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- Perspetivas dos educadores acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da músicaPublication . Ferreira, Lídia; Aguiar, Maria Cristina; Cardoso, Ana PaulaOs primeiros anos de vida da criança são de extrema importância pois é neles que a criança constrói todos os alicerces para o seu desenvolvimento futuro. A Música é um subdomínio que lhe permite expressar-se tendo um papel vital na sua formação, contribuindo para a concretização de novas competências e aprendizagens. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tivemos a oportunidade de constatar que a música está presente em todas as rotinas das crianças através de canções, jogos rítmicos e danças. Por outro lado, sempre que realizávamos atividades que envolvessem o subdomínio da Música sentíamos alguma dificuldade. Desta forma, julgámos pertinente refletir acerca da importância da Música na Educação Pré-Escolar e perceber em que medida os educadores se sentem preparados para a abordar. Após uma revisão de literatura, com base em autores de referência (Sousa, 2015; Giga, 2004; Gordon, 2000; Willems, 1970), enveredámos pela realização de um trabalho de investigação de caráter descritivo, assente no paradigma quantitativo, com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu, contando com uma amostra de 73 educadores. Esta investigação permitiu concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora estes sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área. A maioria dos educadores assegura que o subdomínio da Música é muito importante na Educação Pré-Escolar e que, embora ainda encontre bastantes dificuldades, se sente preparada para o abordar nesta faixa etária. Foi, também, possível verificar que alguns educadores, por sua iniciativa, procuraram frequentar ações de formação para atualizar os seus conhecimentos e melhorar as práticas, por forma a tornar-se mais autónomos e dinâmicos.