Repository logo
 
Publication

Implementação de uma escola de pais: preparação para a parentalidade

dc.contributor.authorLopes, Joana Carvalho
dc.date.accessioned2013-01-23T12:08:08Z
dc.date.available2013-01-23T12:08:08Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA parentalidade desenvolve-se com a intervenção de ingredientes vários e complexos. Alguns deles são coletivos e mudam com o tempo, outros são históricos, jurídicos, sociais e culturais. Outros são mais íntimos, privados, conscientes ou inconscientes, pertencem a cada um dos dois progenitores enquanto pessoas e enquanto futuros pais, ao casal, à própria história de cada um, à família. Resta uma outra série de fatores que pertencem à própria criança que transformam os seus progenitores em pais. O contributo por parte do Enfermeiro Especialista da Criança e do Jovem numa consulta diferenciada, que designámos de Escola de Pais, parece-nos fundamental para uma aquisição de competências parentais mais fundamentada e consistente. Neste sentido foi realizado um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório-descritivo,delineando a seguinte questão de investigação e que se constituiu como orientadora da nossa pesquisa: “Qual a perceção dos profissionais de saúde sobre o trabalho desenvolvido na área da preparação para a parentalidade”. Acreditamos que o conhecimento dos significados atribuídos pelos profissionais de saúde inquiridos sobre a sua experiência nesta área, contribuirão para uma melhor implementação de uma consulta de preparação dos pais para a parentalidade. Os resultados obtidos permitiram verificar que os profissionais se sentem motivados e preparados para actuar em multidiscipllinaridade nesta consulta; que o trabalho desenvolvido tem-se revelado uma mais-valia para os pais que frequentam a consulta de preparação para a parentalidade e mostraram uma boa adesão por parte dos pais e família bem como ganhos em saúde para a criança. Palavras-chave: Competências Parentais; Cuidados de Saúde Primários Escola de Pais; Parentalidade. ABSTRACT Parenthood is built over complex ingredients. Some of them collective, changing as time passes by; others historical, legal, social and cultural. And others are more intimate, private, conscious or unconscious, and belong to each and every parent as individual and prospective parents, to the couple, to each one’s experience, to the family. Remains another set of factors that belong to the children that transform people into parents. The contribution of the Nurse Specialized in Children Health, in a differentiated medical, which we called the School for Parents, seems essential to acquire skills for a more rational and consisting parenthood. In order to come to a conclusion, it was carried out an exploratory-descriptive qualitative study, outlining as a main research guiding question: “What’s the perception of health professionals about the developed work in the area of preparation for parenthood.” We believe that being aware to the importance of the health professional’s experience and knowledge in this area will reveal advantages that will contribute to a better implementation of an identical medical. The results allowed us to verify the receptivity of health professionals towards the implementation of a medical preparation to parenthood, in primary health care, as a complement of the regular medical check-up. Furthermore, they revealed a significant accession from the parents and family as well as health gains for children. Palavras-chave: Parenthood Skills. Primary Health Care. School for Parents. Parenthood.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1491
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseupor
dc.subjectCompetência parentalpor
dc.subjectEnfermagem de cuidados primáriospor
dc.subjectEnfermagem pediátricapor
dc.subjectPaispor
dc.subjectPapel do enfermeiropor
dc.subjectReferência e consultapor
dc.subjectCompetencypor
dc.subjectNurse's rolepor
dc.subjectParenthoodpor
dc.subjectParentspor
dc.subjectPediatric nursingpor
dc.subjectPrimary care nursingpor
dc.subjectReferral and consultationpor
dc.titleImplementação de uma escola de pais: preparação para a parentalidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
LOPES Joana Carvalho, Implementação de uma escola de pais.pdf
Size:
2.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: