α=5%). Os SIG foram utilizados como ferramenta de geovisualização. Resultados: Foram recolhidos, em média, 37,40±52,03 toneladas de leite, com teor médio de gordura 4,48±0,46% e produzidos, em média, 13685,33±2540,75 quilos de queijo. Entre municípios e anos, não existem diferenças significativas para o leite recolhido, existindo para os teores de gordura. Relativamente à produção de queijo não se verificam diferenças significativas entre os anos em estudo. Quando comparados os teores de gordura do leite de cabra com o valor de referências 4%, existem diferenças significativas apenas em alguns municípios, a maioria com valores superiores a 4,5%. Produziu-se cartografia digital para a apresentação dos principais resultados. Conclusões: Ao longo do tempo verificou-se um decréscimo do número de explorações, tendência para o aumento da quantidade de leite recolhido embora sem se registarem alterações significativas na produção de queijo.