Browsing by Issue Date, starting with "2012-07"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Satisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de TondelaPublication . Chaves, Cláudia; Duarte, João; Mateus, Tânia; Castro, Carolina; Marques, Catarina; Costa, Clara; Moreira, Cristiana; Coelho, Karine; Silva, Raquel; Santos, VeraA qualidade dos serviços de saúde prestados tem uma importância fulcral na satisfação dos utentes em geral, uma vez que as suas opiniões são baseadas nas experiências. Com este estudo pretendemos identificar o grau de satisfação dos utentes, utilizando os indicadores EUROPEP e os das áreas específicas; determinar em que medida as variáveis do estado de saúde influenciam a satisfação dos utentes; descrever o nível de satisfação dos utentes em relação às dimensões de enfermagem, médicas, administrativas e funcionamento geral da Unidade de Saúde; determinar em que medida as variáveis sociodemográficas influenciam a satisfação; compreender de que modo os fatores sociodemográficos interferem na satisfação dos utentes face aos cuidados de saúde; compreender a influência das variáveis do estado de saúde sobre a satisfação e promover a melhoria dos cuidados de saúde aos utentes da Unidade de Saúde de Tondela. Este é um estudo quantitativo, descritivo-correlacional e transversal, envolvendo uma amostra de 1343 utentes (idade média=53,32 anos; desvio padrão=19,498 anos). Fez-se a colheita de dados com base no EUROPEP. Concluiu-se que não existem diferenças significativas entre o sexo e a satisfação dos utentes. Relativamente à idade e à satisfação, verificou-se que existem diferenças significativas entre os indicadores, Continuidade e Cooperação, Atitudes após Experiência e Dimensão Interpessoal e Instrumental; a Pertinência revela diferenças altamente significativas. Quanto ao nível de literacia, existem diferenças bastante significativas no indicador Relação de Ajuda e diferenças altamente significativas nos indicadores Profissionais e Pertinência. Em relação ao estado geral de saúde e satisfação, constatou-se que não existem diferenças significativas.
- O Calendário Atual. História, algoritmos e observaçõesPublication . Lopes, Maria do CéuA ordenação do tempo tem uma importância crucial na vida das pessoas e das nações, determinando os ritmos da ação individual e as relações entre povos e culturas. O calendário do velho Continente, hoje adotado por todos os países do Planeta no âmbito das relações económicas e políticas, conheceu múltiplas vicissitudes ao longo do seu percurso histórico. Para uma compreensão básica da nossa matriz cultural é indispensável o conhecimento dos aspetos mais determinantes desse instrumento fundamental de regulação da atividade humana. Este artigo pretende contribuir para essa compreensão, proporcionando uma breve síntese dos principais antecedentes históricos que marcaram o percurso do atual calendário e disponibilizando um conjunto de ferramentas e resultados derivados do algoritmo de Gauss para determinação da data da Páscoa, cuja variabilidade se repercute na data de outras celebrações. Analisa-se ainda, graficamente, a variação do período diurno ao longo do ano.
- A alimentação como temática integradora de diferentes aprendizagens no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Emília Maria Correia Rodrigues; Novais, Anabela; Abrantes, IsabelEsta investigação incidiu sobre a importância que o Estudo do Meio poderá ter como área integradora de diferentes aprendizagens e mais especificamente no desenvolvimento de competências da Língua Portuguesa. Ao nível do Ensino Básico, a educação para a saúde e mais particularmente a alimentação surge como tema a trabalhar numa perspetiva interdisciplinar, devido aos problemas identificados nos hábitos alimentares dos alunos (através de questionário) e, reconhecendo a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis e de valorizar atitudes corretas relacionadas com a qualidade de vida. O percurso metodológico seguido divide-se em várias etapas, entre as quais se destacam: i) A recolha de informação, por questionário, sobre as experiências e hábitos alimentares dos alunos e as suas conceções prévias sobre alimentação saudável. A recolha de dados realizou-se numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) constituída por dez alunos (seis do 1.º ano e quatro do 3.º ano) com idades compreendidas entres os 6 e os 10 anos de idade; ii) Planificaram-se/delinearam-se estratégias de exploração e investigação, e analisaram-se textos produzidos pelos alunos sobre a temática alimentação, antes e depois de implementadas as atividades. A análise e a interpretação dos dados recolhidos possibilitaram a verificação das competências desenvolvidas a vários níveis. Há indícios de que, de um modo geral, os alunos desenvolveram conceitos na área de Estudo do Meio, proporcionando mudanças aos seus hábitos alimentares e estilos de vida, mas aumentaram também as suas competências de escrita na Língua Portuguesa. Este estudo permite, desde já, adiantar que será bastante vantajoso/motivador partir de experiências reais, de problemas do quotidiano para adquirir conhecimentos noutras áreas como na Língua Portuguesa. Por isso, será de concluir que quanto maior e melhor for o domínio do Estudo do Meio melhor será o domínio da Língua Portuguesa.
- Satisfação dos Utentes na Consulta de Enfermagem da DiabetesPublication . Chaves, Cláudia; Duarte, João; Almeida, Diana; Vidal, Mónica; Correia, Sandra; Mateus, TâniaA Diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de glucose no sangue, apresentando grande incidência na população portuguesa. Este estudo visa determinar de que forma as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, local de residência) e a variável clínica (tempo de diagnóstico da doença) influenciam o grau de satisfação dos utentes na consulta de enfermagem da diabetes. Realizou-se um estudo quantitativo não experimental, descritivo-correlacional, de corte transversal, com uma amostra de 195 utentes, de idades compreendidas entre os 38 e 91 anos, maioritariamente do sexo feminino (53,3%). Para a colheita de dados foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e uma escala de avaliação de satisfação do utente. No que se refere ao grau de satisfação dos utentes, verificámos que 43,6% estão “muito satisfeito”, 16,9% “satisfeito” e 39,5% “pouco satisfeito”. Sendo que 46,2% dos indivíduos do sexo feminino estão “pouco satisfeito” e 49,5% dos indivíduos do sexo masculinos diz-se “satisfeito”. Não existem diferenças significativas entre o sexo, local de residência, tempo de diagnóstico da doença e a satisfação dos utentes. Relativamente à idade e à satisfação, verificámos que existem diferenças bastante significativas.
- Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.Publication . Rocha, João; Sá-Chaves, IdáliaNo quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.
- A componente de apoio à família : avaliação da qualidade : um estudo de caso : trabalho final de estágioPublication . Costa, Maria Teresa Filipe; Gomes, António FerreiraRESUMO: A Componente de Apoio à Família veio colmatar a necessidade social das Famílias cujas crianças frequentam os Jardins de Infância públicos, uma vez que o horário letivo se apresentava por vezes incompatível com o horário laboral dos Pais. A implementação, organização e estruturação desta vertente socioeducativa exigiram que as instituições educativas e autárquicas, de uma forma articulada, criassem estruturas adequadas para efetivar a sua incrementação. A integração desta vertente socioeducativa na rede Pré-Escolar veio por um lado viabilizar a frequência de um maior número de crianças neste nível de escolaridade mas também acarretar novas responsabilidades criteriais e avaliativas a este setor. Assim, a avaliação da qualidade dos serviços prestados nesta vertente passou a constituir uma preocupação quer para os agentes educativos quer para os Órgãos Diretivos dos Agrupamentos e, principalmente, para os Pais. Sensíveis às preocupações e questões emergentes, à possível determinação e verificação do fator qualidade, aos indicadores a ter em consideração para estabelecer essa qualidade e às possíveis alterações, exequíveis e eficazes a empreender para a alcançar, procuramos, no desenvolvimento deste estudo, analisar os processos estruturais e organizacionais, identificar problemas e constrangimentos, que permitam levar a cabo alterações e melhorias contextualizadas a esta dimensão socioeducativa.
- Gestão de créditoPublication . Vale, Célia Karina Gonçalves do; Lacerda, Ana Cristina Wanzeller GuedesA gestão de crédito tem vindo a ganhar uma crescente importância para os gestores, por se tratar de um fator crucial no processo competitivo. O sucesso empresarial está relacionado com as estratégias utilizadas que apoiam a tomada de decisão. Assim sendo, o interesse por este tema surge com a necessidade de ferramentas que apoiem devidamente a gestão de crédito do Grupo Visabeira na decisão de cedência de crédito a clientes. Inicialmente neste projeto e dissertação efectuou-se uma pesquisa do mercado com objectivo de identi car abordagens e ferramentas para a gestão de crédito. Após uma análise das soluções existentes e das regras exigidas pela empresa, veri cou-se que as soluções analisadas não cumpriam com todos os requisitos necessários. Assim, optou-se pela implementação de uma solução de gestão de crédito que permita obter por antecipa ção a informação que irá apoiar nas decisões de concessão de créditos a clientes. A seleção das ferramentas para o desenvolvimento da solução, foram condicionadas pelo licenciamento existente no Grupo Visabeira. O Microsoft SQL Server 2008 R2 foi utilizado porque contém o Analysis Services, necessário para o processo de Mineração de Dados. O PowerPivot do Microsoft Excel foi escolhido para criar tabelas e grá cos dinâmicos que ajudam na tomada de decisão. Criou-se através das linguagens SQL e ABAP um procedimento que obtém de dois sistemas, SAP e GrVisa, os dados históricos dos clientes e os insere numa única tabela. No nal recorreu-se à ferramenta PowerPivot do Excel e à tecnologia de Mineração de Dados do Excel. O objetivo é ajudar o gestor de crédito a obter informações sobre o crédito dos clientes, de forma rápida e segura, recorrendo para isso ao PowerPivot e à criação de um modelo preditivo. O PowerPivot permite criar tabelas e grá cos dinâmicos com os dados. O modelo preditivo utiliza as informações do passado para devolver previsões sobre o futuro, garantindo assim a identi cação de clientes com capacidade de liquidez da dívida. ABSTRACT: The credit management has gained importance for managers because it is a crucial factor in the competitive process. The business success is related to the strategies used to support decision. Therefore, the interest in the subject arises due to the lack of tools that support properly the Group Visabeira credit management in the decision to give credit to customers. Initially this project and dissertation included a research of tools and approaches of credit management. After an analysis of existing solutions and the rules imposed by the company, it became clear that the solutions analyzed did not meet all the requirements. So it was chosen to implement a credit management solution that obtained in advance the information that will assist in decisions regarding the granting of credits to customers. The selection of the tools to develop the solution were conditioned by the existing licenses that the Group Visabeira had. Microsoft SQL Server 2008 R2 was used because it contains the Analysis Services required for the Data Mining process. PowerPivot was chosen to create tables and graphs that help making decision. A procedure was created through SQL and ABAP languages that gets from two sistems, SAP and GrVisa, the historical data of the clientes and lls a single table. At the end, Excel PowerPivot features and the Data Mining Excel tecnologies were used. The purpose is to help the credit manager to obtain information on the credit of customers quickly and safely, using the PowerPivot and by creating a predictive model. PowerPivot lets you create dynamic charts and graphs. The predictive model uses information of the past to return predictions about the future, thus ensuring the identi cation of customers with the ability of liquidity debt.
- “Clica Já” – Educação Sexual em Meio EscolarPublication . Coimbra, JoséA educação sexual tem assumido nas últimas décadas uma importância acrescida, pela tomada de consciência de que é parte integrante do normal desenvolvimento dos jovens adolescentes. As várias instituições envolvidas, famílias, escolas e serviços de saúde, têm despertado para a necessidade de garantir que os jovens adquiram os conhecimentos adequados à adoção de comportamentos saudáveis e seguros. Muitas experiências e programas de educação têm sido desenvolvidos para os adolescentes, mas persistem as elevadas taxas de gravidez na adolescência e de infeções sexualmente transmissíveis. Sendo inquestionável o poder da Internet na partilha e divulgação de informação, e a apetência dos jovens por esta plataforma de informação, o projeto “CLICA JÁ” usa esta ferramenta para fornecer informação sobre as várias dimensões da sexualidade aos estudantes, aumentando o nível dos seus conhecimentos nesta matéria para que possam modificar as suas atitudes, com vista à adoção de comportamentos seguros.
- Daniel Augusto da Silva, oficial e matemático; mas… actuário???Publication . martins, ana patríciaUm dos mais relevantes contributos científicos do matemático, oficial de Marinha, Daniel Augusto da Silva (1814-1878) foi na área do Cálculo Actuarial, designadamente na verificação da estabilidade financeira de montepios de sobrevivência portugueses, na década de 1860. Os princípios da Ciência Actuarial que fundamentavam os fundos de pensões dessas instituições, bem como de companhias de seguros ramo Vida, estavam estabelecidos já na primeira metade do século XVIII e em Portugal existem provas de que fossem conhecidos nos finais do mesmo século. De qualquer modo, a falta de estatísticas credíveis sobre a população portuguesa, entre outros factores, impedia o seu uso. Julgamos que Daniel da Silva foi o primeiro a empregá-los correctamente. Motivado pela resolução da instabilidade financeira identificada na década de 1860 no Montepio Geral, de que era sócio, estudou mais amplamente a organização de fundos de pensões de montepios de sobrevivência. Nesta comunicação apresentamos os trabalhos do matemático nessa área, comentando a sua pertinência, originalidade, recepção e repercussão. Destacam-se dois opúsculos sobre o Montepio Geral, um artigo sobre amortização de pensões, factor essencial na determinação da viabilidade de planos de pensões de montepios de sobrevivência, e um estudo comparativo da população portuguesa com as de outros países, que permitia aferir até que ponto as tábuas de mortalidade estrangeiras se adequavam a ser utilizadas em Portugal.
- A Grécia Clássica - Uma Viagem ao seu TeatroPublication . Cunha, Vasco