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  • Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.
    Publication . Araújo, Lia; Amante, Maria João; Sousa, Isabel; Alvarez, Catarina; Fonseca, Susana
    Objetivos: o presente estudo procura apresentar evidência sobre a preferência dos cuidadores familiares de pessoas com demência que participam no Café Memória acerca da estrutura e funcionamento das sessões. Material y métodos: 68 cuidadores familiares de pessoas com demência de 9 Cafés memória de Portugal participaram neste estudo. São sobretudo mulheres (69.1%), casadas (69.1%), com média de 63.8 anos (DP 12.9), conjugues da pessoa com demência (55.9%), que vivem com o seu familiar com demência (76.7%). A informação, recolhida por um questionário com questões sobre a importância atribuída a cada parte da sessão, atividades e palestras preferidas e sugestões de melhoria, foi analisada com recurso à análise qualitativa e quantitativa e respetivos softwares. Resultados: tanto as palestras como as atividades em grupo são consideradas como muito importantes pela maioria dos cuidadores (71.6% e 60%), sendo o acolhimento realizado à chegado outros dos momentos destacados (65.2%). As atividades referidas como mais importantes foram os jogos de estímulação, as atividades de expressão (artísticas e musicais), histórias de vida, leitura, atividades físicas e passeios. Já nas palestras, foram referidos, por vários participantes, os temas sobre aspetos gerais da demência, como lidar e interagir com as pessoas com demência, sobrecarga dos cuidadores, questões jurídicas, assistência social, cuidados de saúde, nutrição, atividade física e fisioterapia, bem como a participação de cuidadores que partilharam a sua experiência pessoal ao nível das sugestões de melhoria, as questões do espaço e da divulgação foram as mais apontadas. Conclusiones: Conhecer a importância atribuída pelos cuidadores às diferentes atividades em que participaram e as suas sugestões práticas para próximas sessões demonstrou ser uma estratégia importante para a adequação da intervenção às suas verdadeiras necessidades e capacidades.