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Abstract(s)
Atualmente, a indústria vem evoluindo num crescendo de competitividade,
tornando-se fundamental que as empresas consigam adquirir vantagens competitivas
face às suas concorrentes. No entanto, para atingir esses objetivos torna-se
fundamental o conhecimento e a distinção de três conceitos, presentes no dia-a-dia de
qualquer organização industrial: Produção, Produtividade e Competitividade. São
indicadores, que embora traduzindo diferentes conceções, se encontram em
permanente interação, sendo da maior relevância tentar perceber as relações de
complementaridade estabelecidas entre si, por forma a compreender e interpretar um
sistema de desempenho como um todo, tirando vantagem efetiva da sua relação.
Em termos absolutos, o indicador de produção corresponde à concretização de
uma quantidade perfeitamente definida, a produtividade traduz-se por um quociente
entre saídas e entradas, enquanto a competitividade pretende medir a eficácia de um
sistema ou modelo, estabelecendo parâmetros comparativos de desempenho com os
demais concorrentes. Verifica-se assim, que a produtividade se assume como condição
para a competitividade mas, pode não ser, só por si, um fator suficiente, existindo
outros elementos preponderantes ao nível das decisões estratégicas e de gestão de
cada empresa, que vão da qualidade ao design, do marketing à agressividade e
posicionamento comercial, ou seja, um conjunto de decisões e disposições a que as
empresas se deverão associar num mundo global em permanente mutação.
Dimensionar e gerir a capacidade através de planos de produção que têm em
conta os seus fatores determinantes, tirar partido das economias de escala, de
experiência e de gama, estudar o nível de flexibilidade a adequar e garantir vias de
comunicação claras e abertas a todos entre níveis hierárquicos, revelar-se-á como base
sólida da gestão da produção de qualquer empresa. Estudos apontam como fator
âncora da cultura organizacional nacional a inserção das pessoas em grupos nos quais
se sintam identificados entre si e ao mesmo tempo importantes para a empresa, a fim
de formar equipas e assim fomentar e tirar o máximo partido do espírito
intrinsecamente português de criatividade e improviso, como forma de desenvolver
vantagem competitiva. Neste contexto, em Portugal o tema Produção, Produtividade e
Competitividade assume-se como extremamente importante e atual, uma vez que as
suas empresas e, em particular as PME, enfrentam problemas e deficiências latentes
ao nível da falta de produtividade e competitividade. Concretamente, a baixa
produtividade conduz a um maior preço final e / ou à falta de uma substancial
diferenciação dos produtos, traduzidas numa inferior competitividade e que revelam
um dilema de base na economia do país.
Assim, com o objetivo de interpretar e procurar projetar soluções tendentes a
esbater alguns dos aspetos associados à falta de competitividade nas empresas, são
apresentados e analisados exemplos que se evidenciam como uma boa interpretação e
solução para a equação Produção, Produtividade e Competitividade. São exemplos
práticos que visam suportar o estudo realizado, permitindo conferir uma aplicabilidade
real cada vez mais necessária com o fim de garantir a sustentabilidade das empresas.
É nesse sentido, que o presente trabalho procura expor métodos e técnicas da
gestão da produtividade, bem como identificar um conjunto de indicadores
fundamentais à análise dos fatores e estratégias de competitividade empresariais.
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Keywords
Empresas Produção Produtividade Competitividade Estratégia Complementaridade Objetivo Sustentabilidade