Browsing by Issue Date, starting with "2022-12"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativoPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula
- An automated closed-loop framework to enforce security policies from anomaly detectionPublication . Henriques, João; Caldeira, Filipe; Cruz, Tiago; Simões, PauloDue to the growing complexity and scale of IT systems, there is an increasing need to automate and streamline routine maintenance and security management procedures, to reduce costs and improve productivity. In the case of security incidents, the implementation and application of response actions require significant efforts from operators and developers in translating policies to code. Even if Machine Learning (ML) models are used to find anomalies, they need to be regularly trained/updated to avoid becoming outdated. In an evolving environment, a ML model with outdated training might put at risk the organization it was supposed to defend. To overcome those issues, in this paper we propose an automated closed-loop process with three stages. The first stage focuses on obtaining the Decision Trees (DT) that classify anomalies. In the second stage, DTs are translated into security Policies as Code based on languages recognized by the Policy Engine (PE). In the last stage, the translated security policies feed the Policy Engines that enforce them by converting them into specific instruction sets. We also demonstrate the feasibility of the proposed framework, by presenting an example that encompasses the three stages of the closed-loop process. The proposed framework may integrate a broad spectrum of domains and use cases, being able for instance to support the decide and the act stages of the ETSI Zero-touch Network & Service Management (ZSM) framework.
- Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança JalesO atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.
- Towards an Inclusive Ethics in Physical Education.Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Ribeiro, Esperança JalesNa consecução do desiderato da inclusão educativa, enquanto direito universal, a sua efetiva concretização e sucesso depende de múltiplos e complexos fatores, entre os quais a ação coordenada entre vários atores e práticas educativas de qualidade, com respeito pela diversidade (Direção-Geral da Educação, 2018), a que não é alheia a intencionalidade do ser, estar e agir do professor. Deste modo, para além de um quadro concetual teórico e de competências específicas de intervenção, o processo de inclusão exige aos docentes, também, a necessidade da adoção de uma intencionalidade reflexiva e crítica alicerçada nos valores da ética inclusiva. Assim, o objetivo desta proposta de ensaio é o de trazer à discussão a relevância da intencionalidade ética do professor para a efetivação de processos de inclusão na educação física e desporto escolar. Neste sentido, elencamos duas dimensões modeladoras como propostas operativas e facilitadoras da inclusão em educação física e do desporto escolar como sejam: i) a formação ética/desportiva; e ii) a ética como referencial da práxis do professor de educação física. Em suma, realça-se a necessidade do desenvolvimento de uma intencionalidade ética inclusiva do professor de educação física materializada na busca do cuidado e responsabilidade para com o outro objetivando o pleno desenvolvimento multidimensional e inclusão de todos os alunos sem exceção.
- Critical thinking applied to media and digital literaciesPublication . Barroso, PauloWhat are the benefits of critical thinking for a daily practice of media content consumption? What are the information quality criteria in the news media and social networks? Critical thinking is a careful and insightful mental process of analysis and evaluation. Applied to the media uses and influences, critical thinking is the ability to understand connotations, ideological arguments and implicit assumptions that are often false or persuasive information. This text is a sociological perspective on the relationship between critical thinking and media and digital literacies. Based on a theoretical and conceptual approach, supported by a bibliographic research, critical attitude is defended as a media literacy tool. The objective is to characterize critical thinking, relate it to media literacy and highlight the criticism as a tool against disinformation in the (digital) public sphere.
- Principais investidores de uma economia: uma análise sobre a evolução geográfica do investimento de carteiraPublication . Peixoto, Gonçalo Manuel Cabral; Pinto, António Pedro Martins Soares; Silva, João Miguel Falcão Pinto daO investimento de carteira tem vindo a ganhar relevância em termos económicos, expresso pelo peso que assume no Produto Interno Bruto de cada país. Embora o Coordinated Portfolio Investment Survey (CPIS) tenha permitido colmatar alguma insuficiência de dados designadamente, em termos da localização dos ativos de investimento de carteira, prevalecem um conjunto de limitações como, por exemplo, falta de reporte por parte de alguns países, ou reporte incompleto com a ausência de algumas variáveis ou dimensões estatísticas. Nesse sentido, este relatório propõe uma nova abordagem que permite dar resposta à falta de cobertura de informação estatística e, desde logo, melhor identificação dos investimentos na forma de dívida e capital que cada país fez com o exterior. Este trabalho inclui informação recolhida do CPIS e da Posição de Investimento Internacional. Os resultados obtidos permitem aferir, com maior fiabilidade, a residência dos investidores finais do investimento de carteira, validados com testes de robustez e pela evolução com menores oscilações significativas do investimento mundial quando incorporadas as estimativas. A metodologia proposta permite ultrapassar as lacunas dos dados existentes no CPIS. As estimativas têm um maior impacto, em termos absolutos, nas economias que mais investimento de carteira captam e, em alguns semestres, representam 20% dos dados disponíveis. Assim, e de acordo com as estimativas obtidas através dos dados existentes conclui-se que a União Europeia, Estados Unidos da América, Reino Unido e Japão assumem papel de relevo como investidores mundiais (representam 81% dos ativos) e que investem, sobretudo, entre si e nas Ilhas Caimão (captam 79% do investimento mundial). No período em análise (2001 a 2020), a crise financeira de 2008 condicionou a transação dos ativos e passivos destes países. A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) condicionou negativamente o investimento no exterior, nomeadamente na União Europeia, não se verificando uma alteração significativa na captação de financiamento de países terceiros. Este estudo dá um contributo adicional à literatura existente na extensão do período e número de países analisados, permitindo colmatar algumas das lacunas identificadas no CPIS, nomeadamente a cobertura incompleta dos dados ao estimar, principalmente, os períodos findos em junho de cada ano, onde a cobertura era mais afetada, e desagregar os títulos (capital e dívida) nessa estimativa. Deste modo, as autoridades responsáveis pela compilação de estatísticas externas podem estimar o financiamento captado em países que não reportam informação ao CPIS (acompanhando a periodicidade semestral do próprio inquérito) e ainda, projetar o investimento para períodos futuros.
- A viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015, na Esprodouro - ASDOUROPublication . Sequeira, Carlos Miguel dos Santos; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daAtualmente, os sistemas de gestão da qualidade são uma ferramenta fundamental para a gestão das organizações e para o aperfeiçoamento das suas estratégias de atuação. O setor da educação tem-se deparado nos últimos anos com grandes desafios tendo havido um aumento da concorrência, prevalecendo no mercado as organizações que melhor se adaptam às circunstâncias, tornando-se cada vez mais importante a implementação de um bom sistema de gestão da qualidade nas Organizações. Neste contexto, foi desenvolvido na Esprodouro- ASDOURO, o presente estudo que tem como objetivo principal, analisar a viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015, visto a escola dispor apenas de uma norma de qualidade implementada, o EQAVET focando-se unicamente na parte educacional. Para indagar sobre este objetivo, recolheu-se a opinião de onze profissionais, com recurso a um questionário recolhido através da plataforma Google Forms entre os dias 17 e 21 de janeiro 2022. A idade dos inquiridos varia entre 26 e 58 anos, com uma média de 45,5 anos. No que concerne aos resultados, a totalidade dos inquiridos concorda sobre os efeitos benéficos da implementação do EQAVET, nomeadamente na melhoria do relacionamento entre stakeholders e na diminuição do abandono escolar. A maioria dos inquiridos concorda sobre a viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015. Assim, de acordo com os resultados obtidos, sugere-se a implementação desta norma.
- Characterisation of institutionalised Portuguese older adult fallers: is there a place for pharmacist intervention? A preliminary studyPublication . Ramos Ferreira, Carina; Filipa, Mascarenhas-Melo; Rodrigues, Ana Rita; J. Reis Lima, M.; Pinheiro, Joao; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Teixeira-Lemos, Edite; Bell, VictoriaBackground: Falls are a major public health issue, given their prevalence and social impact. Older adults living in long-term care facilities (LTCF) are at greater risk of injury resulting from a fall due to multiple factors, such as nutritional, functional/cognitive impairment, postural instability, polypharmacy, and the presence of potentially inappropriate medications (PIMs). Medication management in LTCF is complex and often sub-optimal and might be crucial for falls. Pharmacist intervention is important, since they have a unique knowledge of medication. However, studies mapping the impact of pharmaceutical activities in Portuguese LTC settings are scarce. Objective: This study aims to assess the characteristics of older adult fallers living in LTFCs and examine the relationship between falling and several factors in this population. We also intend to explore the prevalence of PIMs and their relationship with the occurrence of falls. Methods: The study was conducted in two long-term care facilities for elderly people, in the central region of Portugal. We included patients aged 65 and older with no reduced mobility or physical weakness and with the ability to understand spoken and written Portuguese. The following information was assessed: sociodemographic characteristics, comorbidities, polypharmacy, fear of falling, functional, nutritional and cognitive status. PIMs were evaluated according to the Beers criteria (2019). Results: A total of 69 institutionalised older adults, 45 women and 24 men, with a mean age of 83.14 ± 8.87 years were included. The prevalence of falls was 21.74% Out of these, 46.67% (n=7) fell once, 13.33% (n=2) fell twice, and 40% (n=6) fell 3 or more times. Fallers were mainly women, had lower levels of education, were well nourished, had moderate to severe levels of dependence, and displayed moderate cognitive impairment. All adult fallers had a fear of falling. The main comorbidities of this population were related to the cardiovascular system. Polypharmacy was present in every patient, and at least one PIM was identified in 88.41% of the subjects. Fear of falling (FOF) and cognitive impairment (in subjects with 1 to 11 years of education) showed statistically significant associations with the occurrence of falls (p=0.005 and p=0.05, respectively). No significant differences were found between fallers and non-fallers for any other factors. Conclusions: This present study is a preliminary contribution to characterise a group of older adult fallers living in Portuguese LTCFs and demonstrated that fear of falling and cognitive impairment are associated with the occurrence of falls in this population. The high prevalence of polypharmacy and PIMs emphasises the need for tailored interventions featuring the collaboration of a pharmacist to optimise medication management in this population.
- Elaboração de instrumento de apoio à decisão numa Câmara MunicipalPublication . Herculano, Francisco Miguel Marques; Melão, Nuno Filipe Rosa; Reis, Paulo Sérgio Beco PintoNos dias que correm as organizações estão sujeitas às variações do meio envolvente e, como tal, torna-se fulcral adotar ferramentas que as modernizem, protejam e orientem no sentido certo. O controlo de gestão tem-se revelado benéfico neste sentido, na medida em que cria condições para o alcance dos objetivos estabelecidos, prepara as organizações para os diversos desafios e influencia as ações a tomar. Um dos instrumentos nele integrado é o dashboard, que divulga de forma clara e objetiva as informações mais relevantes, por meio dos indicadores de desempenho, contribuindo para a identificação de potenciais erros e, consequentemente, tomada de decisões. O presente estudo, inserido no âmbito de um estágio, teve como objetivo a construção de um dashboard destinado aos órgãos executivos da Câmara Municipal de Águeda (CMA), capaz de fornecer informação útil relativamente à receita, para que esta pudesse ser analisada e monitorizada. A seleção dos indicadores de desempenho e a formulação e preparação dos dados foram etapas chave na criação de um painel ajustado com os objetivos da organização. A revisão da literatura foi a base do projeto, suportando a elaboração da ferramenta de forma coerente e enquadrada com o contexto atual. Da mesma forma, o conhecimento da entidade também se revelou uma etapa fundamental, que, a par com o estudo prévio viabilizou a identificação de um conjunto de indicadores de desempenho. Posteriormente, por via de uma entrevista semiestruturada, foram definidos os indicadores de desempenho assim como estrutura/design do dashboard final. Esta etapa alavancou o restante projeto, na medida em que a partir dela foram recolhidos e formatados os dados que permitiram a construção do painel com informação indispensável para uma gestão eficaz e eficiente. O dashboard proposto satisfaz as necessidades sentidas, dado que apresenta indicadores de desempenho enquadrados com os objetivos traçados, dotando os utilizadores de um conjunto de mecanismos interativos e dinâmicos, essenciais para que estes tenham, através de gráficos ilustrativos, um conhecimento claro e imediato da situação atual da receita camarária, realizem análises das informações com um maior nível de detalhe (drill-down) e tenham comportamentos que promovam o desenvolvimento da mesma. O mesmo demonstrou ser possível às organizações do setor público adotarem este tipo de instrumentos de controlo de gestão, abastecendo-se de informação de qualidade que confere uma monitorização e análise do seu desempenho, a identificação de eventuais falhas e tomadas de decisões mais seguras, em conformidade com os objetivos da organização.
- Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e Recursos TecnológicosPublication . Coutinho, Nádia Dias; Felizardo, Sara; Rego, BelmiroInserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge a realização do presente Relatório Final de Estágio (RFE) que tem como objetivo refletir e evidenciar a relevância do percurso realizado ao longo de todas as práticas de ensino supervisionada, assim como apresentar o projeto de investigação desenvolvido relacionado com as perceções dos/as professores/as do 1.º CEB em relação à utilização de recursos tecnológicos com alunos/as com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este relatório é constituído por duas partes, sendo a primeira referente à reflexão crítica das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE). Relativamente à segunda parte, é apresentado o projeto de investigação, com a seguinte questão central “Quais as perceções dos professores/as do 1.º CEB em relação à utilização de recursos tecnológicos com alunos/as com PEA?”. Para o efeito, definimos os seguintes objetivos: i) reconhecer as potencialidades dos recursos tecnológicos no ensino dos/as alunos/as com PEA; ii) compreender o que pode ser alterado no que concerne às tecnologias adaptadas a alunos/as com PEA; iii) conhecer as dificuldades dos/as professores/as no que concerne à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); iv) conhecer novos modelos de trabalho, utilizando as TIC. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caráter quantitativo, uma vez que a recolha de dados tem como principal finalidade a obtenção de descrições, relações e explicações estatísticas. Assim sendo, utilizamos como instrumento de recolha de dados o questionário. Para selecionar a amostra recorreu-se ao método de amostragem não probabilística, tendo sido feita uma seleção por conveniência, uma vez que se tornou como amostra os elementos da população com acesso à internet, disponível para receber o link do questionário através das redes sociais. O envio do questionário permitiu a utilização do método de snowball, dado que permitiu que os inquiridos partilhassem o questionário com outros potenciais inquiridos. Assim sendo, a amostra é constituída por 72 docentes. Após a realização do estudo, os resultados obtidos levam-nos a concluir que a utilização das TIC originam mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se ainda que, as TIC são uma ferramenta muito benéfica para indivíduos com PEA devido às suas caraterísticas apelativas em termos visuais, sendo sem dúvida um facilitador de aprendizagem. No entanto, concluímos que os profissionais têm consciência da importância do papel das TIC, mas aparentam ter dificuldade em colocar em prática uma intervenção que explore verdadeiramente as potencialidades destes recursos, por falta de equipamentos ou por falta de formação. Considera-se, assim, relevante os docentes terem formação sobre o modo como podem integrar as TIC nas suas práticas pedagógicas com o intuito de promover a aprendizagem, a comunicação e a inclusão das crianças. Em conformidade com Rodrigues (2019) é relevante começar a pensar na importância da utilização das mesmas, uma vez que são vantajosas para a educação, ampliando as fronteiras, aumentando as oportunidades de aprendizagem e desenvolvendo competências dos/as alunos/as com a problemática em questão.