Repository logo
 
Publication

O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.date.accessioned2011-01-25T00:39:38Z
dc.date.available2011-01-25T00:39:38Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representação dominante desse saber, nomeadamente apresentando dados de pesquisas de doutoramento em curso, desenvolvidas pelas autoras em universidades de Portugal e Espanha. Essas pesquisas incidem sobre (1) o estudo do lugar atribuído à produção de conhecimento através da investigação, em programas de formação inicial, e características de que se reveste o conhecimento produzido nesse âmbito (2) a análise de dimensões da representação social que o reflectem e se traduzem, entre outros aspectos, nos formatos particulares da certificação para a docência, aqui referenciados ao caso português e (3) o estudo da percepção da construção do conhecimento profissional de docentes e futuros docentes envolvidos em processos formativos centrados na reflexão sobre as práticas e em práticas supervisivas. O conhecimento profissional docente constitui-se hoje como uma área de pesquisa relevante, particularmente na ressignificação da profissionalidade docente face ao universo de complexidade e heterogeneidade que caracteriza as sociedades que escola e professores são supostos servir.por
dc.identifier.citationRoldão, M. C., Figueiredo, M. P., Campos, J., & Luís, H. (2009). O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(2). Disponível: http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores/por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/522
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectConhecimento Profissional Docentepor
dc.subjectPesquisa na Formaçãopor
dc.subjectCertificação Profissionalpor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectReflexividadepor
dc.titleO conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e usopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage177por
oaire.citation.startPage138por
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Formação de Professores, 1(2)por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
75-431-1-PB.pdf
Size:
305.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: