Repository logo
 
Publication

Ler e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formal

dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.contributor.authorMartins, Luísa Maria Lopes
dc.date.accessioned2011-01-22T17:38:24Z
dc.date.available2011-01-22T17:38:24Z
dc.date.issued2010-09-13
dc.description.abstractA preparação do Homem para a Sociedade do Conhecimento passa, no século XXI, necessariamente, pelo desenvolvimento de competências relacionadas com o processamento da informação escrita. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. A leitura apresenta-se, cada vez mais, como uma actividade determinante em toda a vida do indivíduo, quer no que diz respeito à sociedade em geral, quer no que diz respeito à escola em particular. Por isso, impõe-se uma renovada atenção ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita, à sua promoção e desenvolvimento, muito para além da mera alfabetização. Nesta comunicação, pretendemos apresentar algumas notas de um percurso de educação não formal, desenvolvido de 2007 a 2009 numa instituição portuguesa de ensino secundário público, que consistiu na implementação do Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), um programa internacional de educação para o desenvolvimento sustentável que envolve vários países da Foundation for Environmental Education. Esta implementação teve em conta que a sociedade espera que a escola forme cidadãos activos e críticos e que para o conseguir é necessário mobilizar todos os meios disponíveis, num trabalho de equipa que encontra na apresentação à comunidade uma boa parte da sua importância. O trabalho desenvolvido no âmbito do projecto JRA, muito assente na utilização da leitura e da escrita em diferentes suportes e com diferentes finalidades, rompeu com uma prática de abordagem compartimentada e fechada dentro da sala de aula e abordou temáticas que atravessam toda a formação de cidadãos que se desejam responsáveis e cientificamente cultos. A apresentação dos resultados obtidos visa realçar a importância de um trabalho interdisciplinar, preparado e desenvolvido dentro da escola, em contexto de educação não-formal, com visibilidade local, nacional e internacional, com vista à formação de cidadãos cientificamente cultos, capazes de equacionar soluções para os problemas contemporâneos.por
dc.description.sponsorshipCI&DETS (Instituto Politécnico de Viseu)por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/495
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherOEI - Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Culturapor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectEducação não-formalpor
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpor
dc.titleLer e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formalpor
dc.typepreprint
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBuenos Aires, República Argentinapor
oaire.citation.titleCongreso Iberoamericano de Educación. Metas 2021por
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.familyNameMartins
person.givenNameJoão
person.givenNameLuísa Maria Lopes
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
person.identifier.orcid0000-0001-9616-3047
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typepreprintpor
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication9b507a42-e812-450e-a9bb-e7f711a2d8ab
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Balula&Martins(2010).pdf
Size:
243.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: