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- Turismo de Saúde e Bem-Estar: explorando as motivações para o turismo termal em PortugalPublication . Antunes, Joaquim; Costa, AdrianoA procura de serviços de saúde e bem-estar tem crescido significativamente devido às novas preocupações das pessoas, originadas no modo de vida das sociedades modernas. O objetivo deste estudo é analisar as motivações dos turistas para a frequência às estâncias termais, de forma a que os gestores dos empreendimentos termais possam responder às novas exigências dos consumidores. A metodologia empregada neste estudo consistiu na realização de uma revisão de literatura sobre as motivações do termalismo e com base nesta, foi desenvolvido um questionário composto por 13 itens relacionados com a motivação, utilizando uma escala tipo Likert de 5 pontos. O questionário foi disponibilizado online através das plataformas de redes sociais (Facebook, WhatsApp e Instagram), resultando num total de 103 respostas. Os resultados evidenciam que as principais motivações para frequentar as termas estão relacionadas com os benefícios do termalismo, seguidas dos fatores turísticos da região e, por último, da tradição de frequentar as termas.
- The servperf model as a quality evaluation tool in hotel unitsPublication . Costa, Adriano; Fernandes, Gonçalo; Antunes, JoaquimThe objective of this study is to demonstrate through the use of the Servperf model which variables are most valued by guests in accommodation units in Portugal. This study is based on the Servperf model, which measures the quality of services from the point of view of the guest (customer), identifying each of the 5 dimensions (tangibility, reliability, responsiveness, assurance and empathy), which globally qualify the service of the accommodation unit, identifying processes that can be improved in order to increase overall guest satisfaction. This Servperf model, developed by the authors Cronin and Taylor (1992), seeks to evaluate the quality of services, pointing out alternatives for improvement to the limitations they believe exist in the Servqual model of Parasuraman et al. (1988).