Publication
Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbum
dc.contributor.author | Macário, Maria João | |
dc.contributor.author | Sá, Cristina Manuela | |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T10:17:07Z | |
dc.date.available | 2022-02-22T10:17:07Z | |
dc.date.issued | 2021-12-21 | |
dc.date.updated | 2022-02-19T11:47:46Z | |
dc.description.abstract | As exigências do mundo globalizado atual, pleno de diversidade, tornam premente a preparação de indivíduos capazes de uma efetiva cidadania global, com vista ao desenvolvimento sustentável de todas as culturas e ao respeito pelos direitos humanos. A preocupação pelo bem comum está, por isso, no cerne de uma educação para a cidadania global, promotora de competências associadas a conhecimentos e atitudes e valores nos indivíduos, futuros cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Neste artigo, centramo-nos na literatura para a infância, procurando descortinar caminhos de reflexão sobre a cidadania global. A formação de leitores verdadeiramente comprometidos com a diversidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável encontra na literatura para a infância oportunidades de reflexão. A partir de uma abordagem intertextual centrada em potenciais reflexões sobre diversidade de dois livros-álbum analisados - Bernardino (Bacelar, 2005) e Monstro Rosa (Dios, 2013) -, procedemos a uma análise de conteúdo com recurso a categorias a priori, construídas a partir do referencial definido pela OXFAM (2015a, 2015b), relativo à educação para a cidadania global. Os resultados do estudo apontam para dois livros-álbum que retratam a importância da diversidade para uma (con) vivência feliz e completa. O sentido de pertença, a construção da identidade e a autoestima brotam do reconhecimento da riqueza decorrente das diferenças. Assim, num quadro fruitivo e de reflexão, a literatura para a infância e, particularmente, os dois livros-álbum analisados revestem-se de oportunidades para a promoção de uma educação para a cidadania global. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Macário, M. J., & Sá, C. M. (2021). Pensa globalmente, age localmente: As vozes da diversidade no livro-álbum. Indagatio Didactica, 13(5), 29–44. https://doi.org/10.34624/id.v13i5.27157 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/id.v13i5.27157 | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-2629153 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7096 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Educação para a cidadania global | pt_PT |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.title | Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbum | pt_PT |
dc.title.alternative | Think globally, act locally: the voices of diversity in children’s books | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 43 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 5 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 13 | pt_PT |
person.familyName | Bártolo Macário | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | 4D16-C476-B377 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7630-2713 | |
rcaap.cv.cienciaid | 4D16-C476-B377 | Maria João Bártolo Macário | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a9c2efa3-253c-415f-8a64-3aa5a7a4de3c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a9c2efa3-253c-415f-8a64-3aa5a7a4de3c |