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Satisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de Tondela

dc.contributor.authorChaves, Cláudia
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorMateus, Tânia
dc.contributor.authorCastro, Carolina
dc.contributor.authorMarques, Catarina
dc.contributor.authorCosta, Clara
dc.contributor.authorMoreira, Cristiana
dc.contributor.authorCoelho, Karine
dc.contributor.authorSilva, Raquel
dc.contributor.authorSantos, Vera
dc.date.accessioned2014-06-30T10:18:14Z
dc.date.available2014-06-30T10:18:14Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractA qualidade dos serviços de saúde prestados tem uma importância fulcral na satisfação dos utentes em geral, uma vez que as suas opiniões são baseadas nas experiências. Com este estudo pretendemos identificar o grau de satisfação dos utentes, utilizando os indicadores EUROPEP e os das áreas específicas; determinar em que medida as variáveis do estado de saúde influenciam a satisfação dos utentes; descrever o nível de satisfação dos utentes em relação às dimensões de enfermagem, médicas, administrativas e funcionamento geral da Unidade de Saúde; determinar em que medida as variáveis sociodemográficas influenciam a satisfação; compreender de que modo os fatores sociodemográficos interferem na satisfação dos utentes face aos cuidados de saúde; compreender a influência das variáveis do estado de saúde sobre a satisfação e promover a melhoria dos cuidados de saúde aos utentes da Unidade de Saúde de Tondela. Este é um estudo quantitativo, descritivo-correlacional e transversal, envolvendo uma amostra de 1343 utentes (idade média=53,32 anos; desvio padrão=19,498 anos). Fez-se a colheita de dados com base no EUROPEP. Concluiu-se que não existem diferenças significativas entre o sexo e a satisfação dos utentes. Relativamente à idade e à satisfação, verificou-se que existem diferenças significativas entre os indicadores, Continuidade e Cooperação, Atitudes após Experiência e Dimensão Interpessoal e Instrumental; a Pertinência revela diferenças altamente significativas. Quanto ao nível de literacia, existem diferenças bastante significativas no indicador Relação de Ajuda e diferenças altamente significativas nos indicadores Profissionais e Pertinência. Em relação ao estado geral de saúde e satisfação, constatou-se que não existem diferenças significativas.por
dc.identifier.citationChaves, Cláudia; Duarte, João; Mateus, Tânia; Castro, Carolina; Marques, Catarina; Costa, Clara; Moreira, Cristiana; Coelho, Karine; Silva, Raquel & Santos, Vera (2012). Satisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de Tondela. Millenium, 43 (junho/dezembro). Pp. 47-77.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2218
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectUtentespor
dc.subjectIndicadores EUROPEPpor
dc.titleSatisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de Tondelapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage77por
oaire.citation.startPage47por
oaire.citation.titleMilleniumpor
oaire.citation.volume43por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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