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O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso
dc.contributor.author | Roldão, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.contributor.author | Campos, Joana | |
dc.contributor.author | Luís, Helena | |
dc.date.accessioned | 2011-01-25T00:39:38Z | |
dc.date.available | 2011-01-25T00:39:38Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Neste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representação dominante desse saber, nomeadamente apresentando dados de pesquisas de doutoramento em curso, desenvolvidas pelas autoras em universidades de Portugal e Espanha. Essas pesquisas incidem sobre (1) o estudo do lugar atribuído à produção de conhecimento através da investigação, em programas de formação inicial, e características de que se reveste o conhecimento produzido nesse âmbito (2) a análise de dimensões da representação social que o reflectem e se traduzem, entre outros aspectos, nos formatos particulares da certificação para a docência, aqui referenciados ao caso português e (3) o estudo da percepção da construção do conhecimento profissional de docentes e futuros docentes envolvidos em processos formativos centrados na reflexão sobre as práticas e em práticas supervisivas. O conhecimento profissional docente constitui-se hoje como uma área de pesquisa relevante, particularmente na ressignificação da profissionalidade docente face ao universo de complexidade e heterogeneidade que caracteriza as sociedades que escola e professores são supostos servir. | por |
dc.identifier.citation | Roldão, M. C., Figueiredo, M. P., Campos, J., & Luís, H. (2009). O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(2). Disponível: http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores/ | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/522 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Profissionalidade | por |
dc.subject | Conhecimento Profissional Docente | por |
dc.subject | Pesquisa na Formação | por |
dc.subject | Certificação Profissional | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Reflexividade | por |
dc.title | O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 177 | por |
oaire.citation.startPage | 138 | por |
oaire.citation.title | Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(2) | por |
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