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- Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança JalesO atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.
- Towards an Inclusive Ethics in Physical Education.Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança JalesNa consecução do desiderato da inclusão educativa, enquanto direito universal, a sua efetiva concretização e sucesso depende de múltiplos e complexos fatores, entre os quais a ação coordenada entre vários atores e práticas educativas de qualidade, com respeito pela diversidade (Direção-Geral da Educação, 2018), a que não é alheia a intencionalidade do ser, estar e agir do professor. Deste modo, para além de um quadro concetual teórico e de competências específicas de intervenção, o processo de inclusão exige aos docentes, também, a necessidade da adoção de uma intencionalidade reflexiva e crítica alicerçada nos valores da ética inclusiva. Assim, o objetivo desta proposta de ensaio é o de trazer à discussão a relevância da intencionalidade ética do professor para a efetivação de processos de inclusão na educação física e desporto escolar. Neste sentido, elencamos duas dimensões modeladoras como propostas operativas e facilitadoras da inclusão em educação física e do desporto escolar como sejam: i) a formação ética/desportiva; e ii) a ética como referencial da práxis do professor de educação física. Em suma, realça-se a necessidade do desenvolvimento de uma intencionalidade ética inclusiva do professor de educação física materializada na busca do cuidado e responsabilidade para com o outro objetivando o pleno desenvolvimento multidimensional e inclusão de todos os alunos sem exceção.