Repository logo
 
Publication

Estímulo da criatividade em EVT: Perceção do nível de criatividade dos alunos por parte do professor

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorMalheiro, Rogério Manuel Azevedo
dc.date.accessioned2022-12-05T10:13:20Z
dc.date.available2022-12-05T10:13:20Z
dc.date.issued2013
dc.date.updated2022-11-24T16:42:09Z
dc.description.abstractO presente estudo visa dois objetivos essenciais: verificar se os professores de Educação Visual e Tecnológica (EVT) avaliam com objetividade o nível criativo dos seus alunos e, ainda, observar quais as estratégias que estes colocam em prática, de forma a estimular a criatividade dos alunos. De referir, que este estudo foi implementado em 2012, quando existia a disciplina de EVT, que foi, posteriormente, desmembrada em duas outras, a Educação Visual e a Educação Tecnológica, na sequência da revisão da estrutura curricular que entrou em vigor no ano letivo 2012-13. De salientar que esta alteração acarretou também mudanças no regime de docência em par pedagógico, que vigorava aquando da recolha de dados. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de perceber o que é a criatividade e o que é ser criativo. Efetuámos também recolha bibliográfica acerca de métodos de estímulo da criatividade, de forma a auxiliar esta prática em contexto educativo. Em termos empíricos, realizámos uma investigação quantitativa, de carácter descritivo e comparativo, com recurso ao inquérito por questionário e ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance (TPCT). Relativamente ao primeiro, criámos duas versões, uma aplicada aos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a lecionarem no concelho de Viseu, e a outra administrada aos professores das duas turmas que realizaram o TPCT (uma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade); esta versão distingue-se da anterior, por ter uma terceira parte em que se pede ao professor para seriar os seus alunos por níveis criativos. Os dados obtidos permitem concluir não há diferenças estatisticamente significativas entre a avaliação da criatividade dos alunos obtida pelo teste de Torrance e o nível criativo atribuído pelos professores e, também, que há concordância na avaliação do nível de criatividade dos alunos pelo par pedagógico. Podemos ainda verificar, relativamente ao estímulo da criatividade dos alunos, que os professores optam, mais frequentemente, por estímulos psicológicos e, menos frequentemente, por estratégias que envolvem a realização de trabalhos/investigação, de forma a desenvolverem a criatividade.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aimed at two key objectives: to determine whether teachers of Visual and Technological Education (EVT) evaluate objectively the creative level of their students, and also observe what kind of strategies they put in place to stimulate students’ creativity. It should be noted that this study was implemented in 2012, when there was discipline EVT, which was later split into two others, Visual Education and Technological Education, following the revision of the curriculum which came into effect in the academic year 2012-13. Note that this change also resulted in changes in the arrangements for teaching in pedagogical pair, which prevailed during the data collection. To this end, we resort to reference authors and current legislation in order to realize what creativity is and what is to be creative. We also collect literature about methods for stimulating creativity, in order to aid this practice in an educational context. Empirically, we conducted a quantitative, descriptive and comparative study, using the questionnaire survey and the Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT). Regarding the first, we created two versions: one applied to teachers in the 5º grade and 6º grade in the municipality of Viseu, and the other administered to the teachers of the two classes who performed the TTCT (one on the 5º grade and the other on the 6º grade); this version differs from the previous one, because it has a third part in which is asked teacher to rate his students by creative levels. The data obtained showed no statistically significant differences between the assessment of students’ creativity obtained by Torrance Test, and the creative level assigned by the teachers; they and also reveal that there is agreement on the evaluation of the level of creativity of students by pedagogical pair. We can also verify that, for the encouragement of creativity of students, teachers choose more often psychological stimulus, and less frequently, strategies that involve carrying out work / research in order to develop creativity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3085457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7430
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEducação Visual e Tecnológicapt_PT
dc.subjectMétodo de Resolução de Problemaspt_PT
dc.subjectEstímulo da criatividadept_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjecteste de Pensamento Criativo de Torrance (TPCT)pt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectVisual and Technological Education (EVT)pt_PT
dc.subjectMethod of problem solvingpt_PT
dc.subjectStimulating creativitypt_PT
dc.subjectTeacher's rolept_PT
dc.subjectTorrance Tests of Creative Thinking (TTCT)pt_PT
dc.titleEstímulo da criatividade em EVT: Perceção do nível de criatividade dos alunos por parte do professorpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.cv.cienciaid4019-E6D8-1885 | Ana Paula Pereira de Oliveira Cardoso
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FIN1-Trabalho_de_investigaA_A_o_RogA_rio_Malheiro___revisto_Junho_2013__2.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: