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Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação

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As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares.
Families of children with Special Educational Needs (SEN) are faced with several restraints and difficulties in a diversity of subjects. The following study was done in spite of understanding the needs of these families and what actions should be taken, through researching the families of children being supported by Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autisma (APPDA) and the development counsel from a center-north region Hospital Center. The general purpose of this study is to understand the needs of such families being supported by both APPDA and the Hospital’s development counsel, followed by an action plan proposal. The study is divided in three parts: the theoretical framework about the SEN’s constraints and the family (approaching the concepts and factors associated with the presence of a child with special needs in the family) being addressed both positive parenting and parental education subjects. The results’ analysis and discussion is done by an empirical study, and one can find that the vast majority shows needs in terms of information, social and familiar support. In the last part is drawn a parental educational program through which strategies are adopted to surpass the identified needs, mainly towards information as well as the importance of social and familiar supports.

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Necessidades educativas especiais Educação parental Necessidades das famílias Famílias

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Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

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