Publication
Ler e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formal
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.contributor.author | Martins, Luísa Maria Lopes | |
dc.date.accessioned | 2011-01-22T17:38:24Z | |
dc.date.available | 2011-01-22T17:38:24Z | |
dc.date.issued | 2010-09-13 | |
dc.description.abstract | A preparação do Homem para a Sociedade do Conhecimento passa, no século XXI, necessariamente, pelo desenvolvimento de competências relacionadas com o processamento da informação escrita. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. A leitura apresenta-se, cada vez mais, como uma actividade determinante em toda a vida do indivíduo, quer no que diz respeito à sociedade em geral, quer no que diz respeito à escola em particular. Por isso, impõe-se uma renovada atenção ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita, à sua promoção e desenvolvimento, muito para além da mera alfabetização. Nesta comunicação, pretendemos apresentar algumas notas de um percurso de educação não formal, desenvolvido de 2007 a 2009 numa instituição portuguesa de ensino secundário público, que consistiu na implementação do Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), um programa internacional de educação para o desenvolvimento sustentável que envolve vários países da Foundation for Environmental Education. Esta implementação teve em conta que a sociedade espera que a escola forme cidadãos activos e críticos e que para o conseguir é necessário mobilizar todos os meios disponíveis, num trabalho de equipa que encontra na apresentação à comunidade uma boa parte da sua importância. O trabalho desenvolvido no âmbito do projecto JRA, muito assente na utilização da leitura e da escrita em diferentes suportes e com diferentes finalidades, rompeu com uma prática de abordagem compartimentada e fechada dentro da sala de aula e abordou temáticas que atravessam toda a formação de cidadãos que se desejam responsáveis e cientificamente cultos. A apresentação dos resultados obtidos visa realçar a importância de um trabalho interdisciplinar, preparado e desenvolvido dentro da escola, em contexto de educação não-formal, com visibilidade local, nacional e internacional, com vista à formação de cidadãos cientificamente cultos, capazes de equacionar soluções para os problemas contemporâneos. | por |
dc.description.sponsorship | CI&DETS (Instituto Politécnico de Viseu) | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/495 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | OEI - Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Educação não-formal | por |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento sustentável | por |
dc.title | Ler e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formal | por |
dc.type | preprint | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Buenos Aires, República Argentina | por |
oaire.citation.title | Congreso Iberoamericano de Educación. Metas 2021 | por |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Luísa Maria Lopes | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9616-3047 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | preprint | por |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9b507a42-e812-450e-a9bb-e7f711a2d8ab | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 |